Economia
Em boa fase, Flavinha desponta como candidata a estrela do evento-teste
Mais confiante, ginasta de 1,35m de altura e 16 anos evolui neste ano e lidera o Brasil em busca da vaga nas Olimpíadas: “É tudo pela equipe agora”
Flávia Saraiva já estava acostumada aos pedidos de fotos depois de cada competição, só que aquele pedido não era de qualquer fã. O bom desempenho da baixinha de 1,35m encantou não apenas o público italiano no Troféu Jesolo, mas também a americana Aly Raisman, atual campeã olímpica do solo, que posou ao lado da brasileira. Há menos de um mês, a ginasta de 16 anos fez a melhor prova de sua vida, se firmando como destaque do Brasil para o evento-teste, que distribuirá as últimas quatro vagas olímpicas por equipes no próximo domingo – o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. Em grande evolução na temporada, a Pequena Notável despontou como candidata ao posto de maior estrela do Aquece Rio, mesmo que só coloque como meta classificar o time verde-amarelo para as Olimpíadas.
– Eu comecei muito bem o ano. Estamos treinando mais forte neste ano para nos classificarmos como equipe. Os resultados me deram mais confiança, porque vi que posso melhorar. Eu fiz o que treinei. Estou trabalhando bastante para dar o melhor. Todas nós estamos treinando muito. Nossa prioridade é classificar a equipe. Não tenho objetivo individual. É tudo pela equipe agora – disse a ginasta.
Flavinha abriu a temporada conquistando dois ouros e uma prata na etapa de Baku da Copa do Mundo, em fevereiro, com direito a uma nota 15,150 na trave, a melhor de sua carreira e a sexta melhor da temporada. No mês passado, ela defendeu o Brasil no Troféu Jesolo e brilhou, somando 58,400 pontos, nota que lhe renderia o quarto lugar no individual geral do Mundial de 2015. A Pequena Notável aumentou o grau de dificuldade de suas séries – principalmente no salto – e conseguiu ser mais segura e constante.
– Se ela mantiver isso no evento-teste, será ótimo. Esse é o objetivo. Estávamos trabalhando desde o Mundial a estabilidade dela, mais segurança. Ela apresentou o que tínhamos programado. Cresceu muito. Em Baku ela foi segura nos três dias de competição. Antes ela começava a competição bem, mas não conseguia manter a segurança. Este ano ela conseguiu. Na Itália, ela somou muito bem. Se ela soma isso no Mundial vai muito bem. Jesolo não era nossa competição alvo, mas queríamos uma boa competição. Foi a mais importante da Flávia, porque as americanas estavam lá. Queríamos ver como ela estava em relação às melhores – disse o técnico Alexandre Carvalho.
Flávia mostrou que seu espaço entre as melhores vai além da foto e da tietagem de Aly Raisman. Ela foi a quarta colocada em Jesolo, atrás apenas das americanas Gabby Douglas, Ragan Smith e Laurie Hernandez. No ranking da temporada, ela tem a sexta melhor soma de pontos. Continua cativando pelo seu carisma natural – sua série de solo sempre é acompanhada por palmas da torcida -, mas também passou a impressionar por seu desempenho. Cada vez mais, a ginasta curte seu estrelato.
– Nas ruas, as pessoas pedem para tirar foto e falam: “Ai, vi você na TV”. Acho muito legal. Na competição, eu não presto atenção nisso. Eu foco em mim. Nem fico vendo se as outras meninas estão me olhando – disse Flavinha.
A comissão técnica do Brasil está atenta à grande expectativa dos torcedores por um bom desempenho de Flávia no evento-teste, mas tira dos ombros da garota o peso da classificação. A equipe precisa mais do que o brilho da Pequena Notável para se classificar para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
– Ela é muito nova. Estamos pensando muito no grupo agora. Não passamos essa responsabilidade (de ser estrela) para ela. Falamos só em equipe. Não adianta uma só ir bem. Esta é nossa grande preocupação: que todas se apresentem bem. Tiramos esse peso da Flávia – disse Alexandre.
Carol, Jade, Lorrane, Rebeca, Dani, Milena e Flavinha defendem o Brasil no evento-teste (Foto: Divulgação)
Além de Flavinha, o Brasil vai contar com Carolyne Pedro, Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Lorrane dos Santos Milena Theodoro e Rebeca Andrade – a reserva será definida após o treino de pódio. Favoritas, as meninas disputam quatro vagas com Alemanha, Austrália, Bélgica, Coreia do Sul, França, Romênia e Suíça.
programação do evento-teste
Sábado (16/04) – Classificatória individual e final por equipes masculinas
10h30 – Subdivisão 1 (Equipes: ALE, CAN; Individuais: COL, JPN, GBR, AZE, LTU, POR, ARM, AUS, GRE, HKG, ARG, SUI, CRC, CRO)
14h30 – Subdivisão 2 (Equipes: ROM, ESP, FRA; Individuais: TAW, HUN, BEL, EUA, UZB, AFS, RTC, AGL, COR, PUR, BRA)
18h30 – Subdivisão 3 (Equipes: UCR, HOL, BLR; Individuais: MEX, CHI, IRL, TUR, ITA, NOR, CHP, NZL, VIE, CHN, JAM, ISR, CUB, FIN)
Domingo (17/04) – Classificatória individual e final por equipes femininas
9h30 Subdivisão 1 (Equipes: AUS, ROM; Individuais: HUN, CHN, POL, CRO, COL, IND, JPN, BLR)
13h Subdivisão 2 (Equipes: BRA, SUI; Individuais: AZE, SVK, UCR, MAS, VEN, ARG, ARM, GRE, GBR, UZB)
16h30 Subdivisão 3 (Equipes: ALE, COR; Individuais: ESP, SUE, CUB, TTO, NZL, PER, POR, GUA, CHI, VIE)
20h – Subdivisão 4 (Equipes: BEL, FRA; Individuais: CAN, SLO, IRL, AGL, JAM, ISL, MEX, ITA, AUT, TUR)
Segunda-feira (18/04) – Finais por aparelhos
13h10 – Solo masculino e salto feminino
14h25 – Cavalo com alças e barras assimétricas
17h10 – Argolas
18h – Salto masculino
18h40 – Trave
20h30 – Barras paralelas, barra fixa e solo feminino
Destaque
Governo vai enviar projeto para Assembleia com RGA seguindo inflação do IPCA
Previsão é que reajuste fique em torno de 4,7%, mas dado será divulgado oficialmente pelo IBGE no próximo dia 10
O Governo de Mato Grosso vai encaminhar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos estaduais, conforme IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), que será divulgado amanhã (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A previsão é que a Assembleia vote o projeto ainda neste mês para que a revisão seja incorporada no salário de janeiro.
A medida foi anunciada pelo governador Mauro Mendes, durante reunião com os secretários de estado, chefes de instituições e diretores de órgãos, que ocorreu nesta quarta-feira (08.01), no Palácio Paiaguás.
O governador explicou que o projeto original previa uma revisão no patamar de pouco mais de 3,85%, conforme apontavam as tendências de mercado. Contudo, a inflação teve alteração no decorrer de 2024 e deve fechar em torno de 4,7%. “Vamos pagar de acordo com o índice que será divulgado pelo IBGE, como está previsto na lei”, afirmou.
A previsão é que o impacto mensal na folha de pagamento dos servidores, com essa revisão, seja em torno de R$ 75,3 milhões, o que equivale a R$ 849 milhões ao ano.
Com essa revisão, o governo se aproxima do limite prudencial da folha, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. Os dados do Estado demonstram que a folha está crescendo acima da inflação, porque, além da RGA, existe o crescimento real pelas progressões de carreira. Dados apresentados pela equipe econômica do governo e da Secretaria de Planejamento e Gestão apontam que o aumento é superior a 3%. Além disso, há as despesas das novas contratações realizadas via concurso público, o que já acende uma luz amarela nos gastos com a folha.
Essa informação também foi compartilhada pelo governador a todos os secretários durante a reunião no Palácio.
Cáceres e Região
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
O Grupo Juba, reconhecido por sua sólida presença e compromisso com o desenvolvimento de Cáceres, segue inovando em sua missão de fomentar o crescimento regional. Há pouco mais de três anos, o empresário Manuel Júnior, popularmente conhecido como Jubinha, em Santa Catarina, deu início a uma aproximação estratégica com o empresário Luciano Hang, proprietário da Rede Havan, com o objetivo de atrair investimentos para a cidade e fortalecer o comércio local.
Esse movimento representa a visão de futuro do Grupo Juba, sempre atento às oportunidades que tragam benefícios para o oeste de Mato Grosso. Após diversas reuniões e um diálogo promissor, Luciano Hang demonstrou grande interesse pelo potencial de Cáceres. Como resultado, em novembro de 2024, Manuel Jorge Ribeiro, fundador do Grupo Juba, recebeu Moacir Oliveira, gerente de expansão da Rede Havan no Brasil, para avaliar o município e estudar a viabilidade da instalação de uma loja da rede.
Manuel Jorge, em um gesto de confiança e apoio, apresentou um terreno próprio, localizado na lateral da Avenida São Luiz, como espaço para abrigar a grandiosidade da Havan e também percorreu a cidade mostrando outros imóveis que pudessem receber as instalações da loja de grande porte, entre eles uma área do empresário Walace Antunes, na entrada da cidade e outra do advogado Plínio Samaclay. Essa iniciativa reforça o compromisso do Grupo Juba com o desenvolvimento socioeconômico da cidade, vislumbrando não apenas mais opções de compras, mas também novas oportunidades de emprego e maior circulação econômica.
Luciano Hang visita Cáceres nesta quarta-feira
Na manhã desta quarta-feira (8/01), Cáceres recebeu a ilustre visita de Luciano Hang, de seus filhos Lucas e Matheus e membros da sua diretoria. O empresário e sua equipe foram recebidos pelo diretor administrativo do Grupo Juba, Mirko Ribeiro, e por seu irmão Manuel Júnior (Jubinha), que ao lado do também empresário Walace Antunes, demonstraram o interesse em concretizar a parceria. Os secretários municipais Jeremias Pereira Leite e Gustavo Calábria, representando a prefeita Eliene Liberato Dias deram as boas-vindas ao proprietário da Havan.
Eliene destacou o impacto positivo que a vinda da Havan traria para a cidade. “A instalação de uma loja da Havan em Cáceres será um marco no nosso desenvolvimento. Além de gerar empregos, fortalecerá a economia local e colocará nosso município no mapa dos grandes investimentos. O Grupo Juba tem sido um parceiro essencial nesse processo, sempre buscando iniciativas que promovem o crescimento da nossa região,” afirmou a prefeita.
Manuel Jorge ressaltou a importância desse avanço. “A chegada de uma loja desse porte representa crescimento, novas possibilidades e, principalmente, a certeza de que Cáceres está no radar dos grandes investidores. Agora, só depende deles, vamos aguardar” destacou o fundador do Grupo Juba.
Agora, a comunidade cacerense aguarda com expectativa o diagnóstico do estudo regional, que será fundamental para definir os próximos passos. Enquanto isso, o Grupo Juba mantém firme sua missão de ser um parceiro estratégico no desenvolvimento local, sempre em busca de avanços que beneficiem a todos.
Outro empreendimento que está a todo vapor em Cáceres, é o Juba Center, construído anexo ao Jubão e deve gerar muitos empregos e renda para o município.
Esdras Crepaldi/Assessoria
-
Cáceres e Região7 dias ago
Grupo Juba apoia possível vinda da Havan e reforça compromisso com o crescimento de Cáceres e recebe Luciano Hang
-
Destaque6 dias ago
Processo seletivo para bombeiros temporários tem mais de 7 mil inscritos
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Cáceres e Região6 dias ago
Faustino Marinho Natal, do Kaskata Flutuante, morre aos 44 anos
-
Destaque6 dias ago
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil
-
Estadual7 dias ago
Deputados aprovam projeto que aumenta rigor na fiscalização nos presídios de MT
-
Cáceres e Região5 dias ago
Castigadas pelo sol, capivaras no Pantanal ficaram louras em 2024
-
Carros e Motos5 dias ago
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas