
Com poucas chances na equipe titular em 2016, Marlon está de saída do Fluminense – ao menos temporariamente. O zagueiro de 20 anos tem negociação em curso com o Barcelona e deverá atuar pela equipe B do clube catalão por um ano. O provável empréstimo ainda terá opção de compra fixada ao final do contrato – segundo a demonstração financeira de 2015, o clube das Laranjeiras tem 60% dos direitos econômicos do atleta. A negociação foi confirmada por pessoas ligadas à diretoria tricolor.
Fred Moraes, um dos empresários de Marlon, está na Europa participando das tratativas. Existem ainda outras possibilidades de transferência para o zagueiro, mas o Barcelona é a chance mais concreta no momento. Vale lembrar que os espanhóis já pagaram para ter a prioridade de compra em 2015. Procurado pela reportagem, Moraes preferiu não confirmar a possibilidade. Revelado em Xerém, o jogador tem vínculo com o Flu até dezembro de 2019.
O negócio é semelhante ao do meia-atacante Robert, que retornou da Espanha recentemente após uma passagem de seis meses pelo Barcelona B. Além de chegar acima do peso, como o próprio já admitiu, Robert ainda teve problemas de documentação e só teve condições de jogo em março. No fim, acabou disputando apenas uma partida oficial e foi dispensado.
Titular da Seleção vice-campeã mundial sub-20 em 2015, Marlon é visto internacionalmente como uma grande promessa para a zaga. Na atual temporada, porém, ele perdeu espaço no Fluminense ainda no início do Campeonato Carioca. Desde então, o técnico Levir Culpi formou a zaga titular com Henrique e Gum, e Marlon ficou no banco de reservas em todas as dez rodadas na Série A do Campeonato Brasileiro. No total, acumula 71 jogos pelo Tricolor.