Política

Definidos os 24 estudantes escolhidos para o programa Parlamento Jovem

Published

on

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) divulgou a lista dos 24 estudantes eleitos para participar da 9ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem (anteriormente chamado Parlamento Mirim) nesta quarta-feira (11). Confira aqui. 13 meninos e 11 meninas de 20 escolas diferentes foram escolhidos por votação promovida no portal da Casa de Leis, iniciada na semana passada e encerrada na segunda-feira (9).

Durante o período de votação mais de 2300 pessoas fizeram cadastro no site da ALMT e registraram o seu voto. Inicialmente, esta edição recebeu cerca de 300 inscritos de mais de 55 escolas. Após a seleção interna das instituições de ensino, 76 candidatos disputaram as 24 vagas. Posteriormente, os coordenadores das escolas participantes vão receber de maneira física o relatório completo com a votação de cada aluno candidato como forma de dar transparência ao processo sem a exposição do desempenho dos adolescentes e crianças que concorreram no pleito.

“21 dos eleitos são alunos da rede pública, sendo oito do município de Rondonópolis, cidade representante do interior do estado. Agora os deputados jovens receberão o contato da equipe do Parlamento Jovem para que possam se preparar para as ações que começam em fevereiro de 2025. Antes disso, todos eles já vão ser colocados em contato para articularem as chapas para eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, que ocorrerá no mesmo dia da posse”, afirma o coordenador do programa, Éder Dourado.

Leia mais:   Gestantes poderão ter acompanhamento de fisioterapeutas pélvicas sem custo durante parto

Na apuração dos votos, foram reservadas 50% das vagas reservadas aos alunos oriundos de escolas públicas e 1/3 dos lugares destinados aos candidatos oriundos do interior do estado, que nesta legislatura serão representados exclusivamente pelos inscritos do município de Rondonópolis, terceira maior cidade do estado.

Os estudantes eleitos terão a oportunidade de vivenciar um mandato de dois anos de duração com direito a visitar a capital do país, Brasília. A viagem será garantida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT) e está prevista para março de 2025. Entre as atividades dos parlamentares jovens também estão palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado, participação das sessões ordinárias, acompanhamento ocasional de deputado (a) em suas atividades parlamentares desenvolvimento, apresentação de pelo menos um projeto de lei e visitas aos órgãos públicos do estado de Mato Grosso. O padrinho da 9ª Legislatura será o deputado estadual Thiago Silva (MDB), autor de indicação de retorno da iniciativa, após paralisação durante a pandemia de Covid-19.

Leia mais:   Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense

Programa Parlamento Jovem – A ação foi repaginada a partir do Projeto de Resolução 253/2024, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O texto institui, dentro do Programa Jovem Cidadão, o Parlamento Jovem. A organização ficou sob a responsabilidade da Superintendência de Planejamento Estratégico da ALMT.

No novo modelo são contemplados estudantes que estão cursando o ensino fundamental, do 7º ao 9º ano, e do 1º ano do ensino médio das redes públicas e privadas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

Published

on

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Leia mais:   Chico Guarnieri visita as cidades Rio Branco e Salto do Céu, destruídas pelas chuvas

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Franco Valério propõe construção de poços artesianos para garantir a lavoura e ajudar no combate as queimadas

Published

on

Sinézio Alcântara – Expressão Notícias

 

Construção de centenas de poços artesianos, em comunidades rurais, para garantir o fornecimento de água nas lavouras, bem como socorrer as propriedades em eventuais queimadas, no período de estiagem, como vem ocorrendo nos últimos tempos. E, ainda a criação de uma lei para reflorestar áreas devastadas e improdutivas, bem como proibir o desmatamento em qualquer lugar do Estado.

 

Essas foram algumas propostas apresentadas pelo vereador Franco Valério (PSB), durante reunião para elaboração de Planejamento Estratégico para o Fortalecimento de Ações de Prevenção e Respostas a Desastres Climáticos. Iniciativa da prefeitura municipal, o evento, foi realizado na quinta-feira (16), com a participação de representante de vários segmentos do município.

 

 “Precisamos urgente de centenas de poços artesianos, porque os desastres climáticos estão acontecendo com mais frequência nos últimos tempos e, geralmente, os pequenos agricultores e criadores, são os que mais sofrem, principalmente, com as queimadas, diante da falta de água, nas comunidades rurais” observou

 

Autor de várias ações em benefício do homem do campo, Franco Valério, sugere ainda apoio financeiro dos governos estadual e federal, assim como maior tecnologia para execução das propostas.

 

“Serão necessários recursos financeiros de grande monta para colocar tudo isso em prática. A nossa sugestão é que recorremos aos governos estadual e federal. Além disso, precisamos de maior tecnologia para combater os incêndios, principalmente, na sensível área do pantanal, bem como a instalação de reservatórios de água em áreas distantes para facilitar o combate aos incêndios”.

 

Em relação as enchentes, o vereador destacou que “precisamos de uma engenharia eficiente que possa diagnosticar os locais onde deverá ser escoada a água em maior velocidade. Dessa forma teremos condições de prevenir e conter os danos”. E assegurou que o desmatamento continua sendo a maior causa desses fenômenos que ocorrem no Cerrado, Pantanal e na Amazôni
Comentários Facebook
Leia mais:   Deputado cobra ação emergencial da Defesa Civil para enfrentar as enchentes em várias regiões de MT
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana