Mato Grosso

Forças de segurança de MT fazem operação na PCE

Published

on

As forças de segurança de Mato Grosso deflagraram a Operação Raio Limpo, nesta quarta-feira (09.10), na Penitenciária Central do Estado (PCE). As equipes fazem uma varredura para apreender todo e qualquer material ilícito que seja encontrado nas celas e demais dependências da unidade.

Cerca de 300 policiais civis, militares e penais, além de agentes da Politec, Ciopaer e da Rotam atuam na operação, que ainda está em andamento.

“A ação faz parte de uma estratégia que já vem sendo realizada pelas polícias em todo Estado, para manter o domínio das unidades carcerárias e a segurança de quem vive fora delas. Nossos agentes empenham todos os esforços para efetivar a política de tolerância zero contra o crime em Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.

Todo material apreendido na operação será encaminhado ao Poder Judiciário para responsabilização dos possíveis envolvidos.

A PCE é a maior unidade penal do Estado, com 2.880 presos.


As informações serão atualizadas ao final da operação.

Leia mais:   PM prende suspeito por furto de módulos de caminhão e apreende 36 porções de drogas

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

“MT é referência na aplicação da Lei Anticorrupção”, destaca controlador-geral do Estado

Published

on

O secretário Controlador-geral, Paulo Farias, afirmou que Mato Grosso é referência nacional na aplicação da Lei Anticorrupção. Durante a primeira década de vigência da legislação, a Controladoria Geral do Estado (CGE) recuperou R$ 1,4 bilhão aos cofres públicos, valor que foi revertido em investimentos na saúde, educação e segurança pública, beneficiando diretamente a população.

“A CGE foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Controle Interno como a segunda controladoria do país que mais aplicou a Lei Anticorrupção em número de processos. No entanto, em valores recuperados, somos disparadamente o primeiro colocado”, destacou Paulo Farias durante participação do Podcast MT Conectado.

O secretário Controlador-geral explicou que esse montante é proveniente de acordos de leniência, aplicação de multas e ressarcimentos. O valor recuperado foi revertido em investimentos na saúde, educação e segurança pública, beneficiando diretamente a população.

“É importante ressaltar que, embora esse número possa parecer abstrato, ele está sendo convertido em investimentos concretos, como parte da construção do Hospital Central, da sede da Polícia Judiciária Civil e de uma escola em Barão de Melgaço”, disse.

Leia mais:   Seduc é vencedora em concurso nacional para prevenção em acidentes nas escolas

Farias também enfatizou que a recuperação desses recursos só foi possível graças às parcerias com o Ministério Público Estadual, a Polícia Judiciária Civil, o Poder Judiciário, a Procuradoria Geral do Estado e, principalmente, ao quadro de auditores da CGE.

Durante a entrevista, o secretário também destacou a manuntenção do Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, a simplificação dos processos administrativos que resultou na redução de 90% do tempo médio necessário para firmar os Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TCAC) em casos de infrações disciplinares menos graves cometidas por servidores, reconhecimentos nacionais e entre outras ações da CGE.

Além de relatar os avanços de 2024, Paulo Farias compartilhou ainda as perspectivas e metas para o próximo ano.

Apresentado pelos jornalistas Fernando Martins e Dhyego Rodrigues, o episódio completo está disponível no YouTube. Confira no link abaixo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Ginásio Aecim Tocantins recebe 16º Festival de Siriri e Cururu de 13 a 15 de dezembro

Published

on

O Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, recebe o 16º Festival de Siriri e Cururu de Mato Grosso, de sexta-feira (13.12) até domingo (15.12), às 19h, com entrada gratuita. Com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento vai reunir cerca de 15 grupos para preservar e revitalizar a manifestação cultural.

“O Festival faz parte da agenda de grandes eventos culturais em Mato Grosso. É importante possibilitar a sua continuidade, pelo impacto positivo na preservação das tradições da região, por visibilizar o trabalho artístico de grupos de siriri e também por permitir o acesso da população à cultura”, destaca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Mais de mil pessoas estão envolvidas diretamente na realização do evento, que oferecerá uma infraestrutura planejada para valorizar cada detalhe das apresentações, com som, iluminação e cenografia.

De acordo com a presidente do Instituto Brasil, Clair Velozo, a programação busca oferecer ao público uma imersão completa na tradição popular. “Queremos garantir que a essência do siriri e do cururu continue vibrante, especialmente entre as novas gerações”, afirma.

Leia mais:   Polícia Civil cumpre 30 mandados de prisões e buscas contra organização criminosa que ordenou homicídios e extorsões em Sorriso

Durante os três dias de evento, o público poderá apreciar as apresentações preparadas ao longo do ano pelos grupos de cururu e siriri da Baixada Cuiabana, como Flor Ribeirinha, Estrela Guia, Flor de Atalaia, Flor do Campo, e muitos outros.

“Cada grupo participante trará sua própria interpretação das tradições do siriri e do cururu, oferecendo performances que refletem a diversidade de histórias, ritmos e raízes culturais do estado”, explica Clair.

Além das tradicionais apresentações de dança e música, haverá também feira de artesanato com produtos feitos por artesãos locais e uma área gastronômica que trará os sabores típicos da culinária cuiabana.

Organizado pelo Instituto Brasil e pelo Instituto Nandaia, 16º Festival de Siriri e Cururu conta também com o apoio da Petrobras e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

Confira a programação:

Sexta-feira (13.12)
19h: Abertura oficial
19h20: Apresentações dos grupos
– Grupo de Cururu Tradição de Coxipó
– Grupo de Siriri Estrela Guia
– Grupo de Siriri Siriri Elétrico
– Grupo de Siriri Flor Ribeirinha
– Grupo de Siriri Flor do Campo

Leia mais:   PM prende suspeito por furto de módulos de caminhão e apreende 36 porções de drogas

Sábado (14.12)
19h: Abertura oficial
19h20: Apresentações dos grupos
– Grupo de Cururu Estrela Divina
– Grupo de Siriri Primos e Primas
– Grupo de Siriri São Gonçalo Beira Rio
– Grupo de Siriri Flor de Atalaia
– Grupo de Siriri Coração Tradição Franciscano

Domingo (15.12)
19h: Abertura oficial
19h20: Apresentações dos grupos
– Grupo de Cururu Tradição do Coxipó
– Grupo de Siriri Arara Azul
– Grupo de Siriri Voa Tuiuiú
– Grupo de Siriri Raízes Cuiabana
– Grupo de Siriri Flor Serrana

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana