Nacional
Depois de uma semana de calor, vem aí nova onda de frio: gado preocupa
GADO PREOCUPA -Até esta terça-feira (13.08), Mato Grosso do Sul já havia contado a morte de 541 cabeças de gado em razão do frio. Só na última frente fria, 455 animais morreram de hipotermia no estado. Os dados foram confirmados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
Os técnicos alertam para a necessidade de os produtores manterem o rebanho em locais protegidos enquanto as temperaturas continuarem baixas ou em situações de inversão térmica, quando as temperaturas oscilam bruscamente entre o dia e a noite, potencializando os riscos de hipotermia no rebanho.
Nestes casos, os animais devem ser colocados em abrigos de pastagem natural (capão, mato) ou cobertura física e precisam ser bem alimentados. No ano passado, durante o período de duas a três frentes frias entre junho e julho, 2.660 animais morreram no estado.
Fonte: Pensar Agro
Mato Grosso
Plataforma de monitoramento de incêndios do Corpo de Bombeiros de MT vence prêmio nacional
A plataforma de monitoramento de incêndios florestais via satélites do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso venceu em 1º lugar geral e 1º lugar por estado no Prêmio de Boas Práticas 2024 – Segurança Pública, do Consórcio Brasil Central. O resultado da premiação foi divulgado nesta terça-feira (10.12).
“Parabenizo o Corpo de Bombeiros por esse reconhecimento mais do que merecido. São iniciativas como essa que contribuem para que o Governo de Mato Grosso se torne cada vez mais eficiente, focando em estratégias que realmente dão resultado”, disse o governador Mauro Mendes.
“Esta plataforma representa o comprometimento do Governo de Mato Grosso no combate aos incêndios florestais. Investimos e desenvolvemos uma plataforma única, essencial para uma ação mais eficiente contra o fogo por reunir dados em tempo real. Somos referência no combate aos incêndios florestais e este prêmio é mais uma prova disso”, disse o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Glêdson Bezerra.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que reúne imagens captadas por vários satélites qualificados e gera dados em tempo real, como focos de calor, direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuvas.
Além disso, há o indicador de predição de fogo, que aponta áreas de risco de incêndio florestal a partir do cruzamento de dados meteorológicos e reincidência do fogo. Desta forma, o Corpo de Bombeiros intensifica o monitoramento in loco dessas regiões para garantir uma resposta mais rápida contra o fogo.
“Existe um Corpo de Bombeiros antes e depois desta plataforma. O nosso trabalho melhorou muito porque conseguimos ter uma dimensão real da situação de incêndios florestais no Estado. Direcionamos melhor os recursos, garantindo eficiência no combate”, disse a comandante do BEA, tenente-coronel BM Pryscilla de Souza.
Por vencer em duas categorias, a equipe responsável pela plataforma receberá R$ 40 mil, além de um pacote de viagem com acompanhante para qualquer destino do Brasil, no valor de R$ 15 mil, certificado de reconhecimento e placa de homenagem.
Outros vencedores
Outros dois projetos de Mato Grosso foram vencedores no prêmio do Consórcio Brasil Central. São as iniciativas “Modernização no Tratamento de Cartas Precatórias: Um Projeto Integrado para Eficiência e Segurança” e “Mutirão de Conciliação Ambiental do Estado de Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente”, ambos submetidos pela Polícia Judiciária Civil.
O Prêmio de Boas Práticas reconhece projetos inovadores desenvolvidos por servidores públicos de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Os projetos vencedores foram definidos a partir da análise de uma equipe especializada do Centro de Liderança Pública (CLP).
No primeiro trimestre de 2025, uma cerimônia de premiação será feita para homenagear os vencedores.
Fonte: Governo MT – MT
Cáceres e Região
Projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro” inspira jovens em Cáceres
O projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro”, realizado pela Agência Fluvial de Cáceres no dia 27 de novembro, proporcionou a 57 jovens da Guarda Mirim uma imersão nas atividades da Marinha do Brasil. Desde palestras até oficinas práticas e uma navegação a bordo da Escola Flutuante “Piquiri”, a experiência buscou inspirar novas gerações com a disciplina e a rotina naval.
Oficinas práticas e vivências
A programação começou com uma palestra sobre as formas de ingresso na Marinha do Brasil e as diversas atividades realizadas pela Força. Em seguida, os jovens participaram de oficinas práticas que exploraram habilidades essenciais na rotina naval, como nós e voltas, mecânica básica e combate a incêndios.
Essas oficinas permitiram que os participantes aplicassem os conceitos apresentados, experimentando na prática a disciplina e os conhecimentos necessários à atuação em um ambiente militar e náutico.
Navegação: o momento mais esperado
O ponto alto do projeto foi a oficina “Jovem Inspetor”. Os participantes tiveram uma introdução teórica sobre as funções de um Inspetor Naval e, em seguida, embarcaram na Agência Escola Flutuante “Piquiri” para uma experiência de navegação prática.
Durante a atividade, os jovens realizaram simulações de inspeções a bordo, sob a supervisão da equipe da Agência Fluvial de Cáceres. “Foi o momento mais aguardado por eles”, destacou o Capitão-Tenente (AA) Magno Luis de Moura, Agente Fluvial de Cáceres. A experiência proporcionou aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de navegação e aplicar os conhecimentos aprendidos ao longo do dia.
Inspiração e valores para o futuro
O projeto “Ah, se eu fosse Marinheiro” buscou não apenas apresentar a rotina naval, mas também inspirar os jovens participantes a refletirem sobre a importância da disciplina, do trabalho em equipe e da dedicação. A iniciativa reforça o compromisso da Marinha do Brasil em promover ações sociais que aproximem a sociedade de sua missão, ao mesmo tempo em que semeia valores fundamentais entre as novas gerações.
-
Cáceres e Região7 dias ago
Polícia Civil cumpre 52 mandados para desarticular venda de drogas sintéticas em Cuiabá, Cáceres e Natal (RN)
-
Cáceres e Região3 dias ago
Caminhoneira morre em acidente entre dois veículos de carga em Pontes e Lacerda
-
Cáceres e Região4 dias ago
Polícia Militar prende mulher por tentativa de homicídio contra esposo em Mirassol D’Oeste
-
Cáceres e Região4 dias ago
Cáceres é a terceira cidade mais violenta de Mato Grosso, segundo estudo
-
Cáceres e Região3 dias ago
Indiavaí: Universitária de 23 anos é achada morta pelo pai após retornar de festa
-
Cáceres e Região3 dias ago
Divididos vereadores aliados da prefeita Eliene podem perder eleição da Mesa Diretora da Câmara em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias ago
Estudante da Unemat faz saudação nazista e é acusado de racismo; veja posts
-
Cáceres e Região3 dias ago
Prefeitura de Cáceres realiza 15º Natal das Luzes com início nesta quarta-feira (11)