Brasileirão Série A

Emoção à prova: por afirmação, Danilo reencontra Sport na 1ª vez no Beira-Rio

Published

on

Danilo Fernandes em treino do Inter  (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)Danilo Fernandes pede para Inter não deixar espaços contra Sport (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

O destino resolveu brincar com Danilo Fernandes. Logo em sua segunda partida com a camisa do Inter – a primeira no Beira-Rio –, o goleiro já enfrenta o Sport, clube que defendia há pouco mais de 15 dias. Para mostrar ao torcedor que a primeira amostragem, diante do São Paulo, no Morumbi, não foi apenas “sorte de principiante”, terá que deixar a emoção por rever os amigos de lado nesta quinta-feira.

Talvez nem o próprio goleiro, enquanto negociava com o clube gaúcho para sair da Ilha do Retiro, tenha atinado que o Sport voltaria à sua vida tão cedo. Pouco mais de duas semanas após a despedida com o vice-campeonato do Pernambucano, Danilo revê o Leão, só que dessa vez como rival. Em vez de orientar por uma nova vitória, terá que conter os avanços dos antigos parceiros.

LEIA MAIS:
> Seijas evita se comparar a D’Ale
> Argel fecha treino antes do Sport
> Sasha e Vitinho mostram efetividade

O próprio arqueiro sabe que a situação será inusitada. Enquanto se adapta ao Inter e conhece os atrativos de Porto Alegre, mantém latente o carinho por tudo que envolve o Sport. Antes do jogo – e até depois –, prevê uma romaria de abraços e bate-papo. Porém, durante os 90 minutos, só pensará em conquistar a segunda vitória pelo time de Argel:

– Enfrentarei meu ex-clube tão rápido. Irei rever meus amigos, mas isso fica fora do campo. Dentro será uma batalha. Precisamos fazer nosso dever. Não podemos perder ponto dentro de casa. Será legal, mas em campo cada um defende o seu.

Danilo Fernandes goleiro Inter (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação, Internacional)Danilo Fernandes garantiu vitória do Inter por 2 a 1 contra o São Paulo (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação, Internacional)

Até pelo conhecimento do grupo de Oswaldo de Oliveira, Danilo terá outra atribuição: a de espião. Será o elo com Argel para apresentar as virtudes e defeitos dos visitantes. A receita pelos três pontos é simples: atacar, mas com cautela, sem dar deixar espaços atrás:

– Ninguém gosta de ser atacado. Precisamos propor o jogo. Temos que jogar e não dar brechas aos contra-ataques deles, que são muito rápidos.

 Além de passar as informações, o goleiro terá a torcida colorada pela primeira vez a seu favor. Junto dela, toda a expectativa que o cerca em ser o substituto de Alisson. Na estreia, mostrou as credenciais que o fizeram ser buscado em Recife. Danilo evitou gols do São Paulo em pelo menos três oportunidades e ajudou no triunfo por 2 a 1 em pleno Morumbi.

Precisamos propor o jogo. Temos que jogar e não dar brechas aos contra-ataques deles, que são muito rápidos.
Danilo Fernandes

Aos três minutos de jogo, após Fernando Bob errar, evitou gol de Calleri. O argentino voltou a incomodá-lo quatro minutos depois. De quebra, ainda mostrou arrojo, ao dividir com Centurión no rebote. Aos 11, foi o meia que o obrigou a fazer a defesa. Só errou dois minutos depois, quando não conseguiu cortar cruzamento de Kelvin. O desempenho encantou Argel.

– A atuação do Danilo foi segura. Acompanhamos no ano passado. Tivemos critério para buscar o goleiro. Escolhemos a dedo – afirmou o treinador.

Enquanto analisava os atributos de Danilo para referendar sua contratação, o técnico encontrou virtudes que, apesar do pouco tempo, Danilo já desfila nos treinos. Embora ainda busque conhecer mais profundamente os parceiros, mostra liderança e procura conversar, incentivar e até cobrar, mesmo ainda sem a importância de Alisson no vestiário.

Danilo Fernandes Bruno Baio Ernando Artur Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)Danilo Fernandes já mostra aptidões como libero (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Em campo, já mostrou que tem outra das aptidões do antecessor. O novo titular do gol não se furta em atuar com os pés. Pelo contrário. Nestes primeiros dias, seguindo os preceitos de Argel e do preparador de goleiros Daniel Pavan, faz também as vezes de líbero, com um posicionamento até a intermediária defensiva.

Nesta mistura de sentimentos, Danilo tenta ajudar o Inter a conquistar sua primeira vitória no Beira-Rio pelo Brasileirão. A provável escalação tem: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Anselmo (Gustavo Ferrareis ou Aylon), Fernando Bob, Fabinho, Andrigo e Eduardo Sasha; Vitinho.

O confronto contra o Sport ocorre às 16h desta quinta, no Beira-Rio, com transmissão do Premiere e Premiere HD. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real. 

>> INTER X SPORT

Local: Beira-Rio
Data e horário: quinta-feira, 16h (horário de Brasília)
Escalação provável: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Anselmo (Gustavo Ferrareis ou Aylon), Fernando Bob, Fabinho, Andrigo e Eduardo Sasha; Vitinho
Desfalques: Alex, Valdívia, Anderson, Rodrigo Dourado, Marquinhos e Rafinha
Transmissão: Premiere e Premiere HD
Arbitragem: Igor Junio Benevenuto apita, auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Marconi Helbert Vieira

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Internacional

Governo publica edital de programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual

Published

on

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (23.01) o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes serão selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio

De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (veja o quadro ao final da matéria). Os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos: os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1 também é exigido que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022, com o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

Os estudantes deste primeiro grupo serão classificados em duas etapas: a primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%, e o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios: 1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First; 2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma; 3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma; 4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada; e 5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Já o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo será passada para o próximo classificado.

A Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.

Abaixo, confira a distribuição de vagas por Diretoria Regional de Ensino. Já a publicação do edital pode ser conferida aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana