Estadual

Estudantes Top One de Mato Grosso treinam para mundial durante Olimpíada do Conhecimento

Published

on

Os estudantes Top One de Manufatura Integrada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Rondonópolis) fazem parte da vitrine de talentos da Olimpíada do Conhecimento 2016. Além de apresentar ao público os melhores do país, o evento contribui para a preparação dos competidores para a WorldSkills – mundial de Educação Profissional, que no próximo ano ocorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Durante uma semana, eles receberam formação em coaching e, na Olimpíada, puderam sentir um pouco da pressão emocional que será o mundial.

O trio é formado pelos estudantes de Manufatura Integrada – nível avançado, Vinicius Assis, 21 anos, Willon Santos, 20, e Matheus Souza, 20. De acordo com Assis, o coaching tem sido fundamental para que eles possam se conhecer melhor e usar os pontos fortes de cada um para melhorar a performance do grupo como um todo. “Estamos identificando nossos pontos fracos e fortes e tratando cada um deles. É um verdadeiro laboratório a fim de preencher todas as lacunas até chegar a um time perfeito tanto emocionalmente, tecnicamente e profissionalmente”, pontua.

Leia mais:   Bombeiros publica edital de seletivo para contratação de bombeiros temporários

De acordo com o gerente da unidade Senai de Rondonópolis, Carlos Braguini, participar do Top One em uma das modalidades mais competitivas, que é a Manufatura Integrada, é um privilégio. “Nossos estudantes sabem que têm que precisam entregar continuamente resultados. Evolui e sustenta, evolui e sustenta, até chegar a um nível maior, para garantir que tenham condições de competir de igual para igual com chineses, americanos, japoneses, que hoje são os melhores do mundo”.

Segundo ele, é possível perceber a evolução dos competidores ao ter consciência das próprias dificuldades e a maturidade em reconhecer o que precisa ser melhorado. “O projeto Top One tem foco nas lacunas ainda existentes para que possam eliminá-las”. Nos próximos meses, o Senai-Rondonópolis receberá especialistas de outros estados a fim de fortalecer ainda mais o treinamento do grupo e em 2017 os estudantes devem passar por um intensivo na sede do Senai em Brasília.

Comentários Facebook

Estadual

Vice-governador busca novas parcerias para MT com Banco Interamericano de Desenvolvimento

Published

on

O vice-governador Otaviano Pivetta se reuniu nesta terça-feira (9.9), em Washington (EUA), com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, para tratar de novas parcerias e investimentos no Estado.

Entre os temas apresentados, está a proposta de plantio em 500 mil hectares de florestas, voltada à produção de biomassa. O projeto busca incluir empreendedores do campo, cooperativas e organizações rurais, especialmente em áreas com menor vocação agrícola.

“Propusemos o plantio com foco nos empreendedores do campo. O presidente do BID recebeu a ideia com simpatia, e a proposta pode abrir novas oportunidades de renda em regiões mais frágeis para a agricultura”, destacou Otaviano Pivetta.

Segundo ele, a proposta é pensar o desenvolvimento de forma estratégica e responsável, conciliando oportunidades econômicas com preservação ambiental. “Nosso objetivo é usar áreas de menor vocação agrícola para gerar renda e empregos no campo, com equilíbrio e sustentabilidade”, disse.

Também foi discutido o financiamento de obras de infraestrutura, com foco em logística para escoamento da produção.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o BID já é parceiro do Estado e avaliou a reunião como positiva para novos avanços. “Foi uma reunião extremamente produtiva. O presidente demonstrou entusiasmo. Agora, a agenda segue com desdobramentos para transformar as propostas em projetos que beneficiem todo o estado”, disse o secretário.

Leia mais:   DETRAN INFORMA - Serviço de vistoria veicular será realizado em novo horário a partir de hoje em todo Estado


O presidente do BID também reconheceu a solidez fiscal do Estado e indicou que os próximos passos da parceria serão coordenados pela representante do BID no Brasil, Annette Killmer, que deve visitar Cuiabá em breve para aprofundar a análise dos projetos.

A reunião ocorreu durante a agenda da comitiva mato-grossense no Brazil Development Forum, promovido pelo Grupo LIDE, que reúne autoridades e empresários para debater oportunidades bilaterais de investimento.

“É fundamental mostrar ao mundo quem é Mato Grosso: um estado que mais produzem e mais preservam e que oferece boas oportunidades de investimento. Estamos prontos para crescer ainda mais com o apoio de parceiros como o BID”, concluiu o vice-governador.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Lambari D’Oeste, Araputanga e outros 10 munícipios são premiadas na 2º edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Published

on

Foto: Secom MT

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) revelou, nesta segunda-feira (8.9), os 12 municípios ganhadores da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras. O anúncio foi feito durante uma cerimônia realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

A premiação é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, promovida pela Seciteci, em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). O objetivo do prêmio é reconhecer cidades mato-grossenses que investiram em projetos inovadores com soluções sustentáveis e de impacto social.

Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, Mato Grosso é o primeiro estado brasileiro a premiar municípios que investem em projetos de inovação. “Estamos incentivando as cidades a se preocuparem com a qualidade de vida de seu povo, diminuindo a distância entre a população e o serviço público”, afirmou.

Nesta edição, 16 municípios chegaram à etapa final após passarem por triagem documental, avaliação técnica e entrevistas de validação. Os projetos foram analisados por uma banca de juízes formada por representantes do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) e pela equipe do Parque Tecnológico, que definiram os finalistas de acordo com a categoria inscrita.

Leia mais:   Vice-governador busca novas parcerias para MT com Banco Interamericano de Desenvolvimento

Os municípios concorreram em quatro categorias, que consideraram o número de habitantes estabelecido: categoria A (Até 10.000 habitantes), categoria B (De 10.001 a 25.000), categoria C (De 25.001 a 50.000) e categoria D (Acima de 50.000).

Os vencedores receberão uma Bolsa de Transferência de Tecnologia (BTT) nível 03, que possibilitará a inserção de um pesquisador consultor técnico no município por até 12 meses.

“Esses consultores serão profissionais altamente qualificados que vão ajudar os gestores a desenvolver os projetos premiados. É a Seciteci criando uma nova forma de ajudar as cidades a se tornarem cada vez mais inteligentes para atender à sua população”, explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação, Rodrigo Zanin.

Os ganhadores também receberão prêmios como imersões nacionais e internacionais em eventos de referência na área da inovação, como o Smart City Week Curitiba e o Smart City Week Barcelona, na Espanha, além de ampla divulgação em mídias nacionais e internacionais.

Todos os municípios finalistas, mesmo os não premiados, receberam certificados de reconhecimento e um feedback detalhado sobre cada etapa da avaliação.

Leia mais:   Novos contratos de concessão de Mato Grosso se tornam referência internacional

Confira os municípios premiados:

Categoria A (até 10 mil hab.): 1º Barão do Melgaço, 2º Castanheira, 3º Lambari D’Oeste.

Categoria B (10.001 a 25.000 hab.): 1º Araputanga, 2º Alto Araguaia, 3º Chapada dos Guimarães.

Categoria C (25.001 a 50.000 hab.): 1º Água Boa, 2º Campo Verde, 3º Juína.

Categoria D (mais de 50 mil hab.): 1º Nova Mutum, 2º Sorriso, 3º Tangará da Serra.

 

Por: Secom mt

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana