Mato Grosso

Estudante de Mato Grosso representa Pantanal em live do MEC e inspira jovens a agir contra as mudanças climáticas

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O estudante Matheus Henrique Policarpo Santos, da Escola Estadual Domingos Briante, em São José do Rio Claro (MT), foi um dos destaques de uma live transmitida pelo Ministério da Educação (MEC), na tarde desta terça-feira (04.11).

O Webinário abordou a Educação, os Biomas e Mudanças Climáticas no contexto da COP30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém (PA).

Matheus representou Mato Grosso com o projeto “Do Local ao Global: Práticas de Educação Híbrida para Pensar e Agir Frente às Mudanças Climáticas”.

Para o estudante mato-grossense, participar dessa jornada foi mais do que uma oportunidade acadêmica, foi uma lição de vida. “A gente entende que a escola é o lugar onde tudo começa. Se cuidarmos da energia, da água e do nosso ambiente, estamos cuidando também das pessoas”, disse o estudante, emocionado.

A proposta nasceu dentro do Curso de Formação Pedagógica da RIEH, iniciativa voltada à formação de professores do Ensino Médio. No coração do projeto, o tema “Consumo Consciente de Energia Elétrica”, foi uma provocação que convidou estudantes a observarem o próprio cotidiano e refletirem sobre como cada atitude pode impactar o clima do planeta.

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Durante a transmissão nacional, Matheus falou com naturalidade sobre as consequências das mudanças climáticas no bioma mais emblemático do estado: “Pude perceber que o Pantanal regulamenta o clima e, infelizmente, as mudanças climáticas e os incêndios prejudicam e afetam diretamente a saúde das pessoas que vivem lá”.

“A partir dessa reflexão”, disse o estudante, “a turma criou conteúdos para o Instagram, transformando a rede social em uma vitrine de conscientização sobre a importância do Pantanal e do uso sustentável da energia”.

O Ministério da Educação selecionou o projeto enviado por Matheus Henrique para a Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e o Comitê Gestor Nacional do Programa Escola das Adolescências (CONAPEA). Outros cinco projetos de outros alunos de distintos biomas brasileiros já haviam sido apresentados pela RIEH em parceria com as secretarias de Educação de seus estados.

Além de Matheus, participaram estudantes de Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, cada um representando um bioma brasileiro.

A professora Adriana Barros Castanha, uma das autoras da proposta, explicou que o desafio era aproximar os conceitos científicos da experiência diária dos alunos. “O principal objetivo foi conscientizar os estudantes sobre o uso racional da energia elétrica, por meio da análise de seu próprio consumo residencial”, contou.

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Segundo ela, as aulas se transformaram em um laboratório de descobertas. “Entre planilhas de consumo, debates interdisciplinares e produções digitais, os estudantes perceberam que aprender é também um ato de cuidar”.

Educação híbrida

O projeto articulou momentos presenciais e não presenciais de aprendizagem, combinando diferentes áreas do conhecimento, linguagens e tempos pedagógicos. A experiência mostrou que a educação híbrida pode ir além da tecnologia, sobretudo, como um caminho para conectar mentes, territórios e propósitos.

O vídeo institucional enviado ao MEC foi produzido com o apoio da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Diamantino e contou com a colaboração das educadoras Aparecida Vinhal Lourenço, Laren Nasgorski, Neide Lopes dos Santos Silva e Maria Aparecida Rodrigues Fonseca.

Fonte: Governo MT – MT

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Corpo de Bombeiros divulga locais de provas do Teste de Aptidão Física para bombeiros temporários

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou a convocação parcial para o Teste de Aptidão Física (TAF) referente ao processo seletivo simplificado destinado à formação de cadastro de reserva para o cargo de Soldado BM de 2ª Classe Temporário, nas especialidades de auxiliar e condutor. Confira a convocação aqui.

A convocação para o TAF apresenta a relação de candidatos de ambas as especialidades, contendo as respectivas datas, horários e locais de realização das provas. A aplicação do teste ocorre por polos de lotação, com cronogramas distintos conforme o município de inscrição do candidato. Durante o TAF, os candidatos são submetidos às seguintes provas: corrida de 12 minutos, barra fixa (para homens), barra isométrica (para mulheres), natação e abdominal remador.

Os aprovados nesta etapa serão convocados posteriormente para a fase de Investigação Social e Documental. Todas as etapas do processo seletivo, bem como seus respectivos resultados, serão divulgadas no site oficial do certame. Uma vez aprovados e incorporados à tropa, os militares temporários irão reforçar a capacidade de resposta, ampliando a presença da corporação em todo o Estado.

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Eles irão atuar tanto em unidades operacionais já em funcionamento quanto em novas unidades que serão inauguradas em diferentes regiões de Mato Grosso. Entre os municípios que receberão reforço no efetivo estão Poconé, Água Boa, Comodoro, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Campo Novo do Parecis. Além deles, outras cidades ganharão novas unidades, como Sapezal, Juara, Canarana, Mirassol D’Oeste, Querência, Tapurah, Aripuanã e Paranatinga.

A remuneração oferecida é de R$ 3.602,23, acrescido de auxílio-alimentação no valor de R$ 486,14. A carga horária poderá ser cumprida em regime de escala operacional ou expediente administrativo, conforme a necessidade da corporação.

Confira aqui o andamento de todas as fases do processo seletivo

Fonte: Governo MT – MT

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Corpo de Bombeiros resgata tatu-galinha que estava em área urbana de município

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na segunda-feira (10.11), um tatu-galinha em situação de risco na Avenida Mato Grosso, no bairro Jardim do Éden, em Confresa (a 1007 km de Cuiabá).

A equipe do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada por volta das 16h12, após uma moradora identificar o animal em local que oferecia perigo tanto para ele quanto para pedestres e motoristas que trafegavam pela via.

Os bombeiros militares utilizaram técnicas adequadas de captura e contenção, garantindo a segurança do animal durante o procedimento. Após o resgate, o tatu foi levado para uma área segura e reintroduzido em seu habitat natural.

O tatu-galinha é uma das espécies mais comuns do cerrado brasileiro e desempenha um papel importante no equilíbrio ecológico, ajudando no controle de insetos e na renovação do solo. Apesar de ser relativamente comum, é um animal silvestre e não deve ser mantido em cativeiro ou domesticado.

O CBMMT ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal de forma indevida.

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*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

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