Cáceres e Região

Entusiasta da ZPE e Hidrovia Paraguai-Paraná morre em Cáceres aos 77 anos o engenheiro Adilson Reis

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

Um dos maiores especialista em logísticas estruturais – hidrovia, ZPE, porto, aeroporto – do Estado, o engenheiro Adilson Reis, foi a óbito na madrugada, desta terça-feira (04/02), em Cáceres. Vítima de um AVC, ele faleceu, por volta das 2h30 ao dar entrada no Hospital Qualit. Ele já tinha problemas de saúde. Porém, as enfermidades não o afastavam dos trabalhos.

Informações de familiares, dão conta de que o engenheiro, passou mal, foi socorrido, às pressas, mas não resistiu, vindo a falecer. O corpo, será velado, na funerária Pax Silva, localizada na Avenida Getúlio Vargas. Natural de Cáceres, 77 anos, casado com a professora universitária Mirami Reis, Adilson deixa dois filhos e três netos.

O engenheiro Adilson era reconhecido, nacionalmente, por ter sido, um dos principais responsáveis pela implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), instalada em Cáceres, do qual participou, há mais de três décadas, desde sua criação, em 1990. E, atualmente, ainda era presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação (AZPEC).

Leia mais:   Cáceres é destaque nos Jogos Regionais com nove títulos e se prepara para fase estadual

Destacava que “a ZPE é extremamente importante para a saída de insumos, grãos, trigo, madeira, carne. Em um raio de 400 quilômetros em Cáceres nós temos todas essas cadeias produtivas”. ZPE é uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados.

Apesar da dedicação pelo projeto, o sonho não chegou a ser concretizado. Somente no próximo mês o governo do Estado, fará a inauguração oficial do empreendimento.

O engenheiro Adilson Reis também ficará marcado na história, como grande entusiasta do modal hidroviário. Ele tinha a esperança de ver implantada de vez a navegação pela hidrovia Paraguai-Paraná.

Para isso, Reis defendia a construção de terminais portuários como de Barranco Vermelho e Paratudal. “Os terminais portuários irão beneficiar a instalação da ZPE, facilitando a exportação e transporte logístico dos produtos, principalmente com a proximidade física dos dois empreendimentos”.

Adilson era tido pela maioria dos profissionais da imprensa, como verdadeira enciclopédia viva. Era a ele a quem os jornalistas de Cáceres e do Estado recorriam para informações sobre temas estruturais relevantes. Além das lutas em defesa da implantação da ZPE e hidrovia, o ilustre engenheiro cacerense deixa outros legados, como pai, amigo e profissional exemplar.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Cacerense vence o Dom Bosco na Arena Pantanal

Published

on

Por Redação do ge — Cuiabá

O Cacerense manteve os 100% de aproveitamento na 2ª Divisão do Campeonato Mato-grossense 2025. A equipe de Cáceres venceu o Dom Bosco por 2 a 1, nesta quinta-feira (19), na Arena Pantanal, pela segunda rodada da competição. Carlos marcou os dois gols do time visitante, enquanto Guilherme Teixeira descontou para o Leão da Colina.

Foi a segunda derrota consecutiva do Dom Bosco, que segue sem pontuar na Segundona. Já o Cacerense chega a seis pontos em dois jogos, liderando momentaneamente o Grupo B.

Além deste confronto, a rodada também teve outras definições importantes. No mesmo grupo, o Sorriso venceu o Chapada por 2 a 0 e também chegou aos seis pontos.

Pelo Grupo A, o Uirapuru conquistou a primeira vitória na competição ao bater o Ação por 4 a 3, no Estádio Dito Souza. O time cuiabano se recuperou após a derrota na estreia.

A 2ª Divisão do Mato-grossense 2025 reúne 10 clubes divididos em dois grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, na disputa pelo acesso à elite estadual em 2026.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS – Polícia Militar apreende armas de fogo, munições e prende mulher por porte ilegal

Published

on

Foto: PMMT

Por Wellyngton Souza

Policiais militares da 3ª Companhia Independente apreenderam, nesta quarta-feira (18.6), quatro armas de fogo e munições de calibres diversos, em uma residência, às margens da MT-339, no município de São José dos Quatro Marcos (310 km de Cuiabá). Uma mulher, de 46 anos, foi detida em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, as equipes prestaram apoio para cumprimento de uma determinação judicial na apreensão de um veículo modelo Nissan. Assim que os policiais chegaram no local, visualizaram pela janela do imóvel, duas armas de fogo sobre a cama, sendo um revólver e uma espingarda.

Em seguida, os militares se depararam com a suspeita. A mulher confessou que havia mais armamentos dentro da casa. No entanto, ela não revelou a origem e não apresentou nenhum documento de autorização dos órgãos competentes.

Os policiais militares entraram na residência e flagraram mais duas armas de fogo, sendo dois rifles e um de pressão, em cima do guarda-roupa. Além disso, foram recolhidos também 13 munições de calibres diversos e outros cinco estojos deflagrados.

Leia mais:   Livro "Cantos de Amor e Saudade - A história de Cáceres" será lançado na quarta-feira (18)

A suspeita e os armamentos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana