Destaque
Deputado Dr. Leonardo propõe audiência para discutir agricultura familiar
Pensando no fortalecimento da agricultura familiar, cujo papel é fundamental para o crescimento de um município, com reflexos no estado, o deputado Dr. Leonardo (PSD) requereu uma audiência pública para debater o assunto, em Cáceres. A audiência será realizada no dia 06 de junho, na Câmara de Municipal.
O objetivo, segundo o parlamentar, é ouvir as demandas da região, avaliar suas potencialidades, discutir as políticas públicas a serem implementadas no campo, que possam estimular e contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas, bem como, abordar o Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Em Mato Grosso, 75% dos produtores rurais estão inadimplentes e por conta disso, passam por dificuldades. A agricultura familiar é responsável por 80% da produção mundial de alimentos e por 90% das propriedades agrícolas.
“Precisamos discutir políticas públicas voltadas em benefício desses trabalhadores, pois é a agricultura familiar que produz a maior parte dos alimentos dos brasileiros e envolve mais de 12 milhões de pessoas. É uma atividade singular, muitas vezes invisível, sendo a única fonte de renda para centenas de famílias que vivem e trabalham no campo”, destacou.
Dr. Leonardo lembrou que, uma força tarefa da bancadas estadual e federal, conseguiu, através do Decreto nº 8738/16, a regulamentação das Leis 8.629/93 e 13.001/14, que trata da titulação provisória e definitiva das famílias rurais. Ele se diz honrado por fazer parte dessa grande conquista aos trabalhadores do campo.
“Há anos, os trabalhadores esperam pela titulação de suas terras. Esses moradores vivem em situação de insegurança, não podem acessar linhas de crédito e, muitas vezes, não contam com serviços básicos como distribuição de água, energia elétrica e saneamento. A regularização é uma forma de trazer segurança a essas famílias”, salientou.
Vale ressaltar, que essa luta vem desde o ano passado, quando em reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dr. Leonardo também discutiu a renegociação das dívidas do Crédito Fundiário. A medida garantiu não só a Mato Grosso, mas a todos os produtores do país, a renegociação da dívida. Agora, os produtores rurais de todo o país serão contemplados com essa medida, graças à iniciativa do parlamentar e dos demais representantes mato-grossenses.
Destaque
Deputados aprovam por unanimidade RGA de 4,83% dos salários dos servidores
Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, a Revisão Geral Anual (RGA) de 4,83% dos salários dos servidores públicos do Executivo estadual. A votação ocorreu em sessão plenária na tarde desta quarta-feira (22.1).
A revisão de 4,83% segue o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é o indicador oficial para a inflação brasileira em 2024.
O Governo de Mato Grosso vai pagar, ainda em janeiro, os salários com a RGA aprovada pelos parlamentares da Assembleia Legislativa.
A previsão é que o impacto mensal na folha de pagamento dos servidores, com essa RGA, seja em torno de R$ 76 milhões, o que equivale a R$ 855 milhões ao ano.
O Executivo alerta também que se aproxima do limite prudencial da folha, conforme estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual. Os dados do Estado demonstram que a folha está crescendo acima da inflação, porque, além da RGA, existe o crescimento real pelas progressões de carreira. Dados apresentados pela equipe econômica do governo e da Secretaria de Planejamento e Gestão apontam que o aumento é superior a 3%.
Além disso, há as despesas das novas contratações realizadas via concurso público, o que já acende uma luz amarela nos gastos com a folha.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Polícia Civil prende integrantes de facções criminosas flagrados com armas e munições em Barra do Bugres
Assessoria | Polícia Civil-MT
Quatro integrantes de facções criminosas flagrados em posse de armas e munições foram presos em flagrante pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (21.1), durante a Operação Desarme, deflagrada pela Delegacia de Barra do Bugres e Delegacia Regional de Tangará da Serra.
Os suspeitos- três homens e uma mulher-, foram autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A operação, coordenada pelos delegados Igor Sasaki, de Tangará da Serra, e Fernando Albuquerque, de Barra do Bugres, resultou ainda na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de munições.
Durante investigações sobre homicídios em Barra do Bugres e região, os policiais realizavam monitoramento de suspeitos, quando notaram que um dos investigados estava com uma arma de fogo na cintura no momento em que entrava em uma residência.
Diante das evidências, os policiais realizaram a abordagem do suspeito e da mulher que estavam na casa, sendo apreendidas com eles duas armas de fogo (dois revólveres calibre 38). Questionados, eles confessaram estar associados a um terceiro suspeito que foi preso em seguida em uma quitinete nas proximidades, em posse de diversas munições calibre 32.
Com base nas informações, os policiais foram até o local, porém ao perceber a aproximação da equipe, um dos suspeitos sacou o revólver dando início a uma troca de tiros. O suspeito conseguiu fugir, porém, durante a fuga deixou cair a arma.
Nos fundos da residência, os policiais encontraram o quarto suspeito, que foi flagrado em posse de uma pistola. Na casa também foram encontradas munições calibre 38 e 380.
As armas e munições foram apreendidas e os quatro suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Barra do Bugres, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
-
Cáceres e Região6 dias ago
Corpo de homem desaparecido é encontrado em córrego de Quatro Marcos
-
Destaque7 dias ago
Gefron, Bope e Polícia Federal apreendem 420 quilos de cocaína em caminhão frigorífico
-
Cáceres e Região7 dias ago
Liberado antes de ser concluído asfalto da rua do Membeca é perfurado para obras complementares
-
Carros e Motos7 dias ago
Sefaz dá dicas de como não cair em golpes no pagamento do IPVA; saiba como evitar problemas
-
Destaque7 dias ago
Gestantes poderão ter acompanhamento de fisioterapeutas pélvicas sem custo durante parto
-
Cáceres e Região5 dias ago
Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas
-
Cáceres e Região7 dias ago
Professor de dança que animou acampamento golpista, ‘Xuxa é mantido preso por Moraes; outro de MT também fica detido
-
Cáceres e Região5 dias ago
PRF aprova projeto e agentes terão câmeras corporais e nas viaturas em 2025