Cáceres e Região
EM UMA SEMANA – Nove pessoas morrem em decorrência do garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
Ao todo nove pessoas morreram devido à disputa por terra no garimpo ilegal localizado na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá) na última semana. A primeira morte foi a de Flávia Melo de Miranda Soares, de 20 anos. Ela foi ‘desovada’ em um hospital do município por duas caminhonetes. O namorado dela também foi baleado e permanece sob cuidados médicos.
Depois da morte de Flávia, a polícia recebeu informações de que havia mais corpos no garimpo. Foi assim que José Roberto Ribeiro da Silva, de 19 anos, David Henrique França Lima e Cleuber da Silva Oliveira foram encontrados, todos sem vida.
O delegado João Paulo Berté, responsável pela investigação, em entrevista à imprensa local, afirmou que as mortes têm ligação com disputas territoriais entre os garimpeiros ilegais.
“A princípio, ao que tudo indica, é uma situação de conflito por área de exploração. As informações mais concretas que temos é que se trata de um conflito entre os garimpeiros por uma área específica de exploração”, disse.
Dias depois, cinco garimpeiros morreram em confronto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante uma fiscalização. A troca de tiros aconteceu após seguranças dos garimpeiros se recusarem a deixar os fiscais adentrar no local.Os cinco foram atingidos e morreram ainda no local.
Os mortos foram identificados como Elivelton Sales Pinho, de 31 anos; Iterlan da Silva Souza, de 29 anos; Wellington Souza Monteiro, de 25 anos; Samuel Jesus Ribeiro, de 38 anos e Adevaldo Rodrigues Pego, de 53 anos.
As autoridades também destruíram 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, 25 acampamentos e aproximadamente 5 mil litros de combustível, diversos motores e outros equipamentos.
Com 67 mil hectares, a TI Sararé, habitada por vários grupos Nambiquara, é uma das mais atingidas pelo garimpo ilegal no país. Desde 2021 foram degradados mais de 1,9 mil hectares para exploração de ouro no local.
Desde 2023, cerca de 200 escavadeiras foram destruídas pelo Ibama.
Por HNT
Cáceres e Região
Funcionário terceirizado é preso após assediar aluna de 10 anos em escola de Cáceres
Um funcionário terceirizado de 41anos é suspeito de assediar uma aluna em uma escola da rede municipal de Cáceres. O homem foi detido pela Polícia Militar na tarde de segunda-feira (9), e encaminhado à Delegacia Especializada da Mulher no município.
De acordo a PM, ele teria cantado música de cunho sexual para a menina, e se insinuado a ela.
O pai da vítima, ao saber do caso acionou de imediato a Polícia Militar, e relatou o ocorrido logo após a aula. Segundo a vítima, o suspeito cantou para ela uma música de cunho sexual e, em seguida, ficou olhando para seu corpo.
Outras duas alunas relataram ter passado pelo mesmo constrangimentos e foram alvos dos olhares maliciosos do suspeito.
Os militares foram até a escola e aguardaram o retorno do mesmo, e assim que ele chegou recebeu a voz de prisão.
Ainda segundo a PM, o homem conta com passagem criminais. Assim que ele chegou do horário de almoço, recebeu voz de prisão.
Coordenação da escola acompanhou o caso. Ele foi encaminhado à Delegacia Especializada da Mulher.
Por: Joner Campos I Cáceres Noticias
Cáceres e Região
Bebê de 6 meses morre enquanto dormia com os pais
Um bebê de 6 meses morreu enquanto dormia na cama com os pais, o fato foi registrado na madrugada da ultima terça-feira (10/12), no município de Vale de São Domingos . O caso é investigado pela Polícia Civil.
Conforme informações, os policiais foram acionados por volta das 4h para atender a uma ocorrência de morte a esclarecer, no sítio da comunidade Tampa do Jamel, na cidade de Vale de São Domingos.
Na unidade de saúde, os policiais encontraram o bebê no colo do pai, já sem vida. Os pais relataram que bebiam vinho com os amigos e após as 22h foram dormir.
Eles colocaram a crianca entre os dois na cama e, no meio da madrugada, a criança acordou chorando. A mãe a amamentou e voltaram a dormir.
Já pela manhã, o casal acordou e percebeu que o bebê não se mexia e aparentava estar sem vida. Após a confirmação da morte, o corpo foi encaminhado para a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) em Pontes e Lacerda para apurar a causa da morte.
A Polícia Civil investiga o caso.
Por Jaconias Neto
-
Cáceres e Região5 dias ago
Desde a pandemia – PF desarticula esquema de fraude que desviou verba do SUS no Hospital Regional de Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Servidores terceirizados da empresa Bem Estar que prestam serviços a Autarquia Águas do Pantanal em Cáceres, cruzam os braços
-
Destaque6 dias ago
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá
-
Cáceres e Região5 dias ago
Estudante denuncia em escola abusos que sofre do pai em Mirassol D’Oeste
-
Cáceres e Região5 dias ago
Polícia Civil cumpre 52 mandados para desarticular venda de drogas sintéticas em Cuiabá, Cáceres e Natal (RN)
-
Destaque5 dias ago
Governo autoriza concurso público para a Polícia Federal com 192 vagas; confira cargos
-
Destaque6 dias ago
Concursos e seletivos pagam salários de até R$ 11 mil
-
Cáceres e Região5 dias ago
Mulheres de Mirassol D’Oeste e Cáceres transformam babaçu em fonte de renda