Mato Grosso

Documentário sobre ditadura militar em MT é selecionado para festivais de cinema da Turquia e na Colômbia

Published

on

O documentário “60 Anos Depois”, que traz acontecimentos da ditadura militar na perspectiva mato-grossense, é finalista no Festival de Cinema de Yalova, que ocorre desta quarta-feira até o próximo sábado (15 a 18.10), na Turquia.

Realizado pela Cia Cena Onze, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar, o filme foi selecionado também para o 14º Festival Audiovisual Montes de María (Famma), de 29 de outubro a 3 de novembro, na Colômbia.

O documentário já mobilizou centenas de pessoas desde seu lançamento, em março deste ano, tendo sido exibido no Cine Teatro Cuiabá, no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), e na Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual).

No mês de novembro, “60 Anos Depois” será apresentado também no Festival Satyrianas, em São Paulo (SP). O evento é considerado um dos maiores festivais de arte da América Latina, oferecendo inúmeros eventos de acesso gratuito em teatros e espaços públicos.

“As exibições reforçam a relevância da obra que mergulha na história da ditadura militar em Mato Grosso, tema que ressoa para além das fronteiras nacionais”, menciona o diretor do documentário, Flávio Ferreira.

Leia mais:   Polícia Civil captura mais dois alvos foragidos da Operação Doce Amargo em ações em MT e AM

Com 21 minutos de duração, o documentário revela histórias de resistência e dor com relatos de pessoas que viveram em Mato Grosso durante o período da ditadura militar. A narrativa é feita pelo olhar do professor mato-grossense Waldir Bertúlio, testemunha ocular de fatos que marcaram a época (1964 a 1985).

As entrevistas foram conduzidas pelo historiador João Carlos, com depoimentos também de Thelma de Oliveira, Gilney Viana, Larissa Freire, Gonçalo Antunes Neto, Daniel Augusto Alves, Sônia Lafoz, Felinto Ribeiro Neto e Eliete Teixeira.

A direção de fotografia é assinada pelo cineasta Luiz Marchetti, o roteiro de Júlia Groppo, e produção executiva de Flávia Taques. A pesquisa histórica contou com a colaboração dos pesquisadores Cátia Cristina Silva, Francisco Rocha, Márcio Borges e Rafael Adão.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

PM frustra rolezinho de motoqueiros e prende suspeitos por direção perigosa em Cuiabá

Published

on

Policiais militares do 10º batalhão frustraram, na madrugada desta sexta-feira (7.11), um rolezinho de motoqueiros que realizavam manobras perigosas e um racha na Avenida José Afonso Porto Carreiro, conhecida como Avenida Dubai, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

A ação, que contou com apoio de diversas guarnições, resultou na prisão de cinco suspeitos, todos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e na apreensão das motocicletas envolvidas, sendo uma delas com registro de furto.

De acordo com o boletim de ocorrência, várias denúncias foram realizadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), no qual cerca de 20 motoqueiros estariam realizando manobras perigosas e promovendo um racha na via. Diante da gravidade, equipes da Polícia Militar foram acionadas para realizarem um cerco na região para conter os infratores.

Durante a operação, as equipes acompanharam diferentes condutores, que desobedeceram às ordens de parada e tentaram fugir em alta velocidade. Em uma das abordagens, os militares identificaram que uma das motos utilizadas pelos suspeitos possuía registro de furto, o que resultou em autuação por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Leia mais:   Atletas e técnico do programa de bolsas do Governo de MT são convocados para Surdolimpíadas de Verão no Japão

Todos os cinco suspeitos abordados foram conduzidos à delegacia. As motocicletas foram removidas para o pátio da Semob, com exceção da que havia registro de furto, entregue à Polícia Judiciária Civil. Além disso, foram lavrados os autos de infração de trânsito pertinentes.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto leva atendimento psicológico para custodiados Araputanga

Published

on

Um projeto desenvolvido na unidade prisional de Araputanga, em parceria com a Faculdade Unibras de São José dos Quatro Marcos, levou atendimento psicológico a reeducandos que estão detidos em decorrência de crimes previstos na Lei Maria da Penha. O objetivo dos encontros foi abordar, discutir e refletir sobre temas referentes à violência de gênero, masculinidade e relação de poder.

De acordo com o diretor da unidade prisional de Araputanga, Laubenildo Barbosa Bento, a ação pode trazer ganhos positivos para o convívio entre reeducandos e seus familiares.

“Os resultados efetivos quem vai sentir será a família na volta deles para casa. Sentimos um ‘relaxamento’ maior dos participantes, antes eram pessoas tensas, estressadas por estarem presas devido à Lei Maria da Penha, hoje o sentimento é diferente. Esse tipo de reeducando sempre chega carregado de raiva, geralmente é a primeira vez que é preso, chega com misto de vergonha e raiva. Nossa pretensão era quebrar esse sentimento, visando a não reiteração delitiva, a intenção é cessar esse ciclo de violência”, explicou o diretor.

Leia mais:   Sema abre inscrições para mutirão do CAR Digital 2.0 em Diamantino

Foram realizados oito encontros, conduzidos pela equipe do Grupo de Intervenção Psicossocial da faculdade, para identificação de padrões prejudiciais, comportamentos agressivos e que auxílio no desenvolvimento de comportamentos saudáveis, competências emocionais e reintegração social.

As atividades foram coordenadas pelas professoras Aline Maia e Alana Dutra e tiveram início em agosto deste ano, com a conclusão no mês de outubro.

Além dos reeducandos, o projeto abrangeu também as famílias, com palestras a fim de prepará-los para o retorno do custodiado ao convívio familiar, após o episódio de violência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana