Junho foi um mês de altos e baixos para a Ponte Preta no Campeonato Brasileiro. Em sete jogos por enquanto, foram três vitórias, três derrotas e um empate. O aproveitamento de quase 50% colocou a Macaca no paredão, em situação mais incômoda do que confortável. O tira-teima acontece nesta quinta-feira, contra o Santa Cruz, às 19h30, no Arruda, pela 12ª rodada. O resultado vai pressionar ou aliviar os próximos dias alvinegros.

A Ponte abriu junho fazendo 2 a 1 no América-MG em Belo Horizonte. Depois, perdeu para o Grêmio, por 1 a 0, também fora de casa. Na sequência, embalou ao bater Chapecoense (2 a 1) e Atlético-PR (3 a 2) no Majestoso. A partir daí, entrou em viés de queda: caiu diante de Atlético-MG (3 a 0, em Minas) e Cruzeiro (4 a 0, em Campinas) e ficou no 1 a 1 com o Vitória, em Salvador. Ao todo, foram 10 pontos em 21 disputados. Os três jogos seguidos sem vencer deixaram a Macaca mais perto da degola do que do pelotão da frente, com 14 pontos.
– Temos de tentar tirar esse peso (do jejum). O campeonato é difícil, precisamos encontrar o equilíbrio. Antes das derrotas, vínhamos num padrão legal, mas aconteceu a queda, ajustamos no último jogo e precisamos continuar ajustando. O importante é pontuar – disse o técnico da Ponte Preta, Eduardo Baptista.
Duas escritas da Ponte neste Brasileirão também estão em jogo nesta quinta. Uma para o bem, outra para o mal. Enquanto desafia a sina de reabilitar times em crise – foi assim com Corinthians, Flamengo, Atlético-MG e Cruzeiro, a Macaca defende a invencibilidade contra os concorrentes diretos, como é o caso do Santa. O desempenho é positivo quando enfrenta adversários do “torneio paralelo”, entre as equipes fora do grupo dos favoritos e que são potenciais rivais em um eventual momento de perigo. Dentro desse recorte, bateu América-MG, Chapecoense e Atlético-PR e empatou com Figueirense e Vitória até o momento.
A condição do Santa Cruz aumenta a responsabilidade da Ponte de ao menos conseguir um ponto no Recife. O Tricolor pernambucano acumula seis derrotas nos últimos sete compromissos – três de maneira seguida – e aparece na zona de rebaixamento, com 11 pontos, depois de ser a principal sensação no começo do Brasileiro.
– É mais um confronto direto. Sabemos que o nosso campeonato é contra esses times, com os pés no chão. Claro que buscamos coisas maiores, e nosso objetivo é pontuar contra esses times para subir na tabela – comentou o volante Renê Júnior.
Sobre a escalação, Eduardo Baptista tem a chance de repetir a formação que levou a campo contra o Vitória, com três volantes no meio de campo e um ataque mais leve, sem um homem de referência. Matheus Jesus e Pottker foram as novidades nos lugares de Cristian e Roger, respectivamente. Como a atuação agradou, a tendência é que o técnico mantenha a base e o sistema, mas a definição também depende da parte física de alguns jogadores.
– Vamos observar um pouco mais. Pela sequência pesada de jogos, que é complicada para todos os times, vamos ver a parte física. A tendência é que, se o time mudar, mude muito pouco. Vamos estudar o Santa Cruz e escolher as melhores opções – analisou Eduardo.
>> Santa Cruz x Ponte Preta
Data e local: quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), em Recife
Possível escalação do Santa Cruz: Tiago Cardoso, Léo Moura, Allan Vieira, Danny Morais e Roberto; Uillian Correia, Leandrinho e João Paulo; Arthur, Keno e Grafite
Desfalques do Santa Cruz: Wellington Cezar e Tiago Costa (lesionados)
Pendurados do Santa Cruz: Grafite, Keno, Léo Moura, Wallyson, Uillian Correia, João Paulo e Lelê
Provável escalação da Ponte: João Carlos, Jeferson, Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior e Matheus Jesus; Pottker, Clayson (Roger) e Felipe Azevedo
Desfalques da Ponte: Wellington Paulista (incômodo muscular) e Elton (lesão)
Pendurados da Ponte: Cristian, Fábio Ferreira, Kadu, João Carlos, João Vitor, Matheus Jesus, Pottker, Reinaldo e Thiago Galhardo
Transmissão: Premiere (com Rodrigo Raposo e Ricardo Rocha)
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento apita, auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Pedro Jorge Santos de Araújo, todos de Alagoas
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 19h