Cáceres e Região

Denunciado ao MP e PGM por suposto desvio de combustível secretário entra de férias e vai para campanha da prefeita

Published

on

Reprodução redes sociais

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

            Depois de três meses, a administração municipal, em Cáceres, não deu prosseguimento, a denúncia protocolada pelo servidor Vilmar Rodrigues da Costa, sobre possível desvio de combustível na Secretaria de Esportes, pelo secretário Cristiano Neves da Silva, cunhado da prefeita Eliene Liberato Dias. A denúncia foi protocolada ao MPE e a PGM no dia 14 de junho.
Á época, procurada pelo site Expressão Notícias, a prefeita disse que havia determinado a apuração dos fatos e consequentemente a abertura de Processo Administrativo Municipal (PAD) contra o secretário. Afirmou que se fosse comprovada a denúncia iria demitir o acusado.

 

“Já determinei a abertura de um PAD. Se forem comprovadas (as denúncias) vamos demitir na mesma hora. Não coaduno com qualquer tipo de erro” disse. Procurador do município, o advogado Helbert Dias, diz que “o processo está em trâmite e que a orientação da PGM será enviar o caso para o MPE”.

Requerimento de Denuncia

Helbert disse ainda que, além da orientação jurídica ser o encaminhamento das denúncias ao Ministério Público “a procuradoria do município está com um volume muito alto de trabalho, cerca de 300” e que embora a denúncia tenha sido feita no dia 14 de junho ela só chegou à PGM no dia 27 de julho.

 

O procurador fez questão de assinalar que o secretário denunciado não está exercendo o cargo e que, portanto não estaria interferindo em nada no andamento do processo.

 

Na verdade, o denunciado está em gozo de férias, recebendo salário de secretário, participando da campanha da cunhada a prefeita Eliene Liberato, candidata à reeleição.  Prefeito em exercício, Odenilson Silva, através do decreto nº 588 de 3 de setembro de 2024, nomeou a servidora Janete Aparecida Mendes para ocupar o cargo em substituição a Cristiano.

DECRETO Nº 588-24- Nomear a senhora Janete Aparecida Mendes como-Secretaria de Esporte e Lazer com onus e cumulativamente sem onus como Gerente -smel-3

DENUNCIAS

 

           São vários os casos com indícios de irregularidades relatados pelo denunciante Vilmar Rodrigues. Começa com o desaparecimento de 150 litros de diesel que seria usado para abastecer o ônibus para o transporte de trabalhadores para reformar o campo de futebol do distrito de Horizonte D´Oeste.

 

O denunciante afirma que por determinação do secretário, no mês de novembro de 2023, ele teria ido a um posto de combustível (Tuiuiú) buscar um vale, referente a 150 litros do combustível. Diz que pegou o vale e o entregou ao secretário. Porém, o combustível, equivalente, a R$ 1.015,00 teria desparecido.

 

Já no mês de dezembro, do mesmo ano, segundo ele, nova trama. Dessa vez, conforme o denunciante, um professor teria requisitado o ônibus da secretaria para levar um grupo de alunos para participar de um campeonato de Jiu-Jitsu, em Cuiabá.

 

Conta que, por não haver combustível para a viagem, o professor comprou com recurso próprio e entregou um vale de 150 litros ao secretário. Vilmar afirma que o secretário, não repassou o combustível ao motorista e o orientou para que o abastecimento fosse feito pelo cartão do ônibus.

 

           No relato ao MP e PGM, o denunciante disse que, o secretário teria informado que a prefeita havia autorizado a doação de 300 litros de diesel para ajudar a abastecer os carros que fariam o transporte dos alunos de Tangará da Serra para participar de uma corrida em Cáceres.

 

De acordo com Vilmar Rodrigues, Cristiano Neves teria orientado para que ele fosse ao posto e falasse com a gerente para que se fizesse a conversão dos 300 litros de diesel em 10 vales de 30 litros de etanol ou gasolina.

 

Diz que assim foi feito. Porém, segundo ele, o combustível teria sido usado para abastecer o carro do secretário porque os atletas de Tangará não vieram participar da corrida. Vilmar diz que, a informação sobre o abastecimento do carro do secretário com os vales, foi da própria gerente do posto.

 

          O denunciante revela que, existe uma norma na secretaria, de que quando alguém ou entidade, solicita, principalmente, ônibus para viagens fora do município, o combustível e as diárias são pagas pelo solicitante. E, que todos aceitam essa condição.

 

            O secretário, no entanto, segundo ele, “exige” que os vales dos abastecimentos sejam entregues à ele (Cristiano). Mas, afirma que “praticamente” todas as viagens feitas por ele (Vilmar), para fora do município, foram abastecidas, com o “cartão do ônibus” que é pago pelo município.

 

            Além dos supostos desvios de combustível, constam ainda na denúncia ao MP e PGM, supostos favorecimento à servidores, em detrimento de outros; uso de veículos da secretaria para particulares, pagamentos de diárias à trabalhadores de empresas terceirizadas, entre outros.

 

Razão da denúncia

 

        Idoso de 64 anos, servidor da prefeitura há mais de 20 anos, o motorista Vilmar Rodrigues, diz que decidiu denunciar as supostas irregularidades, após desentendimento com o secretário.

 

Ele afirma que Cristiano Neves, o colocou à disposição, depois que ele questionou o secretário a respeito dos constantes empréstimos do ônibus da secretaria de Esportes para serviços em outras pastas da administração.

 

Diz que ficou muito irritado com a situação, por ter sido preterido do trabalho, com 64 anos de idade e mais de 20 de trabalho na prefeitura. Revela que, chegou a pensar em pedir exoneração mas não o fez porque sua esposa não aceitou.

 

Vilmar diz que o “castigo” imposto pelo secretário vem causando prejuízos tanto moral como financeiramente porque, sem as viagens e outras vantagens, como horas extras, o salário que recebe é insuficiente para manter sua família.

 

Comentários Facebook
Leia mais:   Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense

Cáceres e Região

Unemat não pode revalidar diploma de Medicina por ter “conceito 2” no MEC

Published

on

Um bacharel em medicina que se formou no exterior vem tendo dificuldades de revalidar seu diploma na Universidade do Estado de
Mato Grosso (Unemat). Segundo uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), a universidade precisa apresentar um conceito preliminar de curso (CPC) igual ou superior a 3. O curso de medicina na Unemat possui nota 2 no Ministério da Educação (MEC).

O bacharel, que já teve negado o processo de revalidação simples de seu diploma na primeira instância do Poder Judiciário de Mato Grosso, recorreu da decisão. Os autos foram analisados pela desembargadora da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça (TJMT), Helena Maria Bezerra Ramos, que também negou o pedido.

Em decisão monocrática da última quinta-feira (16) a desembargadora relatou que não há o que fazer se a faculdade de medicina da Unemat possui apenas um conceito 2 no MEC. O índice vai até 5, e é atribuído somente aos melhores cursos.

“Deve-se compreender que Portaria nº 1.151/2023, determinou que instituições de ensino superiores, deverão apresentar o Conceito Preliminar de Curso igual ou superior a 3, ficando evidenciado nos autos que a apelada não possui nota suficiente para realizar a revalidação, um ver ter atingido o conceito 2 no MEC”, esclareceu a desembargadora.

Leia mais:   Prefeitura organiza mutirão de limpeza para conter avanço da Dengue em Cáceres

A decisão ainda cabe recurso. O processo de revalidação simples do diploma de medicina para estudantes de universidades do exterior abrange alunos e instituições de ensino do Mercosul e Estados Associados (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile). A revalidação consiste apenas na “verificação da documentação comprobatória da diplomação no curso”.

A medida é uma alternativa ao chamado “Revalida”. O processo, que é público, é criticado por especialistas da saúde em razão de sua baixa aprovação. O último processo desta natureza realizado e homologado no Brasil, no ano de 2023, aprovou apenas 3,75% dos bacharéis que realizaram a prova, segundo avassessoria de comunicação do Senado Federal.

O lobby das universidades particulares de medicina, e a própria classe médica do Brasil, são considerados os principais responsáveis pelo “Revalida” possuir índices de aprovação “quase nulos”.

 

Por: folha max

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Prefeita Eliene dá posse a 47 novos profissionais da educação em Cáceres e destaca avanços no setor

Published

on

Por: Assessoria

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, empossou na manhã desta segunda-feira (20), 47 novos profissionais da educação aprovados no concurso público municipal. A cerimônia ocorreu no auditório da Escola Municipal Dom Máximo Biennes e contou com a presença de autoridades locais, como o secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan,   vereador Jorge Augusto, coordenadores da SME e familiares dos empossados.

Entre os novos servidores, foram empossados quatro auxiliares de desenvolvimento infantil e 43 professores licenciados em Pedagogia, que agora passam a integrar a rede municipal de ensino. Todos já apresentaram a documentação necessária e estão aptos a assumir suas funções. Segundo a Prefeitura, outros aprovados no concurso serão convocados em breve, reforçando ainda mais o quadro de profissionais da educação no município.

Durante o evento, a prefeita Eliene parabenizou os novos servidores, destacando o significado da estabilidade no serviço público e a importância do papel que cada um desempenhará na transformação da educação em Cáceres.

“Estamos vivendo um novo tempo na educação municipal, com avanços significativos em estrutura, qualidade pedagógica e índices de desempenho. A chegada de vocês representa um reforço essencial para continuarmos melhorando e ampliando esses resultados. Contamos com o compromisso de cada um para transformar vidas por meio da educação,” afirmou Eliene.

Leia mais:   Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan,  enfatizou as melhorias realizadas na gestão da educação em Cáceres. Ele destacou as reformas em unidades escolares, investimentos em infraestrutura e na parte pedagógica que têm contribuído para elevar os índices educacionais, merenda e transporte de qualidade. “Estamos construindo uma educação pública de qualidade e inclusiva. Cada avanço reflete o compromisso desta gestão com o futuro das nossas crianças,” pontuou.

O vereador Jorge Augusto, servidor efetivo do município, também discursou na cerimônia. Ele felicitou os novos profissionais e enfatizou a importância de um quadro funcional bem preparado para atender às demandas da educação municipal. “Hoje celebramos não apenas a posse, mas o início de uma trajetória que impactará muitas vidas. Parabéns por essa conquista e pelo compromisso com nossa cidade,” declarou.

Com a posse, os novos profissionais serão distribuídos entre as escolas da rede municipal, atendendo as 42 unidades, sendo 29 na zona urbana  e 13 na zona rural de Cáceres. A expectativa é que sua atuação reforce a qualidade do ensino e contribua para a manutenção dos avanços conquistados pela gestão.

Leia mais:   Proprietários de Veículos Aéreos e Aquáticos em Mato Grosso Deverão Pagar IPVA até Junho de 2025

A prefeita reforçou ainda que as nomeações são parte de um esforço contínuo para valorizar o servidor público e assegurar que Cáceres continue a crescer como referência educacional na região.

Esdras Crepaldi

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana