conecte-se conosco


Destaque

Estado forma mais 455 novos investigadores da Polícia Civil

Publicado

A espera de quase três anos para candidatos do cadastro de reserva ao cargo de investigador de polícia, do Concurso de 2013, terminou nesta semana. Depois de um longo processo, entre serem chamados e nomeados efetivamente, 455 novos investigadores concluíram o 14o. Curso de Formação Técnico-Profissional, dentro do planejamento do Governo do Estado para recomposição do efetivo da Segurança Pública de Mato Grosso.  A formatura foi realizada nesta sexta-feira (24.06), na sede da Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol), em Cuiabá.

O governador Pedro Taques  lembrou, com bom humor em seu discurso, as constantes “abordagens” ocorridas ainda na campanha eleitoral e durante os primeiros meses de sua gestão, dos aprovados do cadastro de reserva do concurso, que pediam para que fossem nomeados.

“Na campanha. No ato da posse. Por todos os lugares que andei, nas redes sociais e até em velório, lá estava você Cadastro de Reserva, me seguindo por onde estivesse. Você conseguiu. E hoje é servidor público do Estado de Mato Grosso. E tem um papel fundamental de dar conforto a uma vítima. Apontar um culpado após uma investigação rigorosa e também fazer com que um inocente não pague por um crime que ele não cometeu”.

Taques também destacou que em 15 meses de gestão formou 1.077 novos investigadores e escrivães da Polícia Judiciária Civil, número que representa um terço total de efetivo da instituição, atualmente de 3.290 policiais, aproximados.

Leia mais:   Vereador Marcos Ribeiro quer recapeamento da marginal da Avenida São Luiz

O delegado geral da Polícia Civil, Adriano Peralta, destacou a nova fase de atividade dos policiais. “A partir de segunda-feira (27), a vida dos senhores e senhoras vai mudar mais ainda. Nova cidade, novos colegas, novo rumo. A vida é assim, cíclica. A profissão que escolhemos é muito dinâmica, imprevisível. Tenham certeza que nos locais mais difíceis encontrarão as pessoas mais acolhedoras. Aprendam a olhar nos olhos das pessoas que vão atender”, incentivou.

O responsável pela formação dos novos policiais, diretor da Academia de Polícia Judiciária Civil, Carlos Fernando Cunha, destacou que, além de conhecimento técnico, o objetivo era lapidar a pessoa por trás do distintivo.”Nós precisamos cada vez mais de uma policia em que os filhos se orgulhem dos pais. Com satisfação, percebo que estão levando consigo coragem, nobreza, companheirismo, ética e humildade”.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, parabenizou os formandos, os professores e a família dos novos investigadores por contribuíram na formação do caráter. “Não estamos formando aqui apenas profissionais da segurança, mas cidadãos de bem, que vão salvaguardar a sociedade mato-grossense”.

Formandos

Motivado a fazer a diferença positivamente, o formando Carlos Lemes Vieira, 32 anos, conta que a atividade policial é um sonho antigo. “Durante o curso de formação aprendemos com técnicas e doutrinas a melhor maneira de defender a sociedade mato-grossense, respeitando o cidadão e mantendo a ordem pública”.

Para Adailson Ramos, 30 anos, a missão policial é também um desejo de infância. “É algo que sempre sonhei e que, agora, está se tornando realidade. É uma honra integrar a parcela da sociedade que luta pelo bem”.

Leia mais:   Banda de Cáceres ‘O Mormaço Severino’ lança álbum com músicas autorais

O orador, Vicente Gomes, definiu o momento atual dos formandos. “Hoje, estamos sendo ‘devolvidos’ à sociedade para retribuir a excelente formação recebida. Somaremos forças para desenvolver nossa missão”.

Regionais

Os recém-formados vão atuar na recomposição do efetivo em 15 regionais da PJC em Mato Grosso: Água Boa, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Sinop, Rondonópolis, Primavera do Leste, Confresa, Alta Floresta, Juína, Tangará da Serra, Cuiabá e Várzea Grande. As portarias serão entregues para a região metropolitana na segunda-feira (27) e para os polos dos interior entre os dias 28 a 30 de junho.A solenidade também contou com a presença dos diretores da Polícia Judiciária Civil: Rogério Atilio Modelli (Adjunto geral), Maria Alice Barros Amorim (Atividades Especiais), Miguel Rogério Gualda (Metropolitano), Walfrido Franklin Nascimento (Interior), Mário Dermerval (Execuções Estratégicas), Gerson Vinicius Pereira (Inteligência), Jesset Munoz de Lima (Corregedor); delegados regionais de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, Anaíde Barros, Wladimir Fransosi, e Sérgio Ribeiro, respectivamente; presidentes dos Sindicatos dos Delegados e dos Investigadores, Wagner Bassi e Cledison Gonçalves; além de representantes da Justiça e de outras forças da Segurança Pública do Estado e da União, como a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa Militar; Defensoria Pública, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Politec e Corpo de Bombeiros.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Governador avalia ‘vetar’ festas de ano novo e Carnaval em cidades de MT

Publicado

A Gazeta

Governador Mauro Mendes (DEM) não descarta decretar novas medidas restritivas para evitar aglomerações no Réveillon e no Carnaval em Mato Grosso. O assunto começou a ser repensado por autoridades de todo país com a disseminação da nova cepa da covid-19, dominada de variante ômicron.

Ao ser questionado sobre o assunto na manhã de quarta-feira (1º), Mendes disse que vai avaliar a situação com a equipe técnica da da Saúde.

“Nós estamos estudando isso, existem muitos rumores no país e no mundo de que algo diferente parece estar acontecendo. Graças a Deus no Brasil muitas pessoas se vacinaram enquanto existe um grupo que reluta em acreditar no imunizante. A maioria das mortes são de pessoas que tem outras doenças ou que não se vacinaram”, disse durante o almoço de para apresentação do balanço do terceiro ano de gestão.

Com a quarta onda de coronavírus na Europa e o avanço da variante ômicron, governos têm cancelado festas de Réveillon pelo Brasil. Salvador, Fortaleza, Florianópolis, João Pessoa e Belo Horizonte são exemplos de cidades que cancelaram eventos públicos de ano novo.

Leia mais:   Forças de segurança apreendem helicóptero com mais de 324kg de cocaína em Comodoro

Durante a manhã, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) também anunciou a suspensão das festividades de fim de ano e do carnaval do ano que vem. Diante do atual cenário, o chefe do Executivo reiterou que o assunto precisa ser pensado com responsabilidade.

Ele também deixou claro que qualquer medida será orientava, ou seja, cada prefeito poderá decidir se adotará ou não. “Eu vou ouvir nossa área técnica de Brasil aquilo que ciência está recomendando e vai ser assim que vamos dar uma orientação aos prefeitos. Caberá aos gestores de cada cidade tomarem essas decisões”, finalizou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

MT não registra mortes por covid nas últimas 24 horas, diz SES

Publicado

A Gazeta

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) não notificou novas mortes pela covid-19 em Mato Grosso nas últimas 24 horas. Porém, dados divulgados pela pasta na quarta-feira (1) mostram que há 1.303 pessoas em isolamento domiciliar por conta da doença.

Com a atualização, Mato Grosso passou a contabilizar 553.025 contágios, dos quais em 537.230 casos as pessoas infectadas se recuperaram da doença. Contudo, outras 14.011 pessoas não resistiram ao vírus e morreram.

Hoje, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é de 23,03%. O mesmo índice relativo às enfermarias está na casa dos 5%. Ambas as taxas têm apresentado queda ao longo dos últimos meses.

As cidades com mais casos são: Cuiabá (114.322), Várzea Grande (41.902), Rondonópolis (38.524), Sinop (26.819), Sorriso (18.600), Tangará da Serra (17.870), Lucas do Rio Verde (15.779), Primavera do Leste (14.867), Cáceres (12.016) e Alta Floresta (11.356).

Até terça-feira (30), o governo federal confirmou o total de 22.094.459 casos da covid-19 no Brasil e 614.681 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta quarta-feira.

Comentários Facebook
Leia mais:   Governo paga servidores estaduais nesta terça-feira (30)
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana