conecte-se conosco


Destaque

Deputado Dr. Leonardo propõe audiência para discutir agricultura familiar

Publicado

 

Pensando no fortalecimento da agricultura familiar, cujo papel é fundamental para o crescimento de um município, com reflexos no estado, o deputado Dr. Leonardo (PSD) requereu uma audiência pública para debater o assunto, em Cáceres. A audiência será realizada no dia 06 de junho, na Câmara de Municipal.

O objetivo, segundo o parlamentar, é ouvir as demandas da região, avaliar suas potencialidades, discutir as políticas públicas a serem implementadas no campo, que possam estimular e contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas, reduzindo as desigualdades sociais e econômicas, bem como, abordar o Programa Nacional do Crédito Fundiário.

Em Mato Grosso, 75% dos produtores rurais estão inadimplentes e por conta disso, passam por dificuldades. A agricultura familiar é responsável por 80% da produção mundial de alimentos e por 90% das propriedades agrícolas.

“Precisamos discutir políticas públicas voltadas em benefício desses trabalhadores, pois é a agricultura familiar que produz a maior parte dos alimentos dos brasileiros e envolve mais de 12 milhões de pessoas. É uma atividade singular, muitas vezes invisível, sendo a única fonte de renda para centenas de famílias que vivem e trabalham no campo”, destacou.

Leia mais:   Medeiros afirma que oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158

Dr. Leonardo lembrou que, uma força tarefa da bancadas estadual e federal, conseguiu, através do Decreto nº 8738/16, a regulamentação das Leis 8.629/93 e 13.001/14, que trata da titulação provisória e definitiva das famílias rurais. Ele se diz honrado por fazer parte dessa grande conquista aos trabalhadores do campo.

“Há anos, os trabalhadores esperam pela titulação de suas terras. Esses moradores vivem em situação de insegurança, não podem acessar linhas de crédito e, muitas vezes, não contam com serviços básicos como distribuição de água, energia elétrica e saneamento. A regularização é uma forma de trazer segurança a essas famílias”, salientou.

Vale ressaltar, que essa luta vem desde o ano passado, quando em reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dr. Leonardo também discutiu a renegociação das dívidas do Crédito Fundiário. A medida garantiu não só a Mato Grosso, mas a todos os produtores do país, a renegociação da dívida. Agora, os produtores rurais de todo o país serão contemplados com essa medida, graças à iniciativa do parlamentar e dos demais representantes mato-grossenses.

Comentários Facebook

Cáceres e Região

Pré-Matrícula Online para Educação Infantil da rede municipal de Cáceres começa nesta segunda

Publicado

Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação informa que dia 01/03/2021, (segunda-feira), iniciará o período de Pré- Matrícula Online – no caso de matrícula nova nas escolas de educação infantil – deverá ser feita, através  do  endereço eletrônico: https://crs.mt.mn.omegaeducacional.com/ no período de 01/03/2021 a 12/03/2021, disponível também no site da prefeitura.

Importante: Os pais e/ou responsáveis que não conseguirem anexar os documentos exigidos na plataforma da Pré-Matrícula Online, deverão dirigir-se a Instituição Municipal de Ensino mais próxima, e, protocolar os documentos no período determinado para realização da Pré-Matrícula Online conforme Decreto Nº 581, art. 4º, parágrafo 1º.

A divulgação das Pré-Matrículas deferidas pela Comissão de Pré-Matrícula Online, será no dia 26/03/2021, no site da prefeitura, nas Instituições de Ensino e na própria Secretaria Municipal de Educação.

O período para efetivação das Pré-Matrículas Online deferidas (Educação Infantil), será de 29/03/2021 a 09/04/2021 nas Instituições de Ensino.

Comentários Facebook
Leia mais:   Com vagas quase esgotadas, Circuito Mato-grossense de Tênis 2021 encerra inscrições nesta sexta
Continue lendo

Cáceres e Região

Cáceres receberá vacinas para pessoas entre 80 e 89 anos

Publicado

Vacina contra Covid-19

Assessoria

Nesta quarta-feira (24/02), o Estado de Mato Grosso recebeu   mais 21 mil doses da vacina AstraZeneca, que serão destinados aos grupos da primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mais especificamente aos idosos com idade entre 85 e 89 anos.

Já na quinta-feira (25.02), foram 11,8 mil doses da vacina CoronaVac. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e também será destinado aos grupos da primeira fase, neste caso, os idosos entre 80 e 84 anos.

O município de Cáceres, recebeu até o presente momento 2.515 doses, assim distribuídas, 186 doses em idosos 90 anos acima, e 2.070 em profissionais de saúde na linha de frente de combate ao novo coronavírus, totalizando 2.256 doses aplicadas.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Alberto Garcete, a orientação do Governo Federal é para que as novas doses sejam utilizadas como primeira aplicação. No caso da vacina AstraZeneca, o prazo para a segunda dose é de até 84 dias, e, da CoronaVac, o prazo varia entre 14 e 28 dias.

Leia mais:   Delegacia de Cáceres procura voluntárias para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social

A Resolução da Comissão Intergestores Bipartite – CIB/MT “ad referendum” nº 09, de 25 de fevereiro de 2021, do Governo do Estado de Mato Grosso – Secretaria Estadual de Saúde, aprovou como prioridade da imunização da vacina AstraZeneca/Fiocruz, as pessoas de 85 a 89 anos e aos trabalhadores de saúde. Diante disso, Cáceres receberá nos próximos dias, 513 (quinhentos e treze) doses destinadas aos idosos de 85 a 89 anos, cobrindo 100 % dessa população, e, 204 (duzentos e quatro) doses para trabalhadores de saúde, 8% do total.

No caso da vacina CoronaVac (210 doses), que será enviada ao município junto com a AstraZeneca, pela Resolução CIB/MT nº 10, de 25 de fevereiro de 2021, ficou determinado que será   destinada para as pessoas com idade entre 80 e 84 anos, perfazendo um total de 24% desse público.

A Prefeitura Municipal de Cáceres, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, informa que, conforme os lotes das vacinas chegarem ao município, o Plano Municipal de Imunização e a Equipe Técnica de Planejamento e Execução das Estratégias da Vacinação contra a Covid – 19, estará imunizando essas pessoas, de acordo com um planejamento previamente divulgado para a população.

Leia mais:   Medeiros afirma que oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158

Segundo informações do Escritório Regional de Saúde, as doses do imunizante deverão chegar ao município na próxima segunda feira (01/03).

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana