
O América-MG já tem um novo treinador. É Enderson Moreira! O treinador mineiro, que treinou o Goiás até junho desta temporada, acertou um contrato até o final do próximo Campeonato Mineiro com o Coelho e será apresentado até a próxima sexta-feira pelo clube. Ele já comanda a equipe americana, última colocada do Brasileiro, na partida contra o Flamengo, na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), em Cariacica, no Espírito Santo.
Enderson substitui Sérgio Vieira, demitido há três dias, e chega para tentar mudar o rumo do América-MG no Brasileiro. Em 15 jogos, o time venceu apenas dois, empatou outros dois e teve 11 derrotas. São nove gols marcados e 27 sofridos. A equipe está bem distante dos adversários contra o rebaixamento e precisa reagir rapidamente.
Em contato com a reportagem do GloboEsporte.com, um dos presidentes do América-MG, Alencar da Silveira Júnior, confirmou a contratação do treinador e disse que todos no clube estão unidos para tirar o time da situação.
– Está confirmada a contratação do Enderson Moreira. A partir de agora e sempre, continuamos juntos, todos nós da diretoria e do clube, para tirar o América-MG dessa má fase no Brasileiro – disse o dirigente.
Apesar do anúncio, Enderson Moreira não era unanimidade no América-MG. Celso Roth, campeão da Libertadores pelo Internacional e com passagens por grandes clubes do Brasil, era o favorito para assumir, pois a diretoria considerava o técnico com perfil mais adequado para este momento do Coelho. Mas o treinador, devido a uma proposta do exterior, agradeceu a procura, mas recusou o convite.
Currículo
Com 44 anos atualmente, Enderson iniciou a carreira no próprio América-MG, sendo preparador físico do clube em 1995. Trabalhou também nas divisões de base de Cruzeiro e Atlético, sendo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007 pela Raposa.

Em 2011, Enderson Moreira treinou o Fluminense de maio a setembro. Em outubro do mesmo ano, acertou com o Goiás, entre o final daquela temporada e dezembro de 2013. Depois de bom aproveitamento no Goiás, ele acertou com o Grêmio e ficou por lá até julho de 2014. Depois acertou com o Santos, em setembro de 2014, ficando até março do ano seguinte. Entre março e abril de 2015 ficou no Atlético-PR. Ainda em maio acertou com o Fluminense, ficando até setembro. Em dezembro assumiu o Goiás e ficou até o início de junho deste ano, quando foi demitido.
Todos os títulos de Enderson foram com o Goiás. Em 2012, levantou a Série B. No mesmo ano, em 2013 e nesta temporada, ele foi campeão goiano com o Esmeraldino.