Cáceres e Região

Eliene e prefeitos da região oeste articulam representatividade na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal

Published

on

Arquivo

A prefeita reeleita de Cáceres, Eliene Lima (PSB), está articulando com lideranças políticas da região oeste do estado para garantir representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal a partir de 2026.
Ela destacou que a ausência de representantes da região nesses espaços prejudica o progresso das cidades e realização de obras. Para isso, está liderando um grupo de prefeitos e lideranças locais que discute estratégias para mudar esse cenário.

“É preciso repensar, articular e conversar. A eleição acabou no dia 7, e, agora, sou a prefeita de todos. Como líder daquela região, junto com os prefeitos que compõem o consórcio, vamos trabalhar em um nome. É necessário, nada será imposto, mas precisamos nos preocupar com essa questão”, afirmou.

Eliene ressaltou que o nome escolhido pelo grupo precisa ser viável e bem aceito, com potencial para conquistar votos nas 12 cidades que formam o bloco.

“Só teremos sucesso se houver união e diálogo. Eu me proponho a isso porque sempre fui do diálogo. Política se faz dialogando, construindo e buscando união, construindo pontes. Já estou trabalhando com os prefeitos, mas é preciso passar pelo processo partidário, político e estadual. Precisamos identificar nomes que tenham condições de serem eleitos”, explicou.

Leia mais:   Passageira que saiu de Cáceres é detida com drogas escondidas em travesseiro pela PRF

Nas eleições de 2022, a região lançou candidatos ao Legislativo, mas nenhum foi eleito. Entre os nomes que concorreram estavam o ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (PSB); Dr. Leonardo Albuquerque (Republicanos); o ex-prefeito Francis Maris; e o médico Sérgio Arruda.

“Nós não podemos ficar sem representatividade em Cáceres e na região oeste. Atualmente, temos apenas o deputado Moretto, mas já chegamos a ter três deputados. É urgente repensar e agir para mudar essa situação”, ressaltou.

 

Por Rafael Machado/Olhar Direto

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Inundado pela chuva, município de Rio Branco entra em situação de emergência e calamidade pública

Published

on

G1/MT

Prefeitura de Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, decretou situação de emergência e calamidade pública após as chuvas que atingiram o município nesta semana. O decreto publicado nesta terça-feira (14) vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

Por fim, o documento informa que “ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos”.

Temporal

As fortes chuvas que atingem causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força da água na região.

Leia mais:   Homem que abusava da enteada é preso pela PM no Distrito Nova Cáceres

Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. Ao g1, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, a 220 km de Cuiabá informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.

Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.

Cabeça d’água alaga ruas em Salto do Céu (MT)

Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. O fenômeno foi registrado nessa terça-feira (14) . A cabeça d’água é resultado da chuva em uma área específica do rio ou cachoeira, que faz com que o nível da água suba de forma repentina, reforçando a correnteza.

Também na terça (14), um ponte desmoronou sobre o Rio Branco, que transbordou com o volume da água, nesta terça-feira (14), em Salto do Céu. Vídeos registrados por moradores da região mostram o momento em que a força da água destrói o local.

Leia mais:   PONTES E LACERDA - Bombeiros socorrem vítima que caiu em vala de cerca de quatro metros de profundidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Instalação de câmeras na Presidência promove mais transparência aos atos da Câmara de Cáceres

Published

on

Por Marcio Camilo
Sec. Imprensa – CMC

Visando dar o máximo de transparência e probidade aos atos e processos do Legislativo, o presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação, determinou a instalação de câmeras de monitoramento e segurança para gravação de áudio e vídeo no Gabinete e na antessala da Presidência do órgão.

A determinação se dá pela portaria 021/2025, publicada na edição desta terça-feira (14/01) do Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso.

Conforme a presidência, para além da questão da segurança, a medida reforça a política de transparência da casa legislativa que nos últimos anos tem ganhado notoriedade no Estado por esse trabalho.

Os exemplos mais recentes dessa política foram as conquistas dos selos Ouro e Diamante de qualidade de transparência, nos anos 2023 e 2024, respectivamente. A certificação foi conferida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e coloca a Câmara de Cáceres como a segunda mais transparente do Estado, entre as 141 analisadas.

“A instalação da câmera de monitoramento na Presidência significa 100% de transparência. O sigilo é exceção, a transparência é a regra. Assuntos particulares, como de famílias e assuntos pessoais são tratados fora da Câmara. O que tratamos no Legislativo são políticas públicas”, afirma o Segundo Secretário da Mesa Diretora, vereador Cézare Pastorello.

Leia mais:   Passageira que saiu de Cáceres é detida com drogas escondidas em travesseiro pela PRF

A portaria detalha ainda que a medida possui o “condão de auxiliar a gestão administrativa no controle da execução das atividades laborais da equipe, bem como do fluxo de pessoas e material dentro do gabinete e antessala da Presidência”.

      Assim, o monitoramento tanto garante a integridade e segurança dos vereadores e servidores como também dos visitantes. A medida também tem respaldo na Constituição Federal, e nas leis de Acesso à Informação (Lei nº 12527/2011) e Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13709/2018).
Foto: Ronivon Barros

Marcio Camilo

Analista em Comunicação/Jornalismo
Câmara Municipal de Cáceres
Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana