Brasileirão Série A

Estreante duplo, Zé Ricardo vê desafio do "tamanho da torcida" do Flamengo

Published

on

Zé Ricardo técnico Flamengo sub-20 (Foto: Cairo Oliveira)Zé Ricardo terá primeira chance como interino do Flamengo (Foto: Cairo Oliveira)

O treinador que a torcida do Flamengo vai ver pela primeira vez na beira do campo no domingo tem só 45 anos, mas vem de uma longa estrada. Professor de colégio municipal na Zona Norte do Rio de Janeiro, José Ricardo Mannarino, o Zé Ricardo, é um homem de hábitos simples, próprios de quem convive há mais de 20 anos longe da badalação dos campeonatos profissionais, e poucas palavras. A ponto de ficar tímido quando fala sobre o próprio trabalho.

– É um desafio do tamanho da torcida, e conto com o apoio de todos. Agradeço ao clube por ter me dado essa chance, e espero que o Muricy se recupere o mais rápido possível – disse, em referência a Muricy Ramalho, que deixou o cargo por problemas de saúde.

Educador e formador, o treinador interino do Flamengo já viu muitos jogadores iniciarem trajetórias de sucesso e outros tantos ficarem pelo meio do caminho. 

– O futebol é cheio de armadilhas – costuma dizer.

Zé Ricardo terá sua primeira chance nos profissionais em toda a sua carreira. A oportunidade surge no seu melhor momento. O título da Copa São Paulo de Juniores deste ano reforçou a impressão como um dos mais promissores técnicos de toda a base brasileira por vários companheiros. Assumiu o cargo em outubro de 2014, quando o time sofria diversas críticas, efeitos colaterais de um 7 a 0 sofrido contra o Fluminense no primeiro semestre daquele ano. Vinha de um ótimo momento no time sub-15, a “Geração 2000”, que chegou a ter seis jogadores na Seleção brasileira da categoria.

Logo em sua primeira final na nova função, Zé Ricardo  conquistou a Copa OPG, torneio disputado só por times cariocas, e chegou a passar mais de 30 jogos invicto com os juniores. No início de 2015, ele disputou a Copa São Paulo e o Flamengo foi eliminado pelo Atlético-MG nas oitavas de final nos pênaltis, após empate sem gols. Em agosto, foi campeão estadual após vencer os dois turnos em cima do Botafogo. Era um título que o Rubro-Negro não conquistava desde 2007.

O título de maior repercussão, no entanto, foi a Copinha de 2016, com uma vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, campeão da Libertadores Sub-20, nas quartas de final. Na decisão, a taça foi conquistada nos pênaltis sobre o Corinthians, após empate por 2 a 2 com o Pacaembu lotado. No intervalo, o Rubro-Negro perdia por 2 a 0 (veja vídeo abaixo).

 

– Eu achei que o time jogou bem no primeiro tempo, criou oportunidades, então incentivei os jogadores. Fiz apenas duas mudanças táticas: recuei o Trindade para jogar como volante ao lado do Ronaldo e dar mais liberdade para o Lucas Paquetá e inverti os pontas, Matheus Sávio e Cafu – explicou depois do jogo.

Equilíbrio, estudo e facilidade com jovens

Uma das características mais visíveis de Zé Ricardo para quem acompanha os jogos do Flamengo é a tranquilidade em campo. Dificilmente o técnico é visto se esgoelando na beira do campo, gritando com os comandados. Atento, ele busca observar sempre os jogos e orientar. Como, por exemplo, na final da Taça Brasil-Japão Sub-15 de 2014, em que o Rubro-Negro goleava o Corinthians por 4 a 0 e ele dizia.

– Vamos respeitar! Tem colega de profissão de outro lado.

O estudo do jogo é algo que também está presente em todas as conversas sobre o técnico, que tentou a carreira de jogador como zagueiro do São Cristóvão e do Olaria, mas se aposentou precocemente. Apontado como referência no futsal carioca, ele passou por Flamengo, Vasco e Botafogo na década de 90. No Cruz-Maltino, foi técnico dos meias Felipe e Pedrinho em 1993, no infanto-juvenil.

Além do futsal carioca, Zé Ricardo comandou equipes adultas na Itália, antes de migrar para o campo em 2005, para assumir o time mirim do Flamengo. Nesse meio tempo, ele conviveu muito com jogadores entre 14 e 19 anos, o que faz com que, além dos aspectos táticos do jogo, tenha também uma boa capacidade de comunicação com garotos.

– O que me impressiona nele há muito tempo é que ele sempre consegue convencer os jogadores dele a fazerem o que ele quer, e tem os grupos na mão. No futsal, quando ele mudava de clube, os jogadores queriam ir com ele. E acho que, mesmo depois de ter migrado para o campo, ele continuou com essa metodologia, de trazer sempre o jogador para o lado dele. Além disso, sempre monta os times muito bem – elogia Rafael Marques, repórter da Rádio Globo, que foi supervisor de futsal do Fluminense no final da década de 90.

No mirim, em 2005, Zé Ricardo aprovou jogadores como Thomas, e comandou parte dos campeões da Copa São Paulo de 2011. Ele saiu do clube em 2008 para comandar o Audax-RJ, e retornou em 2012, já no sub-15. Foi, por exemplo, o responsável pela indicação do centroavante Felipe Vizeu, a quem viu jogar em uma competição em Belo Horizonte pelo América-MG. 

Convite para a Seleção recusado

Em março de 2015, o telefone de Zé Ricardo tocou. Era Erasmo Damiani, coordenador de base da CBF, que o convidava para assumir a Seleção brasileira sub-15. Recém-promovido para o sub-20 na época, o treinador conversou com os dirigentes da base rubro-negra e, depois de pensar muito, decidiu ficar.

– Foram as 48 horas mais difíceis da minha carreira profissional. Não é nenhum demérito à categoria sub-15, até porque é e continua sendo um sonho. Mas pela confiança que o Flamengo me deu, e a percepção de que o clube evolui em todos os setores, decidi ficar. Foi uma escolha complicada, e eu decidi com meu coração – contou.

A aposta, ousada, tem dado certo até agora. E o primeiro jogo de Zé Ricardo como técnico do Flamengo é contra a Ponte Preta, neste domingo, às 11h, em Campinas.

Zé Ricardo técnico Flamengo sub-20 (Foto: Nicholas Modesto)Zé Ricardo conquistou a Copa São Paulo em 2016 (Foto: Nicholas Modesto)

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Internacional

Governo publica edital de programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual

Published

on

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (23.01) o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes serão selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio

De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (veja o quadro ao final da matéria). Os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos: os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1 também é exigido que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022, com o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

Os estudantes deste primeiro grupo serão classificados em duas etapas: a primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%, e o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios: 1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First; 2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma; 3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma; 4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada; e 5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Já o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo será passada para o próximo classificado.

A Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.

Abaixo, confira a distribuição de vagas por Diretoria Regional de Ensino. Já a publicação do edital pode ser conferida aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana