Cáceres e Região

Em Pontes e Lacerda, homem passa mal durante combate a incêndio e morre em propriedade

Published

on

Gazeta Digital

Antonio Rubinho Giacomini Godoy, 59, morreu após ter um ataque cardíaco em sua propriedade na tarde de terça-feira (20), no bairro Cantão, em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá). Vítima estava apagando fogo da propriedade quando passou mal.

Conforme o boletim de ocorrência, a Polícia Civil foi acionada às 13h25 pelo Corpo de Bombeiros para realizar a liberação de um corpo na Gleba do Bananal.

Ao chegar no local, foi informado que Antonio estava contendo o fogo de sua propriedade, quando passou mal. Corpo de Bombeiros foi acionado, porém, quando chegou ele já não apresentava mais sinais vitais.

Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) foi acionada para análise da ocorrência e liberação do corpo que posteriormente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de necropsia e constatação da causa da morte.

 

Por Vithoria Sampaio

Comentários Facebook
Leia mais:   Apelando para "aposentadoria", Rubens Macedo tenta seu 3º mandato como Presidente da Câmara

Cáceres e Região

V Mostra Digital da Educação Especial em Cáceres-MT celebra avanços e inovações no atendimento a alunos com necessidades especiais*

Published

on

Reprodução

A V Mostra Digital da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Cáceres-MT/2024, que ocorre ao longo deste mês, tem como objetivo apresentar os diversos trabalhos pedagógicos e intersetoriais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pelos professores e alunos da rede municipal. Este evento celebra as conquistas do ano letivo de 2024 no atendimento a alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), e Altas Habilidades/Superdotação, reforçando o compromisso do município com a inclusão educacional.

Segundo a psicóloga Doutora Aline Rejane Caxito Braga, da SME, a Educação Especial tem como premissa a garantia de acesso, permanência e sucesso escolar para alunos com necessidades específicas, proporcionando uma educação de qualidade que respeite as particularidades de cada estudante. Entre as estratégias implementadas, destaca-se a atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), espaços especializados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Esses espaços são fundamentais para identificar e superar as dificuldades enfrentadas por esses alunos, sem substituir a classe comum, mas complementando o processo de ensino”, observa Aline.

Ela conta que em 2024, a Rede Municipal de Ensino de Cáceres conta com 18 escolas que possuem SRM, garantindo que mais alunos recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento educacional. Além disso, o Atendimento Pedagógico Domiciliar tem sido oferecido a estudantes impossibilitados de frequentar a escola devido a condições clínicas, assegurando que nenhum aluno fique de fora do processo de aprendizagem.

Leia mais:   Homem é preso pela PM por porte ilegal de arma em Cáceres

Outro marco importante do ano foi o atendimento a alunos com Deficiência Auditiva e Surdez. Ao todo, seis estudantes foram beneficiados com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e toda a comunidade escolar foi envolvida no aprendizado dessa língua, proporcionando uma maior integração entre alunos surdos e ouvintes.

Além disso, a SME tem investido na formação contínua de seus profissionais. Em 2024, foram realizadas diversas capacitações para educadores da Educação Especial e Inclusiva, com destaque para a formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI). Esse plano é fundamental para garantir a personalização do ensino de acordo com as necessidades de cada aluno. Três escolas já iniciaram a implementação do PEI, com a criação da Comissão de Implantação do Plano.

O Secretário Municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, ressaltou a importância dessas ações para o avanço da inclusão escolar no município. “Estamos muito felizes com os resultados de 2024. A inclusão educacional é um dos pilares do nosso trabalho, e, por meio das parcerias com as famílias e a constante formação de nossos profissionais, temos garantido um atendimento de qualidade aos nossos alunos com necessidades especiais. A V Mostra Digital é uma forma de compartilhar esses avanços e convidar toda a comunidade escolar a celebrar o que conquistamos juntos”,   destacou Fransérgio.

Leia mais:   Governo inaugura espaço exclusivo para atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência em Pontes e Lacerda

As ações de 2024 na educação especial só foram possíveis graças à parceria estreita entre a Secretaria Municipal de Educação, as escolas e as famílias, assegurando os direitos de aprendizagem de todos os alunos. Para finalizar o ciclo de atividades do ano, o Secretário Fransérgio Piovesan, juntamente com a Coordenadora Pedagógica Luciana de Souza Gattass Crepaldi e a equipe da Educação Especial, convida todos os profissionais da Educação, alunos, familiares e a sociedade em geral a prestigiar os resultados na V Mostra Digital da Educação Especial.

Para a Coordenadora Pedagógica da SME, Luciana Gattass Crepaldi, a Mostra é uma oportunidade para que todos possam conhecer de perto os avanços e os projetos realizados ao longo do ano, reforçando o compromisso de Cáceres com a inclusão, a diversidade e o direito de aprender de cada criança e jovem da cidade.

Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

IPTU 2025: Prefeitura de Cáceres lança regras e datas para pagamento

Published

on

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, lançou nesta quarta-feira(11.12) o decreto que define as regras para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU) para 2025. No ano que vem, o IPTU poderá ser pago pelos contribuintes e em três opções.

egundo o decreto, são duas opções em cota única com descontos e outra que parcela o IPTU em até 10 vezes, porém sem reduções.

Até 10 de março de 2025 o pagamento em cota única oferecerá 20% de desconto do valor total do débito, já quem preferir pagar até 10 de abril do ano que vem, também em uma única vez, terá o benefício de 10% de desconto do valor integral e as pessoas que quiserem parcelar, a opção dada pela prefeitura são 10 vezes, porém sem desconto.

O Pedido de isenção para quem tem direito até o dia 30/04/2025.

A Campanha de lançamento do IPTU deve ser lançado no próximo ano, no começou do segundo mandato da prefeita Eliene Liberato(PSB).

Leia mais:   Em reunião com vice-governador, presidente da Câmara reforça pedido de melhorias nos serviços de saúde em Cáceres

 

Por: Folha 5

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana