Mato Grosso

Força Tática prende dois homens e apreende adolescentes com drogas e arma de fogo

Published

on

Equipes da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam dois homens, de 22 e 31 anos, por tráfico de drogas e posse ilegal de arma, na noite desta terça-feira (15.10), em Várzea Grande. Na ação, foram apreendidos oito tabletes de maconha, porções de pasta base e cocaína e uma arma de fogo. Duas adolescentes, ambas de 13 anos, também foram apreendidas pelos crimes.

Durante rondas pelo bairro Asa Bela, a equipe da Força Tática foi abordada por uma pessoa, que não se quis se identificar, que informou sobre uma grande movimentação de supostos usuários de drogas em uma residência da região.

Diante das informações recebidas pela testemunha, os policiais foram até o endereço e se depararam com dois homens, que tentaram fugir ao verem as viaturas policiais. Os dois suspeitos tentaram fugir pelo telhado e pulando os muros do imóvel, mas foram interceptados pelos militares.

Com eles, os policiais localizaram algumas porções de maconha. Ao serem questionados sobre a fuga, afirmaram que dentro da casa havia grande quantidade de drogas, que seriam vendidas por eles, e uma arma de fogo.

Leia mais:   Governo de MT, senadores e prefeito cobram manutenção de voos da Azul no Nortão

A Força Tática entrou na residência e encontrou duas adolescentes, que se apresentaram como namoradas dos suspeitos. Ainda pela casa, foram localizados os oito tabletes de maconha, porções de cocaína e pasta base e uma espingarda de calibre 12.

Um veículo Corolla branco também foi encontrado no quintal da casa. Em checagem, os policiais identificaram que se tratava de um veículo com queixa de roubo, registrada no dia 12 deste mês.

Todos os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, com todo material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Sema mobiliza sociedade para construção dos planos de gestão da Bacia do São Lourenço

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço iniciaram a mobilização para garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do Estado. Os dois instrumentos de gestão são ferramentas essenciais para garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.

Para garantir o envolvimento da sociedade, foi criado um site (www.prh-p5.com.br) com informações sobre a importância e área de abrangência da bacia hidrográfica, cronograma de atuação e detalhes sobre os produtos que serão elaborados para a gestão da Bacia do Rio São Lourenço. Foi disponibilizado ainda canal de acesso via whatsapp (66) 99999-6957. Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o assunto.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que os instrumentos de gestão devem ser concluídos até 2026 e que ao longo do seu desenvolvimento serão realizados diversos eventos para apresentação dos estudos elaborados e para recebimento de contribuições.

Leia mais:   SES apoia seminário para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

“Precisamos trazer os usuários, o poder público e a sociedade civil como um todo para a discussão da gestão de recursos hídricos para garantirmos o uso múltiplo, racional e sustentável das águas, prevenindo crises e conflitos hídricos e promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos, em benefício das gerações presentes e futuras”, ressaltou.

A presidente do Comitê da Bacia do São Lourenço, Milly Siqueira Almeida, explicou que a base hidrográfica do São Lourenço possui características marcantes e abrange 14 municípios.“O principal contribuinte da bacia é o Rio Vermelho, um rio turvo que possui bastante sedimento. Já o Rio São Lourenço mesmo, de onde ele nasce, na região de Campo Verde, Jaciara e Juscimeira é extremamente claro, de águas cristalinas. E quando os dois se encontram, o São Lourenço com o Rio Vermelho, já é característica de pantanal”.

Segundo o consultor socioambiental, Flávio Ribeiro Rocha, a elaboração do plano de recursos hídricos e da proposta de enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço foi dividida em cinco etapas: levantamento de informações, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações.

Leia mais:   Cartilha lançada pela Sejus aborda de forma lúdica os perigos e a prevenção às drogas

Dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) já instalados em Mato Grosso, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Cartilha lançada pela Sejus aborda de forma lúdica os perigos e a prevenção às drogas

Published

on

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) lançou, nesta semana, um material destinado ao público com uma abordagem lúdica para falar sobre os perigos das drogas. A cartilha ‘Drogas, tô fora!’ foi distribuída, inicialmente, às crianças atendidas pelo Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A cartilha tem versões impressa e online (Confira aqui). O material foi elaborado por servidores da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo e de Políticas sobre Drogas, da Sejus, e é voltada para crianças de até 12 anos.

A história é contada por personagens carismáticos da fauna regional – o jacaré Joca, a onça Oscar, a arara Amora e a capivara Clara. Juntos, eles explicam, de maneira divertida e educativa, como se manter longe das drogas e fazer boas escolhas para o futuro.

Além da narrativa, a cartilha traz atividades interativas, como jogos e ilustrações para colorir, promovendo o aprendizado com brincadeiras e estimulando o diálogo entre crianças, educadores e famílias sobre o tema da prevenção.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas, Lenice Barbosa, explica que a iniciativa da cartilha surgiu da ideia de um dos servidores, que já trabalha com ilustrações e animações, e de outros profissionais da secretaria que observaram a necessidade de um material mais lúdico para atrair a atenção de crianças e adolescentes sobre o tema tratado.

Leia mais:   "Trabalho do Governo tem ajudado a colocar MT no mapa mundial como potência agrícola", afirma governador em exercício

“O retorno que recebemos das crianças, nesta primeira interação com a cartilha, foi muito positivo. Os desenhos trazem essa reflexão, com a separação do que é lícito e o que não é, além das brincadeiras, para que possam aprender sobre um tema sensível, se divertindo”, observou a gestora.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana