conecte-se conosco


Estadual

Equilíbrio fiscal é dever de todos

Publicado

Neste momento de evidentes dificuldades, financeiras e econômicas, que impactam toda a sociedade brasileira e que se refletem no Estado de Mato Grosso, o setor produtivo sente a necessidade de contribuir e se posicionar frente ao debate sobre a necessidade de um ajuste fiscal nas contas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso.

Entendemos que este é um momento para unir forças em prol da economia do Estado, pois só com desenvolvimento econômico vigoroso se gera riqueza para o conjunto da sociedade. Nosso Estado representa atualmente 33% do saldo da balança comercial brasileira, e seu desempenho econômico contribui em muito para a economia brasileira. O setor produtivo entende que, neste momento, decisões que levem a um aumento na carga tributária estadual significam uma ainda maior redução na capacidade de geração de empregos que é, sem dúvida, o drama principal da sociedade brasileira no contexto atual.

Naturalmente que ajustes no modelo tributário precisam e devem ser feitos, mas há que se priorizar claramente a diretriz de manter e ampliar a competitividade da economia mato-grossense, visando gerar cada vez mais desenvolvimento em nosso estado. Os investimentos em infraestrutura precisam avançar, e os serviços governamentais nas áreas sociais precisam ser aprimorados. Diante deste contexto, nos posicionamos a favor da Responsabilidade Fiscal no âmbito do Governo Estadual.

Leia mais:   “Estamos preparados para receber, fazer a logística e distribuir a vacina aos municípios”, garante governador

Conceder reajustes salariais aos servidores além da capacidade financeira do Estado certamente comprometerá o bem-estar do conjunto da população do Estado, que é de mais de 3 milhões de habitantes. Toda a sociedade (empresários, empregados, servidores públicos e entes governamentais) precisa fazer algum sacrifício para que a economia não sofra ainda mais prejuízos e retome o mais rapidamente possível o seu crescimento vigoroso.

É legítimo que cada setor da sociedade defenda seus interesses, mas jamais devemos esquecer que o Estado de Mato Grosso somos todos nós.

FIEMT Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso

FECOMÉRCIO MT Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso

FACMAT Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso

FCDL/MT Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Mato Grosso

Assessoria FIEMT

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Unemat disponibiliza estruturas dos 13 campus para Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Publicado

Assessoria

A Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) vai disponibilizar toda a sua estrutura física nos seus 13 câmpus para apoiar a campanha de vacinação contra a Covid -19 que deve começar na próxima semana.

O reitor da Unemat professor Rodrigo Bruno Zanin afirmou que a Unemat tem compromisso com a sociedade de Mato Grosso. “De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, a responsabilidade de estrutura será dos municípios, poir isso a Unemat decidiu que vai disponibilizar toda a estrutura para imunização, sejam salas, freezers, limpeza, e quais outros insumos possíveis”, afirma o reitor.

Hoje (15) diversas instituições de ensino superior do Brasil aderiram à Campanha de vacinação contra a Covid-19,  cedendo suas estruturas físicas, entre elas a Unemat,  conforme matéria produzida pelas instituições.

Veja matéria na íntegra:
Universidades, Centros Universitários, Faculdades e instituições de ensino de todo o país aderem à campanha de vacinação contra a Covid-19

O Ministério da Saúde acaba de ganhar fortes aliados na campanha de vacinação contra a Covid-19. O Programa Nacional de Imunização (PNI), que deve começar ainda este mês, terá o apoio do segmento da Educação Superior em todo o país. Universidades federais, omunitárias, particulares, estaduais e municipais se uniram e colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal com a finalidade de ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação da população. Essa iniciativa que prevê inclusive cessão de parte de suas estruturas físicas, equipamentos e, em alguns casos, até recursos humanos, visa dar maior potência ao SUS na tarefa de imunizar o maior número de pessoas em menor tempo possível.

Leia mais:   Escola Senador Mário Motta oferece vagas para ensino de qualidade

“Nós temos uma rede de hospitais universitários, de ensino, filantrópicos e particulares, com profissionais habilitados aos processos pedagógicos das variadas campanhas de imunização nacional e que podem ampliar o potencial de atendimento disponível no SUS”, disse o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Waldemiro Gremski, em ofício enviado ao Ministro da Saúde, ao Ministro da Educação, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, ao Presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saúde e ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Saúde. “Algumas instituições educacionais já possuem projetos, em parceria com gestores de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, junto às Unidades Básicas de Saúde – UBS, diz outro trecho do ofício.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como a Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (Abiee), Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e Fórum Nacional de Faculdades Comunitárias (Forcom).

Leia mais:   Treze municípios estão com risco moderado de contaminação pela Covid-19 em MT

Até o momento, mais de 152 instituições já aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub, em apoio ao SUS e aos Gestores de Saúde, e, até o final de semana, poderão ser mais de 200 Instituições de Educação Superior. Elas estão disponibilizando freezers e geladeiras de alta potência, salas equipadas para as equipes do SUS (quando e onde for o caso), além de computadores e veículos para apoiar essa imunização em todos os Estados e no DF.

Comentários Facebook
Continue lendo

Destaque

Camiseta azul royal, com faixas diagonais, será o novo uniforme dos estudantes de MT

Publicado

Seduc – MT

O uniforme azul royal, com faixas diagonais nas cores verde, amarelo e branco, foi o mais votado na enquete realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e será o modelo usado pelos estudantes a partir deste ano.

A camiseta escolhida recebeu 63% dos mais de 22 mil votos. A enquete no site www.seduc.mt.gov.br começou no dia 11 de janeiro e foi encerrada às 12h desta sexta-feira (15).

A Seduc-MT vai comprar 750 mil camisetas. Cada aluno da rede estadual de ensino vai receber dois uniformes de forma gratuita. Para que não haja problema com as medidas dessas camisetas, foi solicitado às escolas que informem os tamanhos que serão necessários para atender a demanda.

Comentários Facebook
Leia mais:   Governo planeja comprar R$ 6,5 mi de seringas para vacina de covid
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana