Política
Emenda parlamentar garante primeira UTI móvel para Cáceres
O deputado prestigia a entrega da Unidade Odontológica Móvel
Foto: Samantha dos Anjos
Cáceres recebeu na [ultima sexta-feira (10), a primeira ambulância UTI móvel do município. A aquisição foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e a contrapartida da prefeitura no valor de R$ 120 mil. A entrega do veículo foi feita em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com a presença da prefeita Eliene Liberato (PSB), autoridades políticas, lideranças locais, profissionais da saúde, entre outros convidados.
O veículo foi uma indicação da vereadora Elis Enfermeira (PL) feita ao deputado. A parlamentar apontou a necessidade de um veículo com estrutura completa para o atendimento de alta complexidade e transporte de pacientes que necessitam de cuidados intensivos devido emergências críticas, como infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e acidentes graves. A estrutura da ambulância também possui uma UTI Neonatal para atender bebês recém-nascidos.
“É a primeira vez que Cáceres faz a aquisição de uma ambulância completa, com suporte de UTI Neonatal. Temos uma profunda gratidão e o deputado Wilson atendeu esse pedido, na minha primeira ida ao gabinete dele, na Assembleia Legislativa. Na primeira conversa, ele já assinou o documento e quem ganha com isso é toda a população cacerense. Segurança é dignidade aos nossos profissionais da saúde e pacientes. Agradeço o empenho de todos os envolvidos”, declarou Elis.
Wilson Santos adiantou que vai destinar outra emenda para o município. “Uma grande satisfação entregar uma ambulância com essa qualidade para o município. Este resultado é para o povo. A Prefeitura de Cáceres teve agilidade com a documentação para a liberação da emenda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Essa ambulância mitiga sofrimento e traz esperança para todos”, pronunciou.
A prefeita Eliene expôs os investimentos realizados pelo município na área da saúde. “Eu costumo dizer que sempre quando alguém passa por situações na saúde, parente ou alguém próximo, que precisa de um atendimento de emergência que sabe do valor que é uma UTI Móvel. Quero agradecer ao nosso deputado que aportou recursos para que fizéssemos essa aquisição e quem ganha é a população. Não é só um veículo, é trazer esperança, humanização, qualidade e segurança para os nossos pacientes. E, assim, oferecer um atendimento rápido para salvar vidas”, discursou.
Saúde bucal – O deputado aproveitou a visita em Cáceres para prestigiar a entrega de Unidade Odontológica Móvel (UOM), no Centro de Especialidade Odontológicas (CEO), que faz parte do PAC da Saúde do governo federal, que vai garantir ao cidadão mais acesso, cuidado e equidade para a atenção da saúde bucal, principalmente nas nossas comunidades rurais, ribeirinhas, pantaneiras e os bairros periféricos de Cáceres.
A coordenadora estadual de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Andréia Coelho, marcou ressaltou que até o final do ano será entregue um raio-x panorâmico ao município. Ela informou que já são nove unidades odontológicas e chegará a um total de 12 no âmbito de Mato Grosso.
“Não é só um consultório odontológico móvel, é a esperança de muita gente que será atendido. Quero agradecer a essa equipe de Cáceres que não mede esforços. Nós trouxemos todos os projetos para o município, realizamos os cursos e, atualmente, tudo se faz aqui. Assim, houve a redução de encaminhamentos para Cuiabá. Tudo isso, graças a todo o trabalho feito pelos profissionais de Cáceres. Nós estamos à disposição da cidade”, pronunciou.
Além da UTI Móvel, Wilson Santos considerou que a Unidade Odontológica Móvel é outro importante benefício inédito para Cáceres, o que comprova os avanços alcançados pelo município. “Parabenizo o governo federal por trazer essa unidade móvel de saúde, cujo investimento é de 100%, sem nenhuma contrapartida do estado ou município. É a primeira vez que presencio este tipo de entrega. Isso é outro fato inédito para a história de Cáceres”, disse.
Também participaram da cerimônia de entrega, o vice-prefeito Luiz Laudo Paz Landim, vereadores, secretários da gestão municipal e representante do Conselho Regional de Odontologia, entre outros convidados.
Fonte: ALMT – MT
Política
Assembleia discute mudança em lei para melhorar acolhimento de mulheres vítimas da violência
Tramita na Assembleia Legislativa (ALMT) o projeto de lei nº 1658/2025 que pode transformar a vida de milhares de mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. A proposta, de autoria da deputada Marildes Ferreira (PSB), prevê a implantação de casas de acolhimento temporário que vão receber e dar a assistência necessária para que as vítimas rompam o ciclo de violência e recomecem a vida com segurança e apoio.
“Serão espaços de proteção integral, com moradia provisória, alimentação, apoio psicológico, social e jurídico – inclusive com encaminhamento para programas de emprego renda e moradia definitiva. Essas casas vão ser um refúgio de dignidade, escuta e de reconstrução de vidas”, explica Marildes.
A iniciativa propõe uma alteração na Lei nº 12.025, que instituiu várias ações de combate ao feminicídio. Conforme o novo texto, a implantação das casas caberá ao Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania. Elas estarão vinculadas à rede estadual de enfrentamento ao feminicídio e a gestão poderá ser feita diretamente pelo Estado ou pelos municípios e entidades parceiras.
“Não é uma ação pontual. Queremos garantir uma Política Pública capaz de libertar Mato Grosso da lamentável condição de estado campeão em feminicídios”, ressalta a parlamentar.
Ao justificar a medida, Marildes apresentou dados oficiais mostrando que só no ano passado 47 mulheres foram assassinadas por companheiros ou ex-companheiros, deixando 89 crianças órfãs em Mato Grosso. “83% desses feminicídios ocorreram dentro da própria casa da vítima. Se houvesse um local para abrigar estas mulheres com dignidade, muitas teriam buscado ajuda e poderiam estar vivas hoje”, avalia.
O projeto da deputada também determina a criação de um cadastro estadual de casas de acolhimento integrado ao Observatório Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Com isso, o estado passará a contar com um sistema transparente de acompanhamento, monitoramento e articulação com todos os municípios.
Fonte: ALMT – MT
Cáceres e Região
DESTAQUE NACIONAL: Presidente da Câmara de Cáceres concorre à Troféu da União dos Vereadores do Brasil

Por: Marcio Camilo da Cruz
O presidente da Câmara de Cáceres, vereador Flávio Negação (MDB), figura entre os presidentes de câmaras municipais de todo o Brasil selecionados para concorrer ao prestigiado Troféu Presidente Destaque 2025. A primeira parte da lista de indicados foi divulgada na página oficial do Instagram da União dos Vereadores do Brasil (UVB), entidade responsável pela premiação.
O reconhecimento visa destacar líderes do legislativo municipal que demonstram excelência em gestão, transparência e um forte compromisso com o fortalecimento das câmaras municipais em suas respectivas cidades.
Ao receber a notícia da sua seleção, Negação expressou0 gratidão pelo reconhecimento e fez questão de compartilhar o mérito com a equipe da Câmara Municipal. “Ninguém faz nada sozinho. Este reconhecimento é fruto do apoio e do trabalho dedicado de todos os servidores da nossa Casa de Leis e dos meus colegas vereadores”, declarou Negação.
Ele ressaltou que a indicação ao troféu é um reflexo do esforço conjunto em construir um legislativo municipal de qualidade e transparente. “Compartilho esta indicação com todos, pois cada um faz parte dessa construção. Temos buscado continuamente aprimorar a gestão e garantir a transparência das nossas ações”, afirmou o presidente.
A Câmara de Cáceres tem se destacado como uma das casas legislativas mais transparentes do país, conforme a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).
-
Cáceres e Região6 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoAlvejado na madrugada, homem de 39 anos morre em Cáceres
-
Estadual5 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Cáceres e Região7 dias agoFronteira: Jayme Campos contraria Governo e ajuda aprovar PL da regularização fundiária
-
Destaque4 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região5 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região5 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoCPI das Obras busca abertura de oitivas ao público


