Destaque
Galo da Serra aguarda definição sobre laudos do Zeca Costa para disputa da Série D
Quarto colocado no Campeonato Mato-Grossense, o Araguaia conquistou a vaga para a disputa da Série D do Brasileirão e confirma desejo de disputar a competição nacional.
Segundo Celso Sousa, presidente do Araguaia, o clube e prefeitura de Barra do Garças estão fazendo os reparos necessários para adequar o Estádio Zeca Costa de acordo com as regras que a CBF manda.
Já encaminhamos para Polícia Militar e Bombeiros os reparos que foram feitos no Zeca Costa e agora aguardamos para saber se conseguiremos todos os laudos necessários para realizarmos os jogos como mandante aqui em Barra do Garças – explicou o presidente em entrevista por telefone.
A exemplo do Sinop que já garantiu o Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, para mandar seus jogos caso não consiga os laudos do Gigante do Norte, o Araguaia tentou indicar o estádio de Iporá-GO (180 km de Barra do Garças) como alternativa.
– Indicamos o estádio de Iporá, que não deixa nada a desejar, mas a Federação não aceitou. Estão tentando dificultar nossa participação, mas vamos disputar o campeonato nem que tenhamos que jogar na Arena Pantanal.
Sobre a preparação da equipe para a disputa da Série D, o presidente espera iniciar os treinos até o dia 21 de maio.
– Estamos trabalhando na montagem do time, a ideia já é ter uma boa base para começarmos a preparação até o dia 21– finalizou Celso.
O início da Série D do Brasileirão está marcado para o dia 12 de junho. Os adversários do Galo da Serra serão indicados dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e também do Distrito Federal.
Fonte:GE/MT

Cáceres e Região
PANDEMIA – Covid-19; chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
Assessoria
Chegou ao fim, neste domingo (22), o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), decretado em função da pandemia de covid-19 no Brasil. A portaria com a decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 22 de abril, e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.
A decisão do governo brasileiro foi tomada com base do cenário epidemiológico mais arrefecido e o avanço da Campanha de Vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida.
“A pasta dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o governo.
No último dia 12 de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou, a pedido do Ministério da Saúde, o prazo de validade das autorizações para uso emergencial de vacinas contra covid-19, que deixariam de ser usadas na campanha de vacinação contra a doença com o fim do Epin.
A medida vale também para medicamentos que só deveriam ser usados durante a crise sanitária. Segundo a decisão da Diretoria Colegiada da Anvisa, as autorizações permanecerão válidas por mais um ano.
No mesmo dia, a Anvisa alterou a resolução que permite a flexibilização das medidas sanitárias adotadas em aeroportos e aeronaves, em virtude do encerramento do estado de emergência. Entre as mudanças, estão a retomada do serviço de alimentação a bordo e permissão para retirada de máscaras para se alimentar, durante o voo.
Segundo o Ministério da Saúde, o governo federal empenhou quase R$ 34,3 bilhões para a compra de cerca de 650 milhões de imunizantes contra a covid-19.
“Por conta da vacinação, o Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional”, ressaltou o Ministério em nota.
Cáceres e Região
786 HORAS VOADAS – Ciopaer atuou em 344 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2022
Assessoria
No primeiro quadrimestre de 2022, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), atuou em 344 atendimentos e ocorrências em Mato Grosso. No total, foram 786 horas voadas em helicópteros e aviões.
Os atendimentos englobam operações integradas, patrulhamento aéreo, transporte de pacientes, vacinas e demais ações. A unidade aérea atua em conjunto com as forças de segurança da Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de outras secretarias estaduais, como Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema).
As ações, com emprego dos helicópteros, resultaram em 162 apoios operacionais, dos quais, 145 foram voos policiais para atendimento a ocorrências, com 73 voos para apoios diretos às forças de segurança. Isto é, para auxiliar ocorrências em andamento.
Além disso, foram 46 voos preventivos, de sobrevoo em regiões da cidade. um trabalho ostensivo da equipe. Também houve 24 apoios a operações integradas. Neste período, foram apreendidos 167 quilos de drogas, 11 armas de fogo, recuperados 19 veículos e efetuadas as prisões de 11 infratores, além de quatro fiscalizações ambientais.
Ainda nos atendimentos com o emprego dos helicópteros, o Ciopaer atuou em 16 ocorrências de resgate, salvamento e busca. Foram 10 resgates de pessoas que precisavam de remoção rápida para o hospital, cujo trabalho conta com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, ocorreram seis buscas, salvamentos e apoios, em conjunto com a Defesa Civil.
O coordenador do Ciopaer de Mato Grosso, tenente-coronel PM Ernesto Xavier de Lima Júnior, relembrou uma ação importante desempenhada pelo grupo no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá).
“O município estava passando, no começo do ano, por um período de intensas chuvas, que deixaram muitas pessoas ilhadas. Com isso, o Ciopaer, em conjunto com a Defesa Civil, atendeu toda a região do município, levando alimentos, remédios e medicamentos à população”, pontua o coordenador do Ciopaer.
Ele lembra, ainda, da atuação importante do grupo no resgate de um idoso, após três dias de seu desaparecimento. “Foi no município de Santo Antônio de Leverger. O senhor foi encontrado em uma região de mata fechada, na zona rural do distrito de Sangradouro. Após mais de uma hora de sobrevoo na região, um dos agentes identificou o idoso caído em um pasto próximo a um matagal”.
Já com os aviões, o Ciopaer atuou 95 vezes, em atendimentos relacionados a convênios, dos quais, 58 ações foram, exclusivamente, para a área da saúde, com 19 voos médicos e 22 para entregas de vacinas.
“Este número não significa 22 cidades. Cada voo para este tipo de entrega envolve entre quatro e cinco cidades. Foram entre 80 e 100 regiões em que o Ciopaer pousou para entregar vacinas e insumos. Toda esta ação teve a parceria da Secretaria de Saúde”, destacou o coordenador do Ciopaer.
Neste ano, o Ciopaer promoveu ainda 14 instruções às polícias Militar (PMMT) e Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e demais órgãos.
Sorriso
Além da sede, localizada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o Ciopaer possui uma base descentralizada no município de Sorriso (398 km ao Norte de Cuiabá). Nestes primeiros quatro meses de 2022, a base de Sorriso gerou cerca de 54 atendimentos em ações policiais, resgate e outros apoios operacionais.
Entrega de vacinas
Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), a unidade aérea atuou, com rapidez e agilidade, no transporte de vacinas contra o coronavírus (Covid-19) para o interior. Entre 19 de janeiro e 16 de maio de 2022, foram distribuídas 703.526 doses. Já, entre 1º de janeiro e 16 de maio de 2021, foram entregues aproximadamente 1.016 milhão de doses dos imunizantes contra o coronavírus.
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Dois homens reagem a abordagem e são mortos pela Polícia Militar em Cáceres
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Homem acusado de estuprar e matar menino de 10 anos é preso em Conquista D Òeste
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Estudo aponta avanço de uso de crack em cidades da fronteira com a Bolívia
-
Cáceres e Região17 de maio de 2022
Museu de Humanidades “Alaíde Montecchi” revela presença e aventuras de americanos na Fazenda Descalvados
-
Cáceres e Região19 de maio de 2022
Quadrilha de Rowles e Borgato ‘perde tudo’ e recebe multa de R$ 138 milhões
-
Cáceres e Região19 de maio de 2022
MORTE EM PORTUGAL – ‘Ficha não caiu’, diz pai que aguarda translado do corpo do filho para MT
-
Cáceres e Região18 de maio de 2022
Advogados e ex-secretária se reúnem com vereadores e dirimem dúvidas sobre as contas do ex-prefeito Francis Maris
-
Economia18 de maio de 2022
Aumenta a venda de livros no Brasil, mas didáticos sofrem o baque da pandemia