Brasileirão Série A

De renegado a salvador: como Riascos se tornou o camisa 9 "ideal" na Toca

Published

on

Riascos diz que se sente à vontade de jogar como centroavante (Foto: Maurício Paulucci)Riascos diz que se sente à vontade de jogar como centroavante (Foto: Maurício Paulucci)

A expressão “camisa 9” significa muito no futebol. Não é apenas um
número estampado nas costas. Assim como camisa 10, normalmente, é o
adjetivo dado ao meia armador, aquele jogador que tem papel cerebral em uma equipe, o camisa 9 tem
uma função: fazer gols. A história do futebol já nos brindou com “noves”
históricos, como Ronaldo Fenômeno, pentacampeão mundial com o
Brasil e que iniciou sua brilhante caminhada no Cruzeiro. No time celeste, atualmente, quem veste a 9 é Willian. Mas quem se tornou
uma das grandes esperanças de gol é quem veste a 18. Até chegar a esse
“status”, Riascos, o dono dessa camisa, passou por uma verdadeira
montanha-russa em pouco mais de um ano no Brasil.

Acho bem melhor (jogar como centroavante), porque me adaptei nesta
posição no Vasco, jogando de centroavante. Para mim foi melhor porque
fiz muitos gols.
 
Riascos, atacante do Cruzeiro

Depois de ter saído em baixa em 2015 do Cruzeiro e ter se destacado no Vasco, hoje é
uma das grandes esperanças de gol na Toca. No entanto, até chegar nesse ponto,
muitos episódios se desenrolaram. O atacante colombiano veste, nas
costas, o número 18, e voltou a jogar pelo time mineiro no empate com o América-MG por 1 a 1, entrando no segundo tempo. Então, como ele pode ser o camisa 9 ideal para o
time? Esta não é uma simples questão numérica. Ainda sem vencer no
Campeonato Brasileiro – conquistando apenas dois pontos em 12 disputados
– o Cruzeiro vem abusando de perder gols. E, nas atuais circunstâncias,
Riascos é o jogador do elenco que mais se aproxima das condições de um
goleador. 

No Vasco, o treinador Jorginho fez um esquema que o colombiano era
referência. Pelo clube carioca foram 17 gols, 10 só nesta temporada. Apesar de ter velocidade e também gostar de jogar pelas pontas, Riascos diz que se sente muito bem na posição de centroavante do Cruzeiro.

– É uma posição bem diferente, uma posição que tem que estar
brigando mais como o zagueiro. Eu gosto de me movimentar bastante, cair nas costas do lateral
ou dos (zagueiros) centrais. Mas acho bem melhor (jogar como centroavante), porque me adaptei nesta posição no Vasco, jogando de centroavante. Para mim foi melhor, porque fiz muitos gols (veja abaixo um dos 17 que ele marcou no Vasco)

 

O bom momento no Rio foi importante para o jogador, que saiu desprestigiado do Cruzeiro no início do ano. Contratado pelo presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, Riascos não teve muitas chances na última temporada. Jogou apenas cinco jogos em 2015 e não marcou nenhum gol. Sem espaço e com o elenco inchado, a diretoria não titubeou em emprestá-lo ao cruzmaltino. Ele saiu no final de maio, com contrato de um ano. 

Sem mágoas

Riascos sabe que não teve muito espaço em sua primeiro passagem pelo Cruzeiro, mas acredita que a boa fase vivida no Vasco, a adaptação ao Brasil e a confiança podem fazer o colombiano brilhar na Toca. 

– Eu trato de esquecer o ano passado, trabalhar este ano. Me
preparei bem desde que cheguei, agora vou ter oportunidade mais, para que o
rendimento seja melhor do que o ano passado. 

Cruzeiro e Santa Cruz; Willian  (Foto: Anderson Stevens/Light Press)No número nas costas, quem veste efetivamente a 9 é Willian (Foto: Anderson Stevens/Light Press)

Mas é Willian que veste a camisa 9, por quê? De fato, ele se
credenciou para isso. Na última temporada, foi o artilheiro do time no
Campeonato Brasileiro com 11 gols. No entanto, em 2016, o Bigode não
conseguiu manter o mesmo desempenho. Em 15 jogos, marcou apenas um gol,
contra o Campinense, no Mineirão, pela Copa do Brasil. Mas o problema de
falta pontaria no Cruzeiro não é de Willian, é crônico. É orgânico. No
Brasileirão, foram 66 finalizações em quatro jogos, e apenas quatro
gols. Ou seja, a cada 16 chutes o Cruzeiro faz um gol.

O jogador, que chegou há pouco tempo, já recebeu elogios da comissão técnica e dos companheiros de grupo. Para o meia Arrascaeta, é importante contar com uma referência para buscar em momentos em que a defesa do adversário está mais fechada.

Ele tem características de nove, de goleador. Vinha fazendo
muitos gols no Vasco, então acho que ele pode ajudar também. Na característica dele
de 9, de ir para frente. Sempre disputar a bola. Agora ele está aqui no Cruzeiro,
para nos ajudar.

Riascos, atacante do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/Light Press)Riascos reestreou pelo Cruzeiro no empate com o América-MG, no Mineirão (Foto: Washington Alves/Light Press)

Fonte: Globo Esporte

Comentários Facebook

Internacional

Governo publica edital de programa de intercâmbio para estudantes da rede estadual

Published

on

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (23.01) o edital de seleção de estudantes da rede pública estadual para o programa de intercâmbio MT No Mundo, gerido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, 100 estudantes serão selecionados.

O programa tem como objetivo incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e profissional, principalmente em relação ao domínio de uma língua estrangeira, por meio de imersão cultural e desenvolvimento de habilidades, competências interculturais e experiência de estudo.

O intercâmbio terá duração de três semanas e será realizado na Inglaterra. No período, o estudante receberá uma ajuda de custo semanal, no valor de 200 libras esterlinas (cerca de R$ 1,2 mil), para despesas pessoais, como transporte e alimentação. A acomodação será em casa de família no país de destino. A Seduc também providenciará os seguros viagem e saúde para o período do intercâmbio.

Todos os alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino já estão automaticamente inscritos para a seleção do programa de intercâmbio

De acordo com o edital, a previsão é que a classificação provisória dos estudantes seja publicada no dia 6 de março, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. O cronograma também prevê o agendamento para emissão dos passaportes entre 29 de março e 5 de maio. A data do embarque ainda não foi definida.

Critérios de seleção

As 100 vagas disponibilizadas serão divididas em dois grupos, que terão critérios distintos para seleção dos estudantes, e deverão obedecer a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional de Educação (veja o quadro ao final da matéria). Os estudantes selecionados não poderão ser da mesma unidade escolar.

Para os dois grupos, os requisitos básicos são os mesmos: os estudantes devem ter cursado o Ensino Médio na rede estadual em 2022 e estar regularmente matriculados em 2023. Além disso, deverão ter no mínimo 14 anos no momento do embarque.

Para a seleção do grupo 1 também é exigido que o estudante tenha pelo menos três certificados de conclusão de nível na plataforma EF Education First. A plataforma faz parte do programa Mais Inglês, lançado pela Seduc em 2022, com o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa nas 700 escolas da rede estadual.

Os estudantes deste primeiro grupo serão classificados em duas etapas: a primeira consiste na análise dos requisitos, sendo que apenas passarão para a etapa final os alunos que estudam em escolas que onde o índice de acesso mínimo na plataforma é de 70%, e o índice médio de lições feitas pelos alunos na plataforma é de 17 lições.

Na segunda etapa, a classificação dos estudantes será feita com base em cinco critérios: 1) escolas com maior porcentagem de acesso na plataforma EF Education First; 2) escolas com maior índice médio de lições realizadas na plataforma; 3) estudantes com maior média das notas dos 3 certificados mais avançados emitidos pela plataforma; 4) estudantes que estiverem cursando a série mais avançada; e 5) estudantes com maior número de lições individuais realizadas.

Já o segundo grupo será composto pelos 50 primeiros colocados na Avaliação Formativa de Saída de 2022, obedecendo a disponibilidade de vagas por Diretoria Regional. É critério para a seleção do grupo 2 a frequência mínima de 85% em cada disciplina computada pelo SigEduca em 2022. Em caso de empate, a média na disciplina de Língua Inglesa será o primeiro critério de desempate.

De acordo com o edital, caso algum estudante se classifique nos dois grupos, a vaga no segundo grupo será passada para o próximo classificado.

A Seduc entrará em contato com a família dos estudantes selecionados para as orientações relativas ao intercâmbio. Todos os custos relativos à emissão de passaporte, certificado internacional de vacina, reuniões de orientação e embarque e desembarque serão custeados pela Seduc.

Abaixo, confira a distribuição de vagas por Diretoria Regional de Ensino. Já a publicação do edital pode ser conferida aqui.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Entretenimento

Eclipse lunar traz ‘Lua de sangue’ no domingo (15); saiba mais

Published

on

No próximo domingo (15), acontecerá o primeiro eclipse lunar de 2022. Será um eclipse do tipo total, que ocorre quando a Lua cheia se move para a chamada sombra umbral profunda da Terra (parte mais interna e escura). Isso ocorre porque nosso planeta passa em frente à luz solar enviada para o nosso satélite natural.

De acordo com o astrofísico americano Fred Espenak, conhecido por prever eclipses, como a Lua cheia do dia 15 de maio é a chamada superlua, por estar no perigeu, o ponto mais próximo da Terra, esse eclipse será considerado uma superlua de sangue. O fenômeno, que poderá ser visto em todo o Brasil, ocorre quando a luz do sol passa pela atmosfera terrestre, mas desvia pelos comprimentos de onda para refletir de forma avermelhada na Lua.

Diagrama da sombra do eclipse lunar do dia 15 de maio. (Fonte: NASA/Divulgação.)Fonte:  NASA 

Quando acontecerá o eclipse total da Lua no domingo?

Conforme o perfil Astronomiaum no Twitter, nas cidades com fuso horário de Brasília, o eclipse lunar de domingo terá início às 22h32, e terá o seu ápice na madrugada de segunda-feira (16) à 1h11, com o término ocorrendo às 3h51. Além do Brasil, a Lua de sangue poderá ser vista também nos EUA e Canadá, além de partes da África e Europa.

Diferentemente do eclipse solar, que só é observável em uma área relativamente pequena do mundo, os eclipses lunares podem ser vistos em qualquer lugar no lado noturno da Terra. A sua visualização também é mais segura, pois esses fenômenos não necessitam de nenhum tipo de proteção para os olhos, pois são mais escuros do que a própria lua cheia em si.

Para quem mora em grandes cidades, e não pretende viajar para locais com baixa poluição visual para assistir ao eclipse total da Lua no domingo, será possível visualizá-lo através do canal oficial da NASA do YouTube. O telescópio da agência aeroespacial norte-americana irá iniciar a transmissão das imagens do fenômeno a partir da zero hora do dia 16 de maio, no horário de Brasília.

Para assistir, basta clicar no link acima para definir o lembrete e, na hora marcada, acompanhar os detalhes em alta resolução.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/238420-eclipse-lunar-traz-lua-sangue-domingo-15-saiba.htm

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana