Cáceres e Região
Estudante da Unemat faz saudação nazista e é acusado de racismo; veja posts
Gabriel Evans Fedrigo Albino, estudante do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus Nova Mutum (a 243 km de Cuiabá) – é acusado de prática de racismo, nazismo e misoginia ao responder a uma publicação na rede social de outra acadêmica da Unemat. O conteúdo tratava sobre o caso em que um policial militar de São Paulo jogou um homem de uma ponte, durante abordagem. O estudante chegou a chamá-la de “petista” e completou dizendo: “Viva Bolsonaro, que dizimava negroooos kkkkkkkkkkk” (sic).
Um vídeo, publicado pelo criador de conteúdos digitais Gustavo Brito, mostra o registro de toda a conversa entre Evans e a estudante. Em resposta ao comentário citando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a jovem enviou: “Quando cê (sic) for chorar assim, manda áudio”. Ao que o estudante de agronomia enviou um áudio dizendo: “Ei, gostosinha, cala a boca” e em seguida enviou outro áudio com a saudação nazista: “Heil Hitler”.
A jovem se mostrou indignada e disse que Gabriel Evans só “fala b*”, momento em que ele envia uma sequência de áudios questionando se ela estava “preocupada com preto” e em seguida enviou: “Preto que se f*… o que importa é dinheiro. Hoje em dia ninguém liga pra preto, não. Preto, branco amarelo… gay, LGTV [uso pejorativo da sigla LGBTQIAP+]. Ninguém liga mais pra isso, não. Povo tá ligando pra dinheiro (sic)”.
(foto reprodução)
Após essa conversa, a acadêmica encaminhou prints ao criador de conteúdo, que fez a exposição de Gabriel Evans. Após a repercussão, o acadêmico de Agronomia foi perguntar se a colega havia enviado a conversa deles para alguém. Em seguida, enviou um áudio dizendo que tudo não passava de uma “brincadeira”. A jovem respondeu que ele foi racista e fez apologia ao nazismo “de graça”.
“Eu falei aquele trem lá, zoando. Não falei sério. Você sabe que eu falei brincando e você explanou. Mas beleza, velho, não fiz isso pra te ferir, nem nada, e você quis me explanar, só mostrou o que era conivente a você e aí fez isso (sic)”, disse Gabriel Evans em outro áudio.
Veja, abaixo, o vídeo postado pelo criador de conteúdo, que expõe as falas de Gabriel Evans:
Ver essa foto no Instagram
Movimento estudantil acompanha caso
Em resposta, o movimento estudantil Levante Popular da Juventude, a União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE-MT) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unemat de Diamantino (a 201 km de Cuiabá) compartilharam um vídeo de repúdio “às falas racistas, misóginas e nazistas” de Evans, destacando que o movimento estudantil usará esse caso como um “pontapé inicial, para que não seja mais aceito nenhum tipo de opressão com nossos alunos”.
“Que a nossa Unemat aprenda que questões como essas não devem ser passadas como casos isolados ou um caso que não tenha a sua devida importância. Para que a nossa universidade produza ciência e ensino de qualidade, respeitando os povos deste estado e a diversidade que essa universidade tem dentro dos seus quadros”, disse o vice-presidente da (UEE-MT), Irineu Marcelo, por meio de vídeo – veja vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Irineu disse ainda que entraram em contato com a assessoria jurídica e parceiros no campus de Diamantino, assim como em campus de outras regiões, para incentivar que este e outros casos de racismo, dentro da Unemat, sejam expostos, sendo eles praticados por alunos e/ou por professores da instituição.
Reprodução/Instagram
Estudante publicou nota se defendendo
Antes de privar sua rede social, Gabriel publicou uma “nota de esclarecimento” dizendo que suas falas foram “descontextualizadas e utilizadas de má-fé” para prejudicar sua imagem. Afirmou ainda que sua “brincadeira de mal gosto” foi feita com uma pessoa em que ele confiava e, segundo ele, ambos faziam “brincadeiras mútuas”.
“Tenho família descendente de indígenas, logo, não atacaria de forma alguma qualquer raça, etnia ou sexualidade de pessoas, pois estaria fazendo isso comigo mesmo”, disse Gabriel em seu pronunciamento – confira a postagem na íntegra ao lado.
Unemat se pronuncia
Em nota, a Unemat informou que recebeu a denúncia de um “suposto caso de racismo” e que está tratando a situação com “a seriedade que ele requer”. Além disso, disse que o racismo é inaceitável e contrário ao que a universidade defende e que “não tolera comportamentos discriminatórios de qualquer natureza”.
Confira a íntegra da nota da universidade:
“A Unemat recebeu a denúncia sobre um suposto caso de racismo ocorrido dentro de nossa comunidade acadêmica. Queremos deixar claro que estamos tratando este assunto com a seriedade que ele requer.
Racismo é completamente inaceitável e contrário a tudo o que defendemos. Como instituição comprometida com a igualdade e o respeito mútuo, a Unemat não tolera comportamentos discriminatórios de qualquer natureza.
Em respeito aos alunos envolvidos no possível ato, vamos suprimir postagens em que o nome de estudantes sejam citados, até que os fatos sejam devidamente apurados nas instâncias responsáveis.”
Por: radar noticia mt
Cáceres e Região
Homem de 37 anos é morto a tiros em Cáceres; esposa é presa suspeita do crime
Da Redação
Josias Ferreira de Carvalho Junior, 37, foi assassinado na madrugada de sexta-feira (20), no Maracanãzinho, em Cáceres. A esposa dele, de 37 anos, está detida e é suspeita de cometer o homicídio durante uma briga do casal. De acordo com as informações, polícia foi acionada por volta da 1h50 para atender um crime de homicídio.
Quando a polícia chegou, encontrou a vítima no chão e uma mulher gritando muito em estado de choque e visivelmente sob efeito de álcool. Ela contou que escutou barulho de tiro e, quando foi ver, já encontrou o marido sangrando. Que o acompanhou até a área, momento em que ele caiu. Contou que dentro da casa estavam duas armas, sendo um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 22.
Polícia apurou que, na hora do crime, só estavam os dois na casa e que passaram o dia consumindo álcool. Foi descoberto ainda que, por volta das 23h, a polícia recebeu um chamado para uma ocorrência de violência doméstica no mesmo endereço. Testemunhas disseram que um casal estava brigando. Porém, quando a polícia foi até o local, a mulher disse que estava tudo bem, que eles só tiveram uma pequena discussão.
Já no atendimento do homicídio, ela foi encontrada com hematomas no olho e arranhões pelo corpo. Josias teve a morte confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Cena foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil e Perícia Oficial (Politec). Apenas a espingarda foi encontrada na casa. A arma e as munições foram apreendidas. A mulher está detida e é investigada.
Cáceres e Região
Festival Cultural da Cáceres – Cidade terá no final de semana uma das maiores festas religiosas da região
Sinézio Alcântara – Expressão Notícias
Uma das maiores festas religiosas da região será realizada neste final de semana em Cáceres: Acontecerá, entre os dias 20 e 22, na chácara do Cleomir, localizada o bairro Rodeio/Garcês o Festival Cultural de Cáceres. Serão três dias de apresentações de Cururu, Siriri e São Gonçalo. A população terá entrada franca.
Festas religiosas tradicionais, como Cururu, Siriri e São Gonçalo, serão resgatadas pela família da dupla Cleomir e Cleomar, no Festival Cultural de Cáceres, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho, na chácara do Cleomir, localizada no bairro Rodeio/Garcez. Todo evento terá entrada franca aos participantes.
O evento religioso, com o resgate de tradições, que começa na sexta-feira (20) conta com apoio do Governo Estadual e Assembleia Legislativa, através de uma emenda parlamentar do deputado Elizeu do Nascimento, por meio da Associação Mato-grossense de Cultura. O espaço na chácara já está devidamente preparado para as apresentações.
Além do Cururu, Siriri e São Gonçalo, consta na programação outros eventos culturais, que já realizados anualmente, pela dupla, Cleomir e Cleomar, como a Folia de Reis e a festa de São João, com as respectivas tradições, entre elas a lavagem da imagem do São João, levantamento do mastro e a festividade popular da Folia de Reis.
“A nossa festa já se tornou uma tradição em Cáceres. São milhares de pessoas que participam, anualmente, por que sabem que aqui só reina alegria. O local é seguro e amplamente acolhedor. E, isso, graças ao apoio do deputado Elizeu Nascimento nosso amigo e principal parceiro, há três anos, ajudando financeiramente, através da emenda parlamentar” frisa Cleomir.
A tradição religiosa acontece no amplo e aconchegante espaço da chácara do Cleomir, com a participação de várias atrações musicais formadas, além da dupla Cleomir e Cleomar, a Banda Ellus Evolution, da banda os Originais, também conhecida pelos Meninos de Cuiabá e Azis do Forró.
O evento prossegue no sábado (21) com apresentação de Cleomir e Cleomar, banda Nova Versão, Agita Som e Azis do Forro. Ainda no sábado, haverá o tradicional levantamento do mastro. Não faltarão durante os dias da festa, apresentação das danças folclóricas regionais Cururu, Siriri, São Gonçalo, São João e Folia de Reis.
A festança encerra no domingo (22) com várias atrações musicais e um churrasco aos festeiros, convidados e demais participantes da programação. Além da dupla Cleomir e Cleomar, estarão fechando com “chave de ouro” o evento, as bandas Novo Forró, Azis do Forró e Lambadão Vlogs.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Policiais militares se passam por civis, roubam oficina e são presos em operação em Cáceres (Vídeo)
-
Cáceres e Região7 dias ago
Cáceres recebe recurso federal para manter novas turmas em creches públicas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Autores de roubo majorado e usurpação de função pública são alvos de operação da Polícia Civil em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Criminoso tenta matar 3 pessoas em praça de Cáceres a tiros e facadas; ele foi preso
-
Cáceres e Região7 dias ago
Colisão fatal na BR-070 em Cáceres: Homem de 29 anos morre em batida entre carro e carreta
-
Cáceres e Região4 dias ago
Vereadora denuncia ameaça feita por esposa de colega e requer segurança da presidência da Câmara em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias ago
Ministro Carlos Fávaro lança Rota da Banana em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias ago
Em Cáceres mulher mata marido a facadas após agressões em noite de bebedeira