Com o fim das férias escolares programado para a próxima terça-feira (26.07), as aulas dos cursos superiores, subsequentes e integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo ocorrerão regularmente, conforme estabelece o calendário da instituição.
O campus organizou uma agenda especial para recebimento dos alunos que são beneficiados com a residência estudantil em regime de internato. A partir das 14 horas da segunda-feira (25.06) a Coordenação Geral de Atendimento ao Educando, CGAE receberá os 140 alunos residentes.
Segundo a coordenadora do CGAE, Iraci Pereira a agenda é fundamental para atender a necessidade dos alunos que têm dificuldade de deslocamento para chegar à escola. A residência estudantil contempla alunos de outro estado e de vários municípios de Mato Grosso, em sua maioria da zona rural.
“Nós temos alunos que moram há quase mil quilômetros de Cáceres, a maioria reside longe da zona urbana de seus municípios, sem linhas regulares de ônibus, então temos que fazer uma agenda de acolhimento bem organizada para atender a todos”, afirma Iraci.
O refeitório será aberto a partir do jantar da segunda-feira (25.07) e funcionará normalmente no resto da semana oferecendo as quatro refeições gratuitas para os internos e almoço para todos os alunos de cursos integrais.

Cáceres e Região
Chegamos onde deu, anuncia prefeita Eliene e diz que os alunos são os grandes prejudicados com a greve
Assessoria
Nesta sexta-feira (01/07), a prefeita Eliene Liberato Dias fez um desabafo sobre a greve dos professores da rede municipal de ensino. “Chegamos onde deu, oferecemos o que podíamos. No início do ano demos uma reposição de 14,38% para todos os servidores. Por vivermos momentos de incertezas econômicas, fizemos uma proposta arriscada agora, de dar mais 3% aos professores, e esse aumento poderia comprometer o limite de gastos com pessoal, mas garantimos essa oferta. Propusemos, ainda, uma outra avaliação das receitas no final do segundo quadrimestre, assinalando a possibilidade de conceder mais um percentual dependendo da receita, e infelizmente a categoria resolveu manter a paralisação”, comunicou Eliene.
A gestora ainda ressaltou que o Fundeb estabelece que no mínimo 70% deve ser aplicado no pagamento de salários de professores, e o município ultrapassa esses percentuais.
A prefeita disse que está adotando medidas de contenção de gastos na prefeitura, visando a melhoria da saúde financeira da prefeitura. “Sinceramente, não esperava essa reação, o município está fazendo todo o possível para dar aos educadores o que eles merecem, acredito não há motivo para greve. Desde o primeiro dia desta administração a educação vem sendo priorizada. Capacitações, formações, computadores para os professores, reformas de escolas, construção de escola, climatização de salas de aula, lousas de vidro, uniformes, kits escolares, merenda de qualidade, transporte escolar e tantos investimentos pedagógicos e materiais. Respeito a classe, também sou professora, mas não posso concordar com essa greve” destacou Eliene.
Com relação a liminar da justiça, que determinou a volta dos professores para sala de aula, Eliene se posicionou. “Não é minha vontade, mas devo cumprir, a partir de hoje, a decisão da liminar na justiça, que obriga os professores a retornarem para suas atividades laborais. Todos estão cientes desta decisão e suas consequências”, salientou.
Segundo ela, os estudantes já foram seriamente privados do estudo pelos dois anos sem aulas presenciais e, com a paralisação, terão ainda mais perdas no processo de aprendizagem. Ela assinalou o esforço feito pela prefeitura para levar as crianças de volta para as escolas, após o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino. “As crianças e adolescentes são os mais afetados, ficaram dois anos longe da escola e agora novamente são prejudicados com essa interrupção das atividades pedagógicas. É evidente que haverá um agravamento nas dificuldades do aprendizado dos alunos”, avaliou a prefeita.
Para ela, além da parte pedagógica, uma grande parcela de alunos tem na merenda escolar sua principal refeição, onde os nutrientes básicos necessários são calculados por nutricionistas. “Essa merenda está fazendo falta”, tenho certeza. Ainda tem os pais das crianças da educação infantil (creches), que com a paralisação são prejudicados ao não ter com quem deixar seus filhos.
Eliene disse que outros sérios prejuízos advêm da greve. “Além delas, as crianças, os pequenos produtores rurais também têm perdas, pois a prefeitura adquire da agricultura familiar em torno de 4 mil reais em produtos por dia para a confecção da merenda escolar. Outro prejuízo latente é com o transporte escolar público, onde mantemos convênio com o estado para transportar os alunos da rede estadual e nossos ônibus estão rodando somente com esses alunos. E, no período de reposição das aulas teremos que arcar sozinhos com os custos desse transporte. É prejuízo social e financeiro”, concluiu a administradora.
Cáceres e Região
Trabalhadores do Frigorífico são executados à tiros de pistola 380; São cerca de 30 mortes de 1° de janeiro a 1° julho
Expressão Notícias – Sinézio Alcântara
A avalanche de violência que assola a cidade nos últimos tempos faz mais duas vítimas fatais. Dois trabalhadores do Frigorífico 3M foram executados, à tiros de pistola calibre 380, na tarde de quinta-feira (01/07). Já são, cerca de 30 assassinatos de janeiro a junho, em Cáceres.
Identificados como Gabriel Dimas da Silva (21) e Rubens José da Silva Brito (34) a dupla, conforme a Polícia Militar, teria sofrido uma emboscada quando retornavam do trabalho, por volta das 15h.
Os corpos foram encontrados, na zona rural, especificamente, na estrada da comunidade de Piraputanga, que dá acesso ao Frigorífico, onde as vítimas trabalhavam. Estavam ao lado de uma motocicleta Yamaha XTZ vermelha, e apresentavam várias perfurações de balas.
Foram encontrados por moradores da região que trafegam pela estrada. A polícia foi acionada, mas pouco pode fazer: eles já estavam sem vida. Há informação de que as vítimas são moradores do bairro Jardim Aeroporto.
A morte dos trabalhadores é a segunda, de uma série de execuções nos últimos meses, em Cáceres. Há 10 dias, precisamente, em 22 de junho, a dupla de mecânicos de motos Sandro Gonçalves Perine (34) e Arison Rafael Ramos da Silva, (22) também foram executados.
O crime aconteceu no bairro da Cavalhada. Investigações da Polícia Civil apontam que Perine e Arison teriam sido mortos por engano por faccionados do Primeiro Comando da Capital (PCC). Quatro faccionados foram presos após o assassinato.
Cerca de 30 foram mortos de janeiro a junho em Cáceres
Ao todo, conforme levantamentos da Polícia Militar, cerca de 30 pessoas foram assassinadas, desde o início do ano em Cáceres. Até no final do mês de março, a polícia já havia contabilizado 17 homicídios. De lá para cá, vários outros assassinados foram registrados.
Os números foram apresentados no dia 25 de março, no plenário do Fórum da Comarca, pelo comandante-regional da Polícia Militar, em Cáceres, tenente-coronel, Óttoni César Castro Soares.
Ele disse que “técnicos da Secretaria de Segurança avaliam a situação de Cáceres como “sui-gêneris”, pois nunca se prendeu tanto e os crimes acontecem. Foram 17 homicídios, de janeiro até agora” afirmou o comandante durante palestra com membros da sociedade civil.
Conforme balando apresentado pelo comandante, de 1 de janeiro até ao dia 24 de março, menos de 3 meses, 361 pessoas foram presas, 24 armas de fogo retiradas de circulação, 161 pessoas presas em flagrante, 42 mandados de prisões cumpridos e ainda 12 veículos roubados recuperados. Disse que o número de roubos é de 42% e o de furto 25% menores que o mesmo período do ano passado.
O oficial explicou que, em todo ano de 2021, foram registrados 42 homicídios nos 12 municípios que compõe a jurisdição do Batalhão PM de Cáceres. Enquanto que, somente no primeiro trimestre desde ano, já foram 17, apenas em Cáceres. Nos 11 municípios restantes foram registrados 7 neste ano, o que totaliza 24.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Avô que estuprava a neta por oito anos é preso em Mirassol D´Oeste
-
Cáceres e Região5 dias ago
Protesto de professores em greve pode comprometer possível eleições de Tulio e Valdeníria (Vídeo)
-
Cáceres e Região5 dias ago
Gefron recupera em Vila Bela da Santíssima Trindade três veículos roubados
-
Cáceres e Região6 dias ago
AGUARDA REGULAMENTAÇÃO: Pesca do pintado não está proibida em Mato Grosso, afirma Conselho
-
Cáceres e Região3 dias ago
Polícia Civil faz operação contra o tráfico em Cáceres e mais quatro municípios da região de fronteira
-
Cáceres e Região4 dias ago
Prefeitura anuncia inscrições para os jogos de praia do 39º FIPE
-
Cáceres e Região5 dias ago
Gefron apreende 202 kg de cocaína em Porto Esperidião
-
Cáceres e Região4 dias ago
Equipes cacerenses se destacam nos jogos escolares e estudantis regionais realizados em Várzea Grande