Mato Grosso

Fiscalização prende 12 condutores embriagados na avenida Isaac Póvoas na madrugada deste domingo (19)

Published

on

A 78ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste domingo (19.10), na Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá, resultou na prisão de 12 motoristas e na remoção de 48 veículos, sendo 39 carros e 9 motocicletas.

Todas as prisões foram por embriaguez ao volante (artigo 306 do CTB), mas dois condutores receberam agravante por conduzir veículo sem cuidados indispensáveis à segurança do trânsito e um por também entregar o veículo a pessoa não habilitada.

Ao todo, foram lavrados 81 autos de infração de trânsito, sendo 22 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 18 por conduzir sob efeito de álcool, 17 por recusa ao teste de alcoolemia, 8 por conduzir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e 16 por infrações diversas.

De acordo com o relatório da Lei Seca, durante essa edição, 166 veículos foram fiscalizados, dos quais 58 acabaram sendo autuados. No total, 171 condutores realizaram o teste de alcoolemia.

A multa é de R$ 2.934,70 para quem for flagrado dirigindo após o consumo de álcool, independente do nível de teor alcóolico. Para aqueles que o teste de alcoolemia apresenta acima 0,33 mg/l ou há sinais evidentes de embriaguez como olhos avermelhados, soluços, hálito com odor de bebida alcoólica, desordens na vestimenta, entre outros, a legislação determina autuação criminal na delegacia sujeita à prisão.

Leia mais:   Governador anuncia data de inauguração do Hospital Central; confira

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo. A Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá integram as equipes da Sesp quando as ações ocorrem em seus municípios.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil e Vigilância Sanitária fiscalizam mercados em Poconé

Published

on

A Polícia Civil, em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal, realizou uma operação de fiscalização com o objetivo de apurar a comercialização de produtos alimentícios em desacordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação ocorreu nesta quarta-feira (12.11), em Poconé.

A investigação teve início após comunicação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) que, em diligências preliminares, identificou diversos estabelecimentos manipulando, comercializando e distribuindo produtos alimentícios como embutidos e laticínios sem o selo de inspeção sanitária, número de lote ou identificação da origem e do fabricante.

A inspeção foi realizada em cinco supermercados situados na cidade, com a apreensão de uma quantidade substancial de produtos, como queijo, salame, presunto, entre outros, que estavam sendo comercializados sem a devida origem legal, configurando risco iminente à saúde pública dos consumidores.

Foi instaurado procedimento investigatório com o propósito de apurar a conduta dos produtores, bem como a responsabilidade dos representantes dos supermercados envolvidos.

Os produtos apreendidos foram descartados pela Vigilância Sanitária.

Fonte: Governo MT – MT

Leia mais:   PM e PJC prendem suspeito de duplo homicídio em Peixoto de Azevedo

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Professora da Rede Estadual afirma que 2º dia do Enem exigirá interpretação integrada entre textos, tabelas e gráficos

Published

on

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, com as provas de matemática e de ciências da natureza, vai exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas. É o que avalia a professora de matemática, Alessandra Silva, da Rede Estadual.

“O Enem contextualiza temas das duas áreas em problemas práticos e situações do cotidiano. É fundamental que os alunos estejam bem preparados e atentos. O exame costuma exigir uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas”, pontua.

Serão 90 questões de múltipla escolha, sendo metade delas de matemática e suas tecnologias, e a outra metade de ciências da natureza, no segundo dia de prova do Enem.

Para Alessandra, os conteúdos de matemática que merecem mais atenção são aritmética e álgebra (porcentagem, razão e proporção, regra de três, equações), geometria (plana e espacial), estatística e probabilidade (média, moda, mediana, gráficos) e funções (1º e 2º grau).

“Esses temas são recorrentes no cotidiano escolar e, por isso, são muito explorados no Enem. Para se preparar adequadamente, os alunos devem focar nos itens que apresentam maior dificuldade e revisar também os conteúdos que já dominam”, completa.

Alessandra recomenda também que, nos dias do exame, os candidatos se concentrem nas informações apresentadas para facilitar a organização e a gestão do tempo durante o teste. “Essa abordagem estratégica é vital para maximizar a performance e garantir um bom resultado”, destaca.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros é acionado para resgatar capivara que circulava em avenida central

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lembra que os estudantes podem ter mais uma chance de revisar conteúdos, participar de palestras motivacionais e atividades culturais, além de receberem o kit de provas, com os aulões presenciais que serão realizados nesta sexta-feira (14.11), das 12h às 18h, na Fatec Senai de Cuiabá e no Senai Várzea Grande.

“Além de reforçar as dicas para garantir um bom desempenho nas provas, como as citadas pela professora Alessandra, os aulões de véspera do Pré-Enem Digit@l MT objetivam proporcionar aos estudantes a revisão de conteúdos essenciais”, disse.

Os aulões serão transmitidos pelo canal oficial da Seduc no YouTube e poderão ser acessados por todos os estudantes das redes pública e privada. “Em Mato Grosso, mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o Enem e, desse total, 73% são estudantes matriculados ou oriundos de escolas públicas. Todos, independentemente das suas redes, poderão acessar o conteúdo que ficará disponível no YouTube”, disse.

Pré-Enem Digit@l MT

Leia mais:   Polícia Civil prende cabeleireiro por maus-tratos a animais em Vila Rica

Mais de 27 mil estudantes da Rede Estadual se preparam para as provas por meio do Pré-Enem Digit@l MT, um cursinho preparatório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para preparar alunos para as provas do Enem.

Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses do curso iniciado em março nos polos regionais de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As aulas ocorreram tanto presenciais quanto online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.

O Pré-Enem Digit@l MT faz parte das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas do país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana