Mato Grosso
Empaer prorroga consulta pública e amplia participação no Plano Estratégico 2026-2033
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) prorrogou até o próximo dia 20 de outubro a consulta pública que vai embasar a construção do Plano Estratégico 2026-2033, documento que definirá as políticas e prioridades da instituição para os próximos oito anos. A iniciativa busca garantir a participação direta de produtores, técnicos extensionistas, gestores municipais e parceiros institucionais na definição das ações que irão fortalecer a agricultura de pequena escala em Mato Grosso.
Para participar, basta acessar o site da Empaer e clicar no banner disponível na página inicial, que direciona ao formulário digital. “Esta é a chance de manifestação de todos que desejam contribuir com a construção de políticas públicas ou com a forma como a gestão da Empaer acontece. Cada sugestão é essencial para aperfeiçoar nosso trabalho no campo”, explica a chefe do Departamento de Desenvolvimento de Cadeias de Valor da Empaer, Luma Prados.
A elaboração do Plano Estratégico conta com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que capacita e orienta a equipe técnica da Empaer para garantir a conformidade do documento com as normativas estaduais. O conteúdo resultante da consulta pública também servirá de base para a formulação do Plano Plurianual (PPA) e do Plano de Trabalho Anual (PTA) da empresa. “O Plano Estratégico é o principal instrumento norteador das diretrizes da Empaer, pois define os eixos e áreas prioritárias de atuação, refletindo diretamente no PPA e na PTA”, destaca o diretor técnico em exercício de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e chefe do Departamento de Crédito e Políticas Públicas, Dionei Ribeiro.
De acordo com o diretor-presidente da Empaer, Suelme Evangelista, o processo de escuta pública reforça o caráter democrático e transparente da gestão. “Queremos que a Empaer continue sendo uma empresa que ouve, que constrói junto com os produtores e os municípios. O Plano Estratégico é um pacto entre Estado e sociedade para orientar as ações que realmente mudam a vida de quem vive da terra”, destaca.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andréia Fujioka, ressalta que o fortalecimento institucional da Empaer é peça-chave para a consolidação das políticas públicas voltadas à agricultura de pequena escala. “A Empaer é o braço técnico do Governo do Estado no campo. É por meio dela que o conhecimento, a assistência e a pesquisa chegam ao produtor. Por isso, ouvir a sociedade nesse processo é garantir que o plano de trabalho dos próximos anos tenha como foco as reais demandas do território”, destaca Fujioka.
A construção do Plano Estratégico é conduzida por um grupo de trabalho formado em parceria com a Seplag, com participação das diretorias da Empaer de Pesquisa e Fomento, Assistência Técnica e Extensão Rural e Gestão Sistêmica, além da Presidência.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Na COP, Mauro cobra países ricos: “Não queremos migalhas; coloquem a mão no bolso”
Na COP 30, em Belém (PA), o governador Mauro Mendes cobrou dos países ricos o cumprimento das promessas feitas há mais de 30 anos nas conferências climáticas, com o financiamento das ações de preservação das florestas tropicais.
“Falaram agora em R$ 5,5 bilhões. Cadê os R$ 100 bilhões que prometeram durante tantas e tantas COPs e nunca aconteceu? Precisamos ser respeitados como país do agronegócio, das florestas, da biodiversidade. Eles precisam pagar. E não com migalhas”, afirmou, nesta segunda-feira (10/11).
Mauro destacou que Mato Grosso é exemplo de equilíbrio entre produção e preservação, já que o estado mantém 60% do território preservado, é um dos maiores produtores de alimentos do planeta e ainda contribui para a segurança ambiental e alimentar do Brasil e do mundo.
Em contrapartida, conforme o governador, os países desenvolvidos continuam ampliando o consumo de combustíveis fósseis e carvão, enquanto impõem restrições aos países que de fato conservam o meio ambiente.
“Os países ricos mudaram muito pouco o seu comportamento. Continuam poluindo, devastaram o que tinham e hoje não têm coragem de colocar a mão no bolso para retribuir a quem verdadeiramente preserva. Essa verdade precisa ser dita”, afirmou.
Mauro ainda chamou atenção para os entraves burocráticos que impedem o uso sustentável dos recursos naturais no Brasil, burocracia essa que usa a falsa alegação de defesa ambiental.
“Quanto custa ficar 15 anos esperando uma licença para uma mina de potássio no Amazonas, essencial ao agronegócio e à segurança alimentar do planeta? Quanto custa não termos a Ferrogrão ligando o Norte de Mato Grosso ao Pará, enquanto os caminhões queimam óleo diesel? E ainda querem dizer que isso é um atentado ao planeta? Atentado é a mentira que eles contam há décadas”, criticou.
O painel contou também com a participação dos governadores Helder Barbalho (PA), Wilson Lima (AM), Carlos Brandão (MA) e Clécio Luís (AP).
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros faz extinção e rescaldo de incêndio em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta segunda-feira (10.11), para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência no bairro Novo Horizonte, no município de Sinop (a 479 km de Cuiabá).
A equipe do 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM) recebeu o chamado de emergência por volta das 11h30 e, prontamente, se deslocou até o local indicado.
Ao chegar, os bombeiros constataram que os vizinhos já haviam iniciado o combate ao incêndio e controlado as chamas. De acordo com informações obtidas no local, o fogo teria sido iniciado após um idoso com problemas psiquiátricos ter ateado fogo em um colchão.
A equipe do 4º BBM realizou a extinção total do fogo e procedeu com o rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.
Não havia ninguém na residência no momento do incêndio, e foram registrados apenas danos materiais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cultura7 dias agoMaria e José são os nomes mais comuns entre os mato-grossenses
-
Cáceres e Região7 dias agoAlunos da Escola Militar Tiradentes de Cáceres vão ministrar oficina sobre construção de foguetes de garrafas PET
-
Cáceres e Região5 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoAlvejado na madrugada, homem de 39 anos morre em Cáceres
-
Cáceres e Região7 dias agoEM VALE DE SÃO DOMINGOS- Bombeiros resgatam jaguatirica em pátio de agência bancária
-
Cáceres e Região6 dias agoFronteira: Jayme Campos contraria Governo e ajuda aprovar PL da regularização fundiária
-
Cáceres e Região5 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres


