O prefeito Francis Maris Cruz (PSDB) defende a união dos partidos, tanto da situação como de oposição, para o lançamento de uma chapa de consenso na campanha eleitoral, em Cáceres. Para isso, ele está disposto a se reunir, inclusive, com o deputado doutor Leonardo Albuquerque (PSD), seu maior desafeto político, para viabilizar o projeto. As eleições municipais estão previstas para o dia dois de outubro.
Além de Leonardo, a intenção será conversar com o suplente de deputado Adriano Silva (PSB), o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), vereador Felix Alvares (SD), o engenheiro Celso Silva (DEM), o presidente da Câmara, Marcinho Lacerda (PMDB) e quem o PT se lançar.
Francis diz que, embora pesquisa de opinião pública interna o aponte com maior índice de aceitação popular, o momento é de união, principalmente, em razão do cenário econômico desfavorável, verificado em todo Estado, pela queda nas arrecadações do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bem como do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Eu sempre defendi a união entre os poderes e as lideranças, para que não repetíssemos os erros do passado que deixaram Cáceres por um longo período de estagnação. Mas agora, isso é fundamental, devido a queda nas arrecadações tanto do FPM quanto do ICMS. Temos que estar unidos para manter o desenvolvimento do município” justificou.
Ele diz que, apesar das diferenças políticas, não terá dificuldade de falar com o deputado doutor Leonardo porque entende que o momento é de pensar em Cáceres. “Vou falar com todos. Com o professor Adriano, o vereador Marcinho Lacerda, o ex-prefeito Túlio Fontes, o doutor Felix e até mesmo o deputado doutor Leonardo. Temos que despir de vaidades política e pensar em Cáceres”.
O que dizem os pré-candidatos
A proposta do prefeito divide opinião entre os pré-candidatos. O vereador presidente da Câmara, Marcinho Lacerda (PMDB), um dos pré-candidatos da chamada Frente Popular, diz que a proposta é muito interessante, mais muito difícil de ser concretizada por conta da multiplicidade que é o processo democrático do país. Mas, segundo ele, o PMDB não descarta a possibilidade de sentar e discutir com todos os partidos.
O médico Manoel Felix Alvares (SD), também pré-candidato da “frentinha” diz que é terminantemente contra. “Não aceito. Sou contra a perpetuação dessa gestão e desse grupo”. O suplente de deputado, professor Adriano Silva (PSB) diz que a proposta é interessante. “O que for bom para Cáceres eu aceito. Não foco pessoas, mas sim um projeto bom para o desenvolvimento de Cáceres”.
O professor Dimas Santana (PT) também se manifesta contra. “Ele (prefeito) deveria ter feito essa proposta no ano passado. Agora é tarde, a vaca já está indo para o brejo. Ele está propondo isso para tentar consertar o estrago que fez. Os partidos da Frente Popular que irão decidir quem irá disputar contra ele”. A reportagem fez vários contatos com o ex-prefeito Túlio Fontes (PSB) e o deputado Leonardo Albuquerque (PSD), que apoia a candidatura do doutor Sérgio, mas não retornaram as ligações.
Sinezio Alcântara
Da Editoria

Cáceres e Região
MT registra mais dois casos suspeitos de varíola dos macacos; 17 estão em investigações
Assessoria
Mato Grosso registra mais dois casos suspeito da varíola dos macacos. Desta vez, trata-se de dois homens com 30 e 50 anos, moradores de Várzea Grande. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) o estado já contabiliza 17 casos suspeitos.
Segundo informações, ambos pacientes chegaram de uma viagem fora do país, apresentando sintomas leves da doença. Agora, até esta sexta-feira (12), Mato Grosso registra o total de 4 casos confirmados de varíola dos macacos, sendo os outros dois residentes de Cuiabá, com idade entre 25 e 40 anos, que também apresentam sintomas leves.
A enfermidade apresenta entre os principais sintomas febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça (cefaleia), náusea, exaustão, cansaço, aparecimento de inchaços na região do pescoço, axilas, e também na região perigenital, além de feridas ou lesões pelo corpo.
Outros casos
Ainda há a investigação de outros 17 casos suspeitos no Estado, sendo 5 em Rondonópolis, 4 em Cuiabá, dois em Várzea Grande, dois em Sorriso, um em Livramento, um em Barra do Garças, um em Comodoro e um em Nova Xavantina.
As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material.
O que é a Monkeypox
A varíola dos macacos foi diagnosticada e identificada pela primeira vez no século passado, na década de 60, e leva o nome de Monkeypox porque foi identificada pela primeira vez na espécie, dessa forma ficou conhecida no mundo científico como “varíola dos macacos”.
Cáceres e Região
Apontada como chefe da extração ilegal de ouro em terra indígena “Rainha do Sararé” está presa em Cáceres

A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, um deles contra Marlene, e uma pessoa está foragida até o momento. Também foram cumpridos quatro ordens de busca e apreensão.
A ação da Polícia Federal teve como objetivo a preservação ambiental com o combate do desmatamento das áreas de preservação e contaminação dos rios e solos.
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres: Homem que teve identidade usada tenta anular processo
-
Cáceres e Região5 dias ago
Guerra de facções – Na fronteira que tem Cáceres como município polo saltou de 23 para 43 homicídios em 1 ano
-
Cáceres e Região5 dias ago
Cáceres no Mato-grossense Feminino: FMF divulga regulamento e tabela detalhada da competição
-
Cáceres e Região5 dias ago
PSDB confirma Francis da Cometa candidato a deputado estadual
-
Cáceres e Região6 dias ago
CONVENÇÃO PSD “Vamos lutar por quem mais precisa e fazer a diferença”: Irajá Lacerda oficializa candidatura a Deputado Federal
-
Cáceres e Região4 dias ago
Brasil tem 12 candidatos a Presidência; conheça o perfil de cada um
-
Cáceres e Região4 dias ago
Gefron apreende 445 kilos de cocaína em Poconé; suspeito foi encaminhado para delegacia de Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
Suspeita de extração ilegal de ouro, Rainha do Sararé é dona de empresa de terraplanagem