conecte-se conosco


Destaque

Filme conta história de cuiabano que detecta terremoto

Publicado

O cineasta mato-grossense Severino Neto está finalizando o longa-metragem ‘Sísmico’, gravado quase que completamente no Chile. O filme retrata a história de Aroldo Maciel, técnico de laboratório de uma faculdade em Cuiabá, que há cinco anos estuda informalmente sobre terremotos. Aroldo desenvolveu um método capaz de provar que existem padrões sísmicos e, com base em estatísticas, é possível seguir um terremoto e prever a magnitude, localização e data aproximada.

A história de Aroldo chamou a atenção de Severino Neto, que decidiu documentá-la. “Escrevemos um curta-metragem, premiado no edital do Fundo Setorial, em parceria com o município de Cuiabá. Mesmo sendo uma pequena quantia, nos ajudou na viagem para o Chile, onde acompanhamos Aroldo por 12 dias. O material gravado ficou tão bom que decidimos também produzir um longa-metragem”, conta Neto, ao ressaltar que alguém conseguir prever um terremoto é algo inacreditável.

A equipe foi até Coquimbo, no norte do Chile, arrasada por um terremoto de 8.5 e um tsunami. Apenas 6 pessoas morreram. “Claro que é uma tragédia, mas milhares de pessoas poderiam ter morrido. Isso só não ocorreu graças a Aroldo, que previu a magnitude, o local e a data”, revela Neto. Ele explica que para a ciência, prever terremotos é algo impossível. Mesmo assim,  Aroldo Maciel, por meio de seus canais nas redes sociais, vem acertando diversos tremores e terremotos em todo o mundo.

Leia mais:   Condutor com CNH vencida em janeiro de 2020 deve renovar o documento este mês

“Isso fez dele um ilustre desconhecido em Mato Grosso e no Brasil, famoso em alguns países sul americanos. Tanto que é impossível caminhar pelas ruas de Santiago, no Chile, ou de outras cidades como Viña Del Mar, La Serena ou Iquique sem que alguém aborde Aroldo nas ruas para tirar uma foto com ele”, revelou o cineasta.

Depois da viagem para o Chile, a equipe foi para Brasília, São Paulo e encerrou as gravações em Cuiabá. O produtor Rafael de Carvalho, que também assina a direção e a montagem do filme, diz que ficou impressionado com o que viu no Chile. “O Aroldo é uma celebridade em todo o país e eu nunca tinha ouvido falar dele em Cuiabá, mesmo sendo meu vizinho. Essa história precisa ser vista por todo  mundo. Esse cara ainda vai acabar ganhando o Nobel”, prevê Rafael.

Para escrever ‘Sísmico’, Severino Neto fez uma longa pesquisa sobre a vida de Aroldo Maciel. Conversou com muitas pessoas que o seguem nas redes sociais, bem como geólogos, sismólogos e cientistas que atestam e outros que não atestam o método do técnico mato-grossense. “A história é tão incrível que será transformada em um longa-metragem, mesmo que seja preciso tirar recurso do próprio bolso”, conclui.

Leia mais:   Paróquia Nossa Senhora Aparecida cancela Água Viva no Geraldão

Severino Neto é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, com ênfase em Marketing, e pós-graduado em Cinema. Prêmios no cinema: Ibermídia e Bolívia Lab para desenvolvimento de roteiros; menção especial no Festival de Cinema Independente de São Paulo, Cine Mube; melhor trilha sonora, montagem, direção e fotografia no Festival de Cinema de Cáceres, Olhares do Pantanal; melhor filme pelo voto popular no Festival de Cinema de Cuiabá (Cinemato) com o curta-metragem de ficção “3,60”.

Luciane Mildenberger
Assessoria de Imprensa
Comentários Facebook

Cáceres e Região

Girlaine Matos é a nova gerente do Atacado Pantanal

Publicado

Esdras Crepaldi/Assessoria

O Atacado Pantanal, uma das empresas do Grupo Juba, tem nova Gerente a partir do dia 18 de janeiro.

A colaboradora Girlaine da Cruz Matos,  funcionária desde o ano de 2012, com boa experiência comercial e que exercia as funções de fiscal de caixa no Jubão, assume a gerência da loja.

Girlaine substitui o ex-gerente Thiago Monteiro, que deixa o cargo a pedido, por uma decisão pessoal, para residir em Santa Catarina.
Para a gerente, a nova função é uma oportunidade de crescimento, uma valorização dos serviços prestados e uma grande responsabilidade profissional, pois o cargo que ora assume exige várias funções como organização, liderança, saber lidar com as mais diversas situações do cotidiano da loja, agir com simpatia, trabalhar em equipe e ter agilidade.

“ A gerência é um cargo de muita relevância, exige planejamento, organização, liderança de equipes, gestão de mercadorias, estoque e programação de compras. Acompanha o fechamento de caixa, faturamento e indicadores de resultados para alcance dos objetivos organizacionais, sempre tomando decisões importantes para o desenvolvimento da loja”, destacou Girlaine Matos.

Leia mais:   Mato Grosso distribuirá 65 mil doses da vacina contra a Covid-19 aos municípios

A colaboradora agradeceu a diretoria por acreditar no seu potencial e disse estar pronta para corresponder às expectativas.

Já Thiago Monteiro  reconheceu a confiança nele depositada pela Diretoria do Grupo Juba ao confiar a ele o cargo de gerente. “ Agradeço principalmente aos diretores Mirko e Marcelo Ribeiro pela oportunidade que me deram em uma função tão importante como gerente do Atacado Pantanal e minha equipe de colaboradores que me auxiliou   muito nestes quase dois anos como gerente. Sou grato a todos, muito obrigado!”, distinguiu Thiago.

O Diretor Mirko Ribeiro, agradeceu a dedicação e o bom trabalho do ex-gerente Thiago Monteiro enquanto esteve à frente da empresa e sua contribuição com colaborador do Grupo Juba. Mirko também ressaltou as qualidades da nova gerente e a política social da empresa que é de sempre valorizar seus colaboradores. “Reconheço o bom trabalho desenvolvido pelo Thiago e desejo sorte a Girlaine, que está assumindo esta função por merecimento e competência”, finalizou Mirko.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

IFMT Cáceres realiza até a próxima sexta matrículas de convocados em seletivo de ensino médio integrado

Publicado

Assessoria

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, iniciou nesta segunda-feira (18.01), as matrículas de aprovadas e aprovados no seletivo 2021 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.  Devido a pandemia da Covid-19, as matrículas poderão ser feitas a distância por meio do envio de cópia dos documentos comprobatórios exigidos no edital 093/2020 para o e-mail da secretaria escolar do campus para o qual a pessoa foi selecionada.

No Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo estudantes convocadas e convocados na primeira chamada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática podem enviar até a próxima sexta-feira (22.01) os documentos comprobatórios de matrícula para o e-mail secretaria@cas.ifmt.edu.br.   Os documentos serão conferidos com os originais após o retorno das atividades presenciais.

Para as famílias que não têm acesso à internet ou encontram outras dificuldades, o Campus Cáceres realiza matrículas presenciais na Secretaria de Registros Escolares da instituição. Para garantir segurança e distanciamento social, o atendimento é realizado das 8 às 17 horas, por meio de agendamento. Além da desinfecção das mãos com álcool em gel 70%, é obrigatório o uso de máscara. Agendamento pelo telefone (65) 3221-2610 ou pelo e-mail  secretaria@cas.ifmt.edu.br

Leia mais:   MT contabiliza quase 200 mil casos de Covid-19 e 4.793 mil mortes pela doença

Novas chamadas

Conforme o edital, quem não realizar matrícula dentro do prazo estabelecido perderá a vaga.

A Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do campus, professora Juçara Tinasi, alerta sobre os prazos e possibilidades de novas convocações para matrículas, seguindo ordem de classificação no seletivo.

“É importante que as pessoas classificadas no seletivo também acompanhem o site de publicação de resultados para a possibilidade de segundas, terceiras ou mais listas de chamadas até matricularmos o número de vagas ofertadas. Os prazos estão disponíveis e serão cumpridos conforme está previsto no calendário do seletivo”, afirma Juçara Tinasi.

De acordo com o cronograma, a segunda chamada poderá ser divulgada no dia 26.01(terça-feira), com matrículas a serem realizadas no mesmo formato eletrônico entre os dias 27 a 29/01/21.  Acompanhe no site www.cas.ifmt.edu.br

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana