Sem categoria
DAE realiza manutenção e ETA III tem previsão de começar a funcionar em 12h
Troca da bomba de captação iniciou às 20h de hoje e vai se estender pela noite toda para garantir abastecimento à região o mais breve possível
A Estação de Tratamento de Água do Cristo Rei (ETA III) está prestes a retomar sua operação, após um período de paralisação devido à falha na bomba de captação do rio Cuiabá. A equipe do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) iniciou a substituição do equipamento na noite desta quinta-feira (6), às 20h, assim que a bomba retornou da manutenção. O prazo estimado para instalação é de cinco horas, seguido de um período de aproximadamente 12 horas para enchimento dos reservatórios e normalização do abastecimento nos bairros atendidos pela unidade.
O sistema de captação conta com três bombas, sendo duas operacionais, trabalhando para as ETAS I e III, e uma reserva. No entanto, a bomba principal já estava em manutenção quando a reserva também apresentou falha, interrompendo completamente a captação para a ETA III. A partir desse cenário, o DAE precisou acelerar o processo de reparo, garantindo que a unidade volte a funcionar o mais rápido possível.
O diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, ressaltou que todo o esforço foi concentrado em resolver a situação dentro do menor prazo possível. “Sabemos o impacto que essa paralisação causou para milhares de famílias. Desde o primeiro momento, nossa equipe trabalhou intensamente para recuperar a bomba e retomar o abastecimento. Assim que a instalação for concluída, a água começará a ser direcionada aos reservatórios, garantindo que o fornecimento seja restabelecido gradualmente.”
O diretor de Produção e Abastecimento do DAE, Wilhan Reis, reforçou que o desafio foi ainda maior devido à necessidade de manutenção das bombas em curto espaço de tempo. “A ETA III estava operando com a bomba reserva, pois a principal já estava em manutenção. Quando a reserva falhou, tivemos que agir rapidamente para recuperar o equipamento e garantir a retomada da operação. Agora, com a nova instalação, o abastecimento será regularizado em breve”, explica.
TRANSPARÊNCIA – A visita de acompanhamento da manutenção contou com a presença dos vereadores Caio Cordeiro e Alessandro Moreira, além de moradores do Santa Bárbara, que estiveram no local para entender o processo de troca da bomba e o trabalho da equipe técnica. O grupo acompanhou parte da operação ao lado do diretor-presidente do DAE, que explicou as etapas necessárias para restabelecer o abastecimento.
Durante a visita, moradores fizeram cobranças sobre a falta de água em seus bairros. Sandro Azambuja tranquilizou a população, garantindo que a equipe do DAE está comprometida em dar atenção às demandas e solucionar os problemas. Ele reforçou que a reestruturação interna e os investimentos na manutenção das estruturas fazem parte de um plano contínuo para garantir um abastecimento mais eficiente e seguro.
O DAE segue monitorando a situação e informará à população sobre a normalização do fornecimento. A autarquia reforça que todas as solicitações devem ser feitas pelos canais oficiais de atendimento.
Sem categoria
Serviço de patrolamento é realizado no bairro Santa Maria a pedido dos moradores
A prefeitura segue realizando trabalhos semelhantes em outros bairros que também necessitam dessas melhorias
A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, realizou o serviço de patrolamento no bairro Santa Maria, na semana passada. A ação atendeu solicitações dos moradores, que buscavam melhorias na trafegabilidade para pedestres e motoristas que circulam pelas vias da região.
O serviço foi iniciado e concluído no mesmo dia, garantindo mais comodidade e segurança à população local. Além disso, a prefeitura segue realizando trabalhos semelhantes em outros bairros que também necessitam dessas melhorias.
Os cidadãos podem solicitar esse e outros serviços diretamente à secretaria de Viação, Obras e Urbanismo pelo telefone (65) 98155-0609, disponível para ligações e WhatsApp. Entre os serviços oferecidos estão limpeza e manutenção de bueiros, tapa-buracos, patrolamento, cascalhamento, recapeamento e solicitação de asfalto.
Sem categoria
Ouvidoria resolve 74% das demandas e reforça transparência no atendimento ao cidadão
Em janeiro, primeiro mês da nova gestão, as manifestações mais frequentes foram denúncias (43%), seguidas por solicitações de serviço (27%), reclamações (20%) e pedidos de informação (6%)
A Ouvidoria Geral do Município de Várzea Grande registrou 92 manifestações da população no mês de janeiro de 2025. Do total, 68 foram solucionadas dentro do próprio mês demandado, o que representa 74% de resolutividade. As demais 24 demandas seguiram em andamento, sendo monitoradas e cobradas das secretarias responsáveis.
As informações estão disponíveis no relatório estatístico divulgado pela Ouvidoria no portal da Prefeitura de Várzea Grande, aba Transparência, como determina a legislação.
“As manifestações da população são fundamentais para aprimorar os serviços prestados pela administração municipal. A Ouvidoria tem papel estratégico nesse processo, pois permite que a gestão identifique pontos críticos e tome providências para melhorar a eficiência do atendimento público”, afirmou Elizangela Batista de Oliveira, Controladora Geral do Município.
O documento aponta que as manifestações mais frequentes foram denúncias (43%), seguidas por solicitações de serviço (27%), reclamações (20%) e pedidos de informação (6%).
A secretaria de Serviços Públicos foi a mais acionada, concentrando 50% das solicitações, com destaque para iluminação pública e fiscalização. A secretaria de Saúde ficou em segundo lugar, com 18% das manifestações, seguida pela secretaria de Meio Ambiente, que recebeu 13% das demandas. Além delas, outras pastas também foram acionadas pela população: a secretaria de Obras recebeu quatro demandas, a secretaria de Desenvolvimento Urbano uma, a secretaria de Educação três, a secretaria de Administração três, a secretaria de Gestão Fazendária três, a secretaria de Defesa Social duas e a secretaria de Assistência Social uma. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também foi procurado com uma demanda. Importante pontuar que tanto as demandas do DAE quanto da Saúde são encaminhadas para suas Ouvidorias próprias.
Os principais problemas registrados foram: de iluminação pública, com 12 pedidos de troca de lâmpadas, sendo 11 atendidos prontamente e indicando 92% de resolução. Seguido de 20 solicitações de fiscalização monitoradas pela Ouvidoria. E, serviços de saúde com 16 manifestações, das quais 7 já foram solucionadas dentro do mês demandado.
“A Ouvidoria é a ponte entre a população e a administração municipal. Nossa missão é garantir que cada manifestação receba a devida atenção e resposta dentro do prazo estabelecido. Trabalhamos para que o cidadão tenha confiança nesse canal e saiba que sua demanda não será ignorada”, destacou Ivanilde Nogueira Ramos Vaz, Ouvidora do Município.
A Ouvidoria reforça que qualquer cidadão pode registrar manifestações por diversos canais oficiais. O meio mais utilizado foi o telefone (36% das demandas), seguido por e-mail (29%) e a plataforma Fala.BR (25%). Além disso, 7% das solicitações foram feitas presencialmente e 3% via WhatsApp.
Outro dado relevante é que 60% das manifestações foram identificadas, demonstrando a confiança da população no serviço. Já 40% foram anônimas, garantindo segurança a quem deseja denunciar irregularidades sem se expor.
“Com esses números, a Ouvidoria reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência no atendimento ao cidadão que também é uma orientação da gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli. Importante ressaltar que as demandas que não foram solucionadas dentro do mês reclamado, no caso janeiro, seguiram para fevereiro e continuaram sendo acompanhadas de perto, tendo prazo de 20 dias para resposta. Esses resultados traremos no relatório de fevereiro. A participação da população é essencial para melhorar os serviços públicos e fortalecer a fiscalização cidadã”, explica a controladora.
Para registrar sugestões, reclamações ou denúncias, basta entrar em contato pelos canais oficiais:
Telefone: 0800-647-4142
WhatsApp: (65) 98472-3140
E-mail: [email protected]
-
Cáceres e Região5 dias ago
Arimatéia pega 14 anos de prisão por participação em vandalismo em Brasília
-
Cáceres e Região4 dias ago
Mulher chegada de área de garimpo em Angola na África é internada com malária no Hospital São Luiz em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias ago
Agropecuária Grendene em Cáceres está sendo vendida ao empresário Júnior da Friboi
-
Destaque6 dias ago
Leonardo e empresários são processados por venda de terrenos em MT no valor de R$ 48 milhões
-
Cáceres e Região6 dias ago
Governador Mauro Mendes anuncia licitação da Orla de Cáceres em breve
-
Cáceres e Região6 dias ago
Em Pontes e Lacerda homem é preso por importunação sexual após acariciar jovem de 15 anos dentro de loja
-
Cáceres e Região4 dias ago
Lambança: Prefeita Eliene veta seu próprio projeto de lei do RGA e gera polêmica em Cáceres
-
Cáceres e Região4 dias ago
Sema abre concurso com salário de até R$ 9,9 mil e 122 vagas em dez cidades: Cáceres é uma delas