Connect with us

A Assembleia Legislativa instalou nesta quinta-feira (16), a Frente Parlamentar em defesa dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates a Endemias. Requerida pelo deputado Dr. Leonardo (PSD), que está como coordenador geral, a Frente pretende buscar medidas efetivas que atendam de fato, as necessidades da categoria, que hoje sofre com o baixo salário e as más condições de trabalho.

Dr. Leonardo, que é medico, atuou seis anos no Programa de Saúde da Família (PSF), destacou a importância desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma categoria de extrema relevância na saúde pública, mas, infelizmente, não são valorizados como devem. São eles que fazem a saúde com assistência, são eles que cuidam dos pacientes na ponta. Quando atuei no PSF, 88% dos problemas se resolviam somente com a atuação desses profissionais, que vão as casas, fazem o assistencialismo, prestam o trabalho corpo a corpo”, disse.

O parlamentar criticou que a bonificação de final de ano, repassada pelo Ministério da Saúde, aos municípios, não foram entregues aos agentes. O deputado explicou que a Frente pretende, ao final de seus trabalhos, fazer um relatório conclusivo e até recomendativo aos governos estadual e federal, propondo a criação de Projetos de Leis que regulamente, definitivamente, o piso salarial, bem como o adicional de insalubridade.

“Dos 141 municípios, somente nove fizeram o repasse, que é um abono salarial da categoria. Isso não pode acontecer, é um absurdo. Queremos garantir que os repasses sejam feitos em sua integralidade, pois, cada prefeitura age de uma maneira, não respeitando os direitos dessa categoria tão sofrida e que presta um relevante serviço social”, destacou.

Leia mais:   Indicação busca instalação de antena repetidora de sinal de celular no IFMT

O coordenador técnico da Frente, Carlos Eduardo explicou que as reuniões serão semanais e a primeira, após a instalação já está marcada para a próxima segunda-feira (20). A Frente tem um prazo regimental de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois, contudo, não pode passar de uma legislatura. “No primeiro momento vamos visitar as regiões, levantar as demandas de cada município, reunir com os prefeitos. A Frente conta com uma boa estrutura dentro da Assembleia, temos uma sala específica, aonde vamos nos reunir semanalmente, contando com o apoio de uma equipe jurídica”.

Em Mato Grosso, são mais de 10 mil trabalhadores. A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso (Sindacs), Dinorá Magalhães informou que o salário é de R$ 1.014. A categoria, segundo ela, briga pelo adicional de insalubridade de 20%. “O que buscamos é que o estado se sensibilidade e entre com uma contrapartida, para a complementação desse salário. Os agentes que trabalham nas zonas rurais sofrem mais, pois eles compram meios de se locomover com o próprio dinheiro, abastece com recurso próprio, se quebrar ele mesmo tem que arrumar, não tem suporte para trabalhar. Se ficamos doentes não temos respaldo é por nossa conta mesmo. Estamos muito esperançosos com a criação dessa Frente, pois acreditamos que teremos respaldo na questão política, nos diálogos com os poderes”, salientou.

Leia mais:   Brasil tem 12 candidatos a Presidência; conheça o perfil de cada um

O agente comunitário de saúde, de Cáceres, Eliesio Arcanjo de Deus alegrou-se por saber que Dr. Leonardo está encabeçando a luta no estado. “É muito bom ver que o deputado da nossa cidade, está lutando por toda a categoria, isso demonstra sua preocupação em respeitar os nossos direitos. Estamos muito confiantes, pois sabemos do trabalho deste parlamentar quando esteve a frente da saúde. Ele conhece perfeitamente a nossa realidade, por já ter atuado no PSF”, ressaltou.

A situação dos agentes já está sendo debatida nacionalmente. O deputado federal, Valtenir Pereira (PMDB) é o coordenador geral da Frente Parlamentar Mista, composta por deputados federais e senadores. Uma das lutas do peemedebista é garantir uma aposentadoria especial a categoria. Ele falou também sobre as Portarias que pretendem ‘extinguir’ a profissão. Para ele, o ofício dos agentes comunitários de saúde é de fundamental importância à saúde da população, visto que são responsáveis por diversas tarefas de auxilio e prevenção de doenças e endemias, como a identificação de famílias e indivíduos expostos a situações de risco. “Os prejudicados são os valorosos agentes comunitários de saúde e, mais ainda, a própria sociedade, sobretudo, os mais humildes, pois a população carente necessita desse trabalho”.

Lis Ramalho

Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook

Cáceres e Região

SEM FORÇA Republicanos e PTB não devem eleger Deputados Federais nas eleições 2022

Published

on

Assessoria

O PTB e o Republicanos terão dificuldades para atingir o quociente eleitoral de 180 mil votos para que seus candidatos consigam uma vaga na Câmara Federal. A única chance é a sobra de votos, que depende de uma grande torcida e esforço dos afiliados.

Dos atuais candidatos do Republicanos, apenas um é competitivo: o deputado federal Leonardo Albuquerque, que em 2018, se elegeu com 53.335 votos, apoiado pelo Governo Pedro Taques.

Os demais concorrentes do Republicanos são os vereadores Eduardo Magalhães (Cuiabá), Kalynka Meirelles (Rondonópolis), Ícaro Severo (Sinop) e Acácio Ambrosini (Sorriso), além do ex-vereador pela Capital, Felipe Wellaton, do empresário Ernando Cardoso, de Nicinha dos Santos e de Sirlei Theis.

Os candidatos do PTB são Analady Carneiro da Silva, Dalton Benoni Martini, Gualterney Campos de Morais, Josenai Oliveira Terra, Michael Erlanderson Alves Falca Pagno, Odilon Pereira da Fonseca, Ulysses Lacerda Moraes, Victorio Galli Filho e Zozima Dias dos Santos.

Comentários Facebook
Leia mais:   Sessão desta semana na Câmara tem posse de vereadora suplente, pedidos de obras no Caramujo, Nova Cáceres, Limoeiro e muito mais
Continue Reading

Cáceres e Região

Sessão desta semana na Câmara tem posse de vereadora suplente, pedidos de obras no Caramujo, Nova Cáceres, Limoeiro e muito mais

Published

on

 

Assessoria

“Cidadão Cacerense,

Os Vereadores da Câmara Municipal de Cáceres votaram e aprovaram, na Sessão Ordinária desta segunda-feira, no dia 8 de agosto, mais de 40 proposições, dentre as quais destacamos:

    – REQUERIMENTO solicitando, da Autarquia Águas do Pantanal, cópia do Decreto Municipal que autorizou o aumento de 40% na taxa de água em Cáceres no mês de julho, e, caso ele não exista, justificativa legal para a não edição do decreto;

    – INDICAÇÕES de melhorias no distrito do Caramujo, com a construção de um Centro de Reabilitação e serviços de drenagem e pavimentação asfáltica em todo o local;

    – REQUERIMENTO de instalação de um núcleo da Polícia Militar no Distrito Nova Cáceres, já em fase de tratativas junto ao Vice-Governador do Estado;

    – INDICAÇÕES de serviços de recuperação viária, com cascalhamento e patrolamento nas estradas do Limoeiro e na estrada que liga a Gleba São Luiz até Rio Bravo, além de patrolamento de um trecho da via de sinal da comunidade Santa Luzia, depois da Ponte do Rio Padre Inácio;

Leia mais:   Superação: Deputado federal Dr. Leonardo revela que superou câncer raro: "estou curado e mais forte!"

    –  INDICAÇÕES de consertos, manutenção e limpeza dos ares-condicionados do PSF do Bairro Vila Real, bem como a dedetização, trocas de fechaduras e reparos no piso, teto, paredes e tomadas;

     – MOÇÕES DE APLAUSO aos atletas de Karatê da Academia CBKD de Cáceres, pelo ótimo desempenho no Campeonato Mundial realizado em Belgrado, na Sérvia, e ao Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres pelos 5 anos de serviços prestados à comunidade.

      Estas e outras ações são fruto do trabalho do SEU representante no Legislativo Municipal, e ele conta com o seu apoio para que Cáceres siga prosperando.

Fiscalize, sugira, cobre e dialogue com seu vereador. Faça valer o seu voto! Para mais informações, entre em contato pelo número 3223-1707. Câmara Municipal de Cáceres. Legislativo atuante, população participante.”

 

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Mais Lidas da Semana