Mato Grosso

Defesa Civil de MT participa de encontro global da ONU sobre desastres e ajuda humanitária

Published

on

A Defesa Civil de Mato Grosso participa, entre os dias 15 e 17 de abril, do encontro anual global do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG, em inglês), promovido pelo Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas.

Realizado no Brasil pela primeira vez, o evento ocorre em Belo Horizonte (MG) e debate a melhoria dos procedimentos de busca e resgate para atuação em casos de desastres e ajuda humanitária, bem como o fortalecimento da cooperação internacional para atuação conjunta. 

Participam do encontro o superintendente de Defesa Civil do Estado, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, e o 3º sargento BM Jaimes Douglas Pereira de Souza, gerente de reconstrução da Defesa Civil.

De acordo com o superintendente, a participação na reunião garante a capacitação dos agentes sobre os padrões e metodologias internacionais para resposta aos desastres.

“Mato Grosso tem uma atuação relevante em apoio aos desastres em vários Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, por meio do Corpo de Bombeiros, e a qualificação dos integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso é importante para a melhoria das ações de busca, resgate e ajuda humanitária, com a aplicação de metodologias e processos homologados internacionalmente”, explicou. 
O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, também participaram do evento

O Grupo Consultivo da ONU reúne representantes de mais de 90 países e organizações relacionadas à gestão de riscos e desastres, bem como equipes internacionais de busca e resgate, com objetivo de, além de estabelecer padrões e metodologias internacionais, criar uma rede de apoio para assistência internacional.

Leia mais:   Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses começam nesta sexta-feira (26)

Representantes de mais de 30 países participam do encontro em Minas Gerais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Tamanduá-bandeira resgatada durante queimada no Pantanal em 2020 inicia processo para voltar à natureza

Published

on

Uma tamanduá-bandeira fêmea resgatada em Poconé durante os incêndios florestais registrados no Pantanal em 2020, quando ainda era filhote, está prestes a ser reintegrada à natureza. Após ser acolhida no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lucas do Rio Verde, “Miga”, como é chamada, foi levada pela equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na sexta-feira (27.04), para a Transpantaneira, onde iniciará o processo de readaptação ao ambiente selvagem.

O laudo médico veterinário que autorizou o transporte até Poconé atesta que o animal apresentou desenvolvimento normal e perfeito estado de saúde, sem indicativos de patologia, má formação e ectoparasitas, o que a tornou apta para o transporte entre municípios e para a soltura.
Registro de Miga filhote – Foto: Karen Ramos

A coordenadora do Cetas, Rose Spindler, explicou que o nome ‘Miga’ foi escolhido como um diminutivo de formiga, e destacou que a tamanduá sempre foi muito saudável. Em 2022, inclusive, ela foi doadora de sangue para um tamanduá atropelado que necessitava urgentemente de transfusão. Agora, após quatro anos vivendo no centro, o animal silvestre está apto a voltar à vida livre.

Leia mais:   Bombeiros combatem incêndio em vegetação

Rose também compartilhou alguns detalhes sobre os hábitos do tamanduá, como o gosto por se refrescar na água e seu temperamento bravo durante as refeições. A alimentação diária do animal silvestre no Cetas incluía frutas como banana, maçã e mamão, vegetais, ração, leite, gemas de ovo, suplementos e vitaminas.

A analista de meio ambiente e médica veterinária, Danny Moraes, que acompanhou o tamanduá até a Transpantaneira, explicou o processo de aclimatação necessário para a sobrevivência do animal silvestre na vida selvagem. Por ter recebido abrigo e alimentação durante anos de cativeiro, o tamanduá poderá aperfeiçoar sua capacidade de buscar cupins e formigas, além de encontrar abrigo seguro.

“Aclimatar animais silvestres mantidos em cativeiro por certo perigo é fundamental para a sobrevivência com qualidade ao animal. Por ter recebido abrigo e alimentação nesses anos de cativeiro, a Miga vai aperfeiçoar a capacidade de buscar cupins e formigas, além de buscar abrigo seguro”, destacou.

Para o processo de aclimatação, o tamanduá ficará em um recinto da Organização Não Governamental Ampara Silvestre na Transpantaneira. Esse recinto é uma área grande e telada.

Leia mais:   Fábrica de castanhas é inaugurada pela Sema no território indígena Zoró

Veja AQUI o vídeo de Miga filhote e AQUI dela no recinto da Ampara.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Destaque

Força-tarefa é realizada para evitar bloqueio de pagamento de aposentados e pensionistas de MT

Published

on

O Conselho de Previdência de Mato Grosso aprovou a realização de uma força-tarefa composta pelo MTPrev, sindicatos, secretarias e outros órgãos estaduais. A iniciativa, definida na quinta-feira (25.04), tem como finalidade atualizar os cadastros dos aposentados e pensionistas que ainda não participaram do Censo Previdenciário, para evitar a suspensão dos pagamentos destes beneficiários.

“Sempre procuramos esgotar todas as possibilidades para evitar bloqueio do pagamento daqueles que não fizeram ou não concluíram o Censo dentro do prazo. Nosso limite é até 20 de maio para encontrá-los. Depois disso, o relatório que levará à suspensão dos proventos será consolidado”, afirmou o presidente do MTPrev, Elliton Oliveira de Souza.

Dos 88.945 segurados, 6.632 (7,4%) ainda não fizeram o recadastramento. Destes, 4.178 são aposentados, 2.371 pensionistas e 83 servidores ativos. Os pendentes são servidores aposentados e pensionistas do Poder Executivo, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, e os servidores ativos do Poder Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

Para regularizar a situação e não ter o pagamento bloqueado, basta acessar o site do MTPrev e entrar no sistema do Censo com o mesmo login e senha registrados no MTLogin ou do sistema GOV.BR. O procedimento é simples e totalmente online. O beneficiário precisará apenas confirmar, ajustar ou alterar os dados que já estão na plataforma.

Leia mais:   Fábrica de castanhas é inaugurada pela Sema no território indígena Zoró

O MTPrev também disponibiliza um posto de atendimento presencial para aqueles que têm dificuldade em realizar o Censo pela internet.

Economia aos cofres públicos

Durante a reunião, o presidente do MTPrev, Elliton Souza, destacou a parceria estabelecida com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A Seplag disponibilizou o sistema de recadastramento já utilizado para os servidores ativos, gerando uma economia de 7 milhões de reais que seriam gastos na contratação de uma empresa especializada para realizar o Censo.

“Agradecemos o apoio da Seplag e do secretário Basílio Bezerra, que não mediram esforços para adaptar o sistema de recadastramento dos ativos do Poder Executivo à base de dados do MTPrev, que abrange os ativos, inativos e pensionistas de todos os poderes e órgãos autônomos estaduais. Esse foi mais um desafio superado, que resultou em economia aos cofres públicos e maior comodidade para o segurado, que pode atualizar seus dados totalmente online”, afirmou Souza.

Presidida pelo secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, a 27ª Reunião Ordinária do Conselho de Previdência também abordou questões relativas aos investimentos do fundo previdenciário, à gestão das contribuições previdenciárias dos servidores estaduais e aos prazos para envio dos relatórios do Conselho Fiscal.

Leia mais:   MT lidera investimentos per capita no Brasil; 253% acima da média nacional

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana