Mato Grosso

“Educação inclusiva de MT deve servir de exemplo para o país”, diz deputado estadual de Rondônia

Published

on

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual delegado Camargo, visitou a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), nesta quinta-feira (19.12), para conhecer os projetos de Educação Inclusiva da pasta.

Para Camargo, a educação inclusiva praticada pela Seduc-MT deve servir de exemplo para o país.

“Estou sem reação com tudo isso que vocês estão me apresentando. Que educação com excelência e, principalmente, para um público que muitos gestores públicos fecham os olhos. Vocês terem uma coordenadoria só para cuidar da educação inclusiva, indígena e quilombola, é de tirar o chapéu, pois lá no nosso Estado não temos isso. A educação inclusiva de vocês deve servir de exemplo para todo o país”, destacou.

O superintendente de Diversidades da Seduc, Genaro Ribeiro, apresentou ao parlamentar vários projetos da Educação Inclusiva, como o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), Autismo na Escola e Avaliação em Educação Especial.

“Temos aqui vários trabalhos desenvolvidos na educação da Rede Estadual. Porém, citei esses três porque é como se fossem a nossa base de política de ensinamento. No Casies, por exemplo, concentra desde as formações aos profissionais da educação em libras ao atendimento humanitário àquela família necessitada”, explicou Genaro.

Leia mais:   Vice-governador destaca investimento histórico e virada na segurança pública: "Forças mais valorizadas, estruturadas e eficientes"

Em seguida, juntamente com a coordenadora da Educação Especial, Paula Cunha, o deputado estadual foi levado ao Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI). Na unidade escolar, Camargo viu de perto todo o trabalho desenvolvido com os estudantes cegos, surdos, autistas e entre outras necessidades especiais.

No CEEI, são sete salas de aulas e 14 ambientes administrativos, entre sala de surdocegueira, sala de enfermagem, salas para atendimento especializados à pessoa com deficiência visual, auditiva e intelectual. A unidade foi inaugurada em setembro deste ano com investimento de R$ 8,1 milhões para reforma e ampliação.

“Podem ter certeza que vou levar tudo isso que vocês estão me apresentando para o nosso Estado. Se eu conseguir implementar um desses inúmeros projetos que vocês estão fazendo com a educação especial aqui, já vou ficar feliz. O Governo de Rondônia precisa conhecer esse trabalho incrível. Vocês estão de parabéns”, finalizou Camargo.

Além da experiência vivenciada, ele retornou à Rondônia levando na bagagem inúmeros materiais produzidos pela Seduc como as cartilhas Política Antirracista, Cartilha do Autista e a revista com o projeto EducAção 10 Anos.

Leia mais:   Seleções de sete municípios são campeãs estaduais dos Jogos Estudantis Mato-grossenses

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Secretaria de Saúde intensifica treinamento para controle de escorpiões e aranhas

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, de segunda a sexta-feira (14 a 18.7), em Peixoto de Azevedo, uma capacitação sobre epidemiologia, taxonomia, morfofisiologia, identificação e controle de escorpiões e aranhas para os profissionais da Vigilância em Saúde de 11 municípios atendidos pelos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Peixoto de Azevedo e Colíder.

Participaram técnicos dos municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, Marlene Barros, o treinamento tem 40 horas de duração, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância e o controle desses animais, além de ampliar o conhecimento técnico das equipes, contribuindo diretamente para a prevenção de acidentes e o monitoramento ambiental.

“A ação integra um esforço contínuo da coordenadoria para qualificar os técnicos da área. Assim conseguimos promover uma atuação mais eficaz na proteção da saúde pública em relação aos riscos causados por animais peçonhentos em Mato Grosso”, destacou.

Leia mais:   Municípios se preparam para atrair grandes investimentos com apoio da Invest MT

Os biólogos Márcia Alves Brito e João Sansão Maciel, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, foram os servidores que ministraram a capacitação.

“O treinamento teve ainda atividade prática, em que os profissionais identificam os locais desses animais e também como os coletar de maneira correta”, explicou a coordenadora.

Os profissionais dos municípios de Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera já receberam o mesmo treinamento ao longo do ano.

“Nos próximos meses, as regiões de Tangará da Serra e de Diamantino serão contempladas com a capacitação para também intensificarem a prevenção de acidentes envolvendo animais peçonhentos.”

A coordenadora reforça a importância do planejamento antecipado por parte dos municípios para a intensificação das ações de prevenção e controle de acidentes com animais peçonhentos, especialmente escorpiões, nos períodos de maior risco.

“Durante o período de queimadas, que se intensifica nos meses mais secos do ano, a destruição do habitat natural dos animais peçonhentos, como escorpiões, serpentes e aranhas, favorece o deslocamento deles para áreas urbanas em busca de abrigo e alimento, aumentando o risco de acidentes, especialmente em áreas periféricas e com acúmulo de entulho ou vegetação”, afirmou Marlene.

Leia mais:   Governo de MT seleciona empresa para garantir manutenção do Parque Novo MT

Já no período chuvoso, ocorre o alagamento de tocas e ninhos, forçando a migração desses animais para ambientes secos, como residências e edificações públicas, além de favorecer o aumento da população de insetos, que são presas naturais de escorpiões.

Por isso, a SES-MT recomenda que as Secretarias Municipais de Saúde realizem campanhas de orientação à população sobre medidas preventivas – como a vedação de ralos, frestas e vãos em residências –, intensifiquem as vistorias, promovam mutirões de limpeza, atualizem os estoques de soro antiveneno e façam a notificação imediata de acidentes.

O planejamento integrado entre as equipes de Vigilância Ambiental, Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência é essencial para reduzir a ocorrência e a gravidade dos acidentes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Polícia Penal deteve 151 visitantes por tentarem entrar com materiais proibidos em unidades prisionais de MT

Published

on

Nos sete primeiros meses do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas em Mato Grosso, as equipes da Polícia Penal, da Secretaria de Estado de Justiça, prenderam 151 visitantes que tentaram entrar com materiais ilícitos em unidades do Sistema Penitenciário estadual. Os números compreendem o período de dezembro do ano passado a junho de 2025.

A maioria das ocorrências foi registrada nos finais de semana, e entre os produtos apreendidos estão drogas, fumo, comprimidos e celulares.

Em 4 de maio deste ano, sete visitantes foram flagradas por policiais penais na Penitenciária Central do Estado, a maior de Mato Grosso. Durante procedimento de revista eletrônica, com uso de escâner corporal, o equipamento apontou que as visitantes estavam com materiais como pacotes de fumo, medicamentos sem receita e cigarros. Todas estavam em visitas a seus companheiros, custodiados na PCE.

Na Cadeia Feminina de Rondonópolis, uma visitante tentou levar um pacote de entorpecente enrolado com fumo, camuflado na área íntima.

Em junho, outros 12 visitantes foram detidos ao serem flagrados com produtos proibidos nas unidades prisionais de Colniza, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.

O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, pontua que o número de visitantes flagrados é reflexo do aprimoramento na segurança interna nas unidades prisionais.

“Desde a criação da Secretaria de Justiça, um dos nossos pilares de trabalho é o fortalecimento da segurança penitenciária, com operações contínuas, padronização de procedimentos operacionais e readequação das ferramentas tecnológicas, para que possamos chegar aos resultados que estamos alcançando, e queremos melhorar ainda mais essas metas, entre elas mais rigor em revistas e inspeções de segurança”, enfatizou o secretário, destacando o papel da Polícia Penal para alcançar os resultados.

Leia mais:   Municípios se preparam para atrair grandes investimentos com apoio da Invest MT

No Centro de Detenção de Tangará da Serra, três mulheres estavam com entorpecentes que levariam a seus companheiros na unidade prisional. Ao serem questionadas se portavam material ilícito, as três confessaram que tinham porções de maconha escondidas nas partes íntima do corpo. Elas foram conduzidas à Polícia Civil no município e autuadas pelo crime de financiamento para o tráfico de entorpecentes.

No Centro de Detenção de Pontes e Lacerda, oito visitantes foram surpreendidas durante a revista eletrônica de entrada da unidade prisional, com uso do escâner corporal, que detectou que as mulheres levavam diversos pacotes de fumo escondidos no corpo. As visitantes eram companheiras, irmã e mãe de homens custodiados na unidade prisional.

Os visitantes flagrados com materiais ilícitos têm as carteiras de visitação apreendidas e o direito de visita suspensos pelo período de 90 dias. Para quem é flagrada com entorpecentes, a suspensão é pelo período de um ano.

Fortalecimento do Sistema Penitenciário

Dentro do programa Tolerância Zero, houve o desmembramento dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo da Secretaria de Segurança Pública, que passaram a integrar a nova Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), conforme a Lei Complementar 799/2024. A mudança resultou, entre outros procedimentos adotados, na redução de fugas e no fortalecimento da segurança nas unidades prisionais em todo o estado.

Leia mais:   Seleções de sete municípios são campeãs estaduais dos Jogos Estudantis Mato-grossenses

O reforço na segurança nas unidades prisionais produz reflexos também na interceptação de drones que, pilotados por criminosos externos, tentam levar aparelhos celulares e drogas para dentro dos presídios.

“O esforço operacional que realizamos para impedir a entrada de materiais ilícitos ao interior das prisões, seja com visitantes ou levados por drones, resulta em prejuízo às facções criminosas e evita a utilização desses materiais pelas facções para ordenar crimes nas ruas”, acrescentou o secretário Vitor Hugo.

Entre os resultados obtidos a partir do Programa Tolerância Zero destacam-se 405 operações.

Secretaria de Justiça realiza 405 operações e retira 2.387 celulares de unidades do Sistema Penitenciário estadual -

“A Polícia Penal e nossos servidores têm atuado com muita dedicação para remover os ilícitos. O mais importante é que, nas últimas operações, esse aparato empregado tem surtido efeito e vamos continuar nosso trabalho contínuo para que a população mato-grossense tenha a sensação de segurança necessária para viver tranquilamente em nosso Estado”, assegurou o gestor da Sejus.

Além da localização e remoção de 2.387 celulares, usados pelos criminosos presos para a comunicação com as ruas e ordens para delitos, as ações operacionais e o aprimoramento na segurança prisional resultaram na remoção de outros materiais ilícitos, como 907 chips de telefonia celular, 4.805 porções de entorpecentes variados, 27 drones, 1.072 carregadores de celular e 248 armas artesanais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana