Carros e Motos
Detran-MT alerta que vídeo sobre novas categorias da CNH traz informações falsas
Não existe ainda mudança de CNH para categorias B1 e nem B2; categorias do processo de formação de condutores permanecem inalteradas

Modelo da nova CNH – Foto por: Detran-MT
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) esclarece aos cidadãos quanto ao vídeo que está circulando na internet com informações falsas sobre a emissão, a partir de janeiro de 2025, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B1, para condutores que dirigem carro automático, e da CNH categoria B2 para motoristas que dirigem carro automático e manual.
Essa alteração refere-se ao Projeto de Lei nº 7746 do ano de 2017, ainda em tramitação na Câmara dos Deputados e em análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Importante destacar que o referido Projeto de Lei é uma proposta dentre outras centenas que estão em andamento no Congresso Nacional para que sejam promovidas alterações no Código de Trânsito Brasileiro.
“Mesmo se for aprovado, existe um prazo legal para adequação por parte dos Departamentos de Trânsito de todo o país, que terão que se adequar às novas regras, bem como os Centros de Formação de Condutores. Por enquanto, as regras e categorias para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação permanecem as mesmas”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.
O Detran-MT reforça que as categorias do processo de formação de condutores permanecem inalteradas, sendo elas: A, B, C, D e E.
“É importante que os cidadãos busquem a confiabilidade das informações nos canais oficiais dos órgãos e entidades de trânsito, evitando propagar informações inverídicas”, reforçou o presidente Gustavo Vasconcelos.
O cidadão que necessitar de esclarecimentos, pode tirar dúvidas e buscar informações pelo site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) ou pela central de atendimento Disque Detran, pelo telefone (65) 3615-4800 e pelo WhatsApp (65) 9 9933-9318.
Cáceres e Região
Bandidos invadem oficina e furtam Gol 1988 em Cuiabá; ajude a encontrar

Reprodução
Criminosos invadiram uma oficina, localizada no Santa Marta, em Cuiabá, e furtaram vários objetos além de um Gol, modelo 1988, cinza, na madrugada desta segunda-feira (14).
As informações são preliminares. Conforme apurado pelo Gazeta Digital, funcionários perceberam a ação criminosa logo pela manhã, quando chegaram para trabalhar.
Inicialmente, foi divulgado que o Gol 1988, placa CYF-1J10, foi levado pelos bandidos e foi visto, por volta das 3h37, na avenida Doutor Meireles, sentido Osmar Cabral.
Proprietário do veículo já acionou a polícia, que vai investigar o crime. Imagens foram divulgadas e denúncias podem ser feitas via 190 e 197.
Por: Yuri Ramires | Gazeta Digital
Cáceres e Região
Operação Lei Seca em Cáceres resulta em 76 autuações e 33 veículos removidos
Cinco prisões por embriaguez ao volante foram registradas durante a 27ª edição da ação integrada, que fiscalizou 127 veículos na Rua Padre Cassemiro.

Reprodução
Por: Joner Campos I Cáceres Noticias
A 27ª edição da Operação Integrada Lei Seca em Cáceres, realizada na noite deste sábado (12), resultou em um alto índice de autuações e remoções de veículos. A ação, que começou às 22h na Rua Padre Cassemiro, no Centro, contou com a participação de diversos órgãos de segurança e trânsito.
A operação teve como foco principal a fiscalização de condutores sob efeito de álcool e outras irregularidades no trânsito.
Ao todo, 76 Autos de Infração de Trânsito (AITs) foram emitidos, e 33 veículos (20 carros e 13 motos) foram removidos.
Os dados detalhados da produtividade incluem: 12 autuações por conduzir veículo sob efeito de álcool (Art. 165 CTB). 4 autuações por recusa ao teste de alcoolemia (Art. 165-A CTB). 15 autuações por conduzir veículo sem possuir CNH (Art. 162, I CTB). 30 autuações por conduzir veículo sem registro ou não licenciado (Art. 230, V CTB). 15 outras autuações.
No aspecto criminal, 5 prisões foram realizadas por embriaguez ao volante (Art. 306 CTB), todas confirmadas por teste de etilômetro. Um total de 141 testes de alcoolemia foram aplicados durante a operação. No total, 127 veículos foram fiscalizados, e 44 veículos foram autuados.
A operação contou com a participação de 22 policiais militares, 3 bombeiros militares, 10 agentes do Detran, 5 da Coordenadoria Executiva de Trânsito, 15 policiais civis, 4 policiais penais e 2 membros do Socioeducativo, demonstrando a integração das forças de segurança na fiscalização do trânsito.
-
Cáceres e Região4 dias ago
Antes mesmo de ser lançado oficialmente novo modelo de realização do FIP já levanta suspeita
-
Cáceres e Região6 dias ago
Operação Lei Seca em Cáceres resulta em 76 autuações e 33 veículos removidos
-
Cáceres e Região4 dias ago
Valorização – SSPM oferta cursos superiores à servidores municipais; mais de 200 já foram beneficiados
-
Cáceres e Região5 dias ago
Bandidos invadem oficina e furtam Gol 1988 em Cuiabá; ajude a encontrar
-
Cáceres e Região6 dias ago
Recuperadas, 10 araras voltam a voar livres em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Acidente fatal no centro de Mirassol termina com morte de jovem de 26 anos
-
Cáceres e Região5 dias ago
Duas vereadoras – Elis e Magali – são titulares da CPI que irá investigar possíveis irregularidades de obras paralisadas em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
P. e Lacerda: PC deflagra operação contra conflito agrário e expulsa grileiros de fazenda