Brasileirão Série A

Em nota, construtora se diz pronta para vender gestão da Arena ao Grêmio

Published

on

A declaração do presidente do Grêmio Romildo Bolzan acerca da possibilidade de desistir do negócio pela compra da gestão da Arena repercutiu entre a cúpula diretiva da OAS, empreiteira responsável por erguer o estádio. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa nesta sexta-feira, a construtora se diz “pronta” para concretizar a venda (confira na íntegra abaixo). Em contato com o GloboEsporte.com, o presidente Romildo Bolzan evitou comentar o teor da nota e disse esperar uma definição nas tratativas para a próxima semana.

LEIA MAIS
> Presidente cogita desistir de compra da Arena
> Grêmio negocia compra da Arena com bancos
> Koff anuncia acordo para compra da Arena

De acordo com a nota, a OAS se disse sempre solícita a concretizar a vontade do Grêmio, de assumir a gestão da Arena, por acreditar que não teria sucesso na parceria sem o engajamento do clube. A empreiteira ainda manifesta que as tratativas com o Tricolor e com os bancos credores estão previstas em seu plano de recuperação judicial.

– Diante das últimas manifestações da direção atual do Grêmio, a OAS esclarece que jamais colocou empecilhos para a venda da gestão da Arena para o Grêmio. Ao contrário, desde que a direção anterior exteriorizou seu interesse, a empresa sempre se mostrou disposta a realizar a vontade do clube, convicta de que não se revelaria possível ter sucesso na gestão, sem o engajamento do clube. Mais que nunca, a OAS está disposta e pronta para a realização da venda – consta na nota.

Arena do Grêmio (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)Arena do Grêmio (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)

A construtora ainda se disponibiliza a tratar publicamente da negociação e alega que não há qualquer “obstáculo” para concretizar o negócio nos termos aprovados em seu plano de Recuperação Judicial. Ainda de acordo com a nota, a OAS afirma que, por uma imposição legal, não pode doar ou entregar a área do estádio a outra instituição, se não o Grêmio.

– Na visão da empresa, a qual é compartilhada por especialistas no assunto, não há qualquer obstáculo para a realização do negócio nos termos aprovados no processo de Recuperação Judicial, tendo vista que não há qualquer decisão judicial suspendendo a eficácia do Plano. Diante disso, desde já, a OAS se prontifica a realizá-lo e aguarda apenas a concordância da Direção do Grêmio – manifesta a construtora.

Em contato com o GloboEsporte.com, o presidente Romildo Bolzan evitou tecer comentários sobre o posicionamento da construtora. De acordo com o mandatário, o negócio está “bem encaminhado”, e uma eventual polêmica pode fazer com que as tratativas desandem.

– O Grêmio já tem sua posição e está aguardando para a semana que vem uma definição. Agora não vou falar para evitar alimentar qualquer polêmica. Nós nunca falamos na OAS, ou nos nomes dos bancos. O negócio está muito bem encaminhado. Assim, pode evoluir, como pode retroceder. Estamos aguardando para semana que vem. Temos que esperar a semana que vem, na terça ou na quarta-feira, para comentar depois. Até lá, vamos esperar – afirma o mandatário.

 

Em entrevista recente à reportagem da RBS TV, o presidente Romildo Bolzan mostrou descontentamento com a paralisação da negociação, que se arrasta desde outubro de 2014. O mandatário deu prazo até o final do ano para resolver a questão e admitiu que poderia desistir do negócio. Isso, após ter afirmado, em 2015, que a compra era um processo “irreversível”.

O ex-presidente do Grêmio, Fábio Koff, anunciou o acordo com o OAS em outubro de 2014, pouco antes da eleição que definiu Romildo como presidente gremista. A compra da gestão do estádio é vista como fundamental para o futuro do clube, que desde a inauguração da nova casa, em dezembro de 2012, passou a ter de pegar cerca de R$ 18 milhões anuais para a construtora, além de ficar sem a renda das bilheterias. O negócio, no entanto, sofreu idas e vindas e até agora não foi concretizado. 

Confira a íntegra da nota da OAS:

Diante das últimas manifestações da Direção atual do Grêmio, a OAS esclarece que jamais colocou empecilhos para a venda da gestão da Arena para o Grêmio. Ao contrário, desde que a direção anterior exteriorizou seu interesse, a empresa sempre se mostrou disposta a realizar a vontade do Clube, convicta de que não se revelaria possível ter sucesso na gestão, sem o engajamento do Clube.

No momento atual, mais que nunca, a OAS está disposta e pronta para a realização da venda. Prova disso é que previu o negócio no seu Plano da Recuperação Judicial, conforme tratativas prévias com o Clube e bancos credores, obtendo sucesso na sua aprovação pela Assembleia de Credores e posterior homologação pelo Poder Judiciário.

Na visão da empresa, a qual é compartilhada por especialistas no assunto, não há qualquer obstáculo para a realização do negócio nos termos aprovados no processo de Recuperação Judicial, tendo vista que não há qualquer decisão judicial suspendendo a eficácia do Plano. Diante disso, desde já, a OAS se prontifica a realizá-lo e aguarda apenas a concordância da Direção do Grêmio.

Caso seja interesse da Direção do Grêmio, como parece, o negócio pode ser tratado, inclusive, publicamente, para que, a olhos vistos, conclua-se não partirem da OAS os mencionados empecilhos ao negócio.

O que deve ficar claro, desde já, é que a OAS não pode, ainda que desejasse, doar (entregar) a Arena ao Clube, pois tem compromissos e responsabilidades assumidas com credores, no âmbito da Recuperação Judicial. Desta forma, não por escolha da empresa, mas por imposição legal, a gestão e a propriedade da Arena só podem ser entregues ao Grêmio em contrapartida à assunção da dívida assumida junto aos bancos para a construção e à entrega do Olímpico, conforme ajuste em contrato.

No mais, cabe esclarecer que a OAS jamais alterou ou desejou alterar as regras do contrato, pelo contrário, as mudanças havidas foram efetuadas exclusivamente a pedido da direção do Grêmio, conforme amplamente noticiado à época.

Por fim, vale ressaltar que a OAS, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta, segue cumprindo todas as suas obrigações com o Grêmio, recebendo a cada jogo a maravilhosa torcida tricolor com segurança e conforto, disponibilizando o desejado entretenimento.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Internacional

Governo publica edital de programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual

Published

on

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (23.01) o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes serão selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio

De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (veja o quadro ao final da matéria). Os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos: os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1 também é exigido que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022, com o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

Os estudantes deste primeiro grupo serão classificados em duas etapas: a primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%, e o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios: 1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First; 2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma; 3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma; 4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada; e 5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Já o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo será passada para o próximo classificado.

A Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.

Abaixo, confira a distribuição de vagas por Diretoria Regional de Ensino. Já a publicação do edital pode ser conferida aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana