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DAE e prefeitura focam em solução e região vai receber suporte de outras ETAs

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Problemas estruturais da ETA Cristo Rei serão minimizados com limpeza emergencial e reforço de mais 4 milhões de litros de água por dia

A prefeitura de Várzea Grande, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), anunciou no final desta manhã (17), que está lançando mão de ações pontuais e emergenciais para reduzir ao máximo os transtornos que os problemas estruturais da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cristo Rei têm causado à população local.

As intervenções serão logísticas e operacionais. Na parte logística, o DAE fará uma extensão de rede de abastecimento, da ETA Ulisses Pompeo de Campos, a chamada ETA Velha, para levar diariamente o reforço de 4 milhões de litros para o grande Cristo Rei. Com os problemas da ETA, a produção de água na região despencou para cerca de 11 milhões de litros diários, insuficientes para levar água de qualidade para os mais de 110 mil moradores.

Na parte operacional, o DAE está preparando, para a partir da semana que vem, realizar a limpeza dessas membranas que fazem a filtragem da água captada, junto a uma equipe especializada. “Com essas ações pontuais e emergenciais, esperamos regularizar o abastecimento”, explica o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

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O diretor anunciou ainda que a partir da semana que vem, o DAE colocará à disposição dos seus consumidores uma equipe de atendimento por meio do 0800, para que ao acessar esse canal de comunicação, o consumidor que ligar vai informar sua matrícula e o problema. Essa central vai contatar o DAE para que técnicos façam a vistoria do problema relatado in loco.

NA PONTA – A realização desse trabalho ainda vai acarretar em alterações no abastecimento pelos próximos 20 dias, com uma intermitência na oferta de água aos moradores de três dias, já em razão dos problemas estruturais, a ETA Cristo Rei opera apenas 50% de sua capacidade produtiva.

Azambuja acredita que com a limpeza das membranas, e se ela se revelar eficaz, será possível aumentar a produção de água para um nível mais confortável. “Acredito que a limpeza aliada à interligação entre a ETA Cristo Rei com a ETA Velha, acredito que dentro desse período de 20 dias, a gente consegue efetivamente melhorar a distribuição da água”.

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É importante destacar que os problemas enfrentados pela ETA Cristo Rei tiveram início em abril de 2024, quando as membranas responsáveis pela filtragem da água sofreram obstruções, comprometendo a eficiência do sistema e reduzindo a oferta de água na região, reforça Azambuja.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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DAE realiza limpeza preventiva em bombas de captação com apoio de mergulhadores

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Equipe de mergulhadores removeu detritos, como garrafas plásticas, sacolas e madeira que se alojaram na estrutura da captação da ETA Imigrantes

Em meio à mobilização para restabelecer o abastecimento de água na cidade, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) segue atuando em diversas frentes neste domingo (9). Além dos esforços na distribuição de água por caminhões-pipas e na manutenção emergencial da bomba de captação da ETA Velha, a equipe do DAE também está realizando um trabalho preventivo essencial nas bombas de captação da ETA Imigrantes.

A ação de hoje focou na limpeza da parte submersa das bombas, um processo fundamental para garantir que as unidades continuem funcionando com eficiência. Durante o período chuvoso, grandes volumes de detritos e lixo, como madeiras e plástico, se acumulam nos pontos de captação de água do rio Cuiabá, reduzindo a capacidade de sucção das bombas e sobrecarregando os motores. Se não forem removidos em tempo, esses materiais podem levar à paralisação do sistema e consequentemente da produção de água.

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“Estamos atuando em diversas frentes para garantir que Várzea Grande tenha água. Nosso foco é tanto resolver os problemas urgentes quanto prevenir novas falhas. Esse tipo de manutenção preventiva nas bombas de captação é essencial para evitar novos colapsos e garantir que a estrutura atual continue operando”, destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

Por se tratar de um trabalho altamente especializado, a limpeza das bombas é realizada por profissionais capacitados e autorizados, garantindo segurança e eficiência no procedimento. O DAE reforça que todas as ações estão sendo conduzidas com transparência e compromisso, mantendo a população informada sobre cada passo tomado para reestabelecer o abastecimento da cidade.

As equipes seguem mobilizadas até que a situação se normalize, trabalhando dia e noite para garantir que a população de Várzea Grande tenha acesso à água.

Reforçamos a importância de realizar solicitações exclusivamente pelos canais oficiais do DAE, garantindo atendimento ágil e eficiente.

Site: https://daevg.com.br/ – Clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito para atendimento direto. Para registro de solicitações, reclamações, pedidos de caminhão-pipas e segunda via.

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Atendimento Presencial: Na unidade comercial em frente ao Terminal André Maggi, para serviços como novas ligações, segunda via de conta, negociações e mudanças de titularidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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Força-tarefa do DAE intensifica operações e já entregou mais de 440 mil litros de água neste fim de semana

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A crise no abastecimento foi agravada por atos de vandalismo, que comprometeram a infraestrutura do DAE, da captação à distribuição

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) segue em uma força-tarefa emergencial para minimizar os impactos da crise hídrica na cidade. Durante este fim de semana, equipes trabalharam em regime emergencial de plantão para garantir a entrega de caminhões-pipas aos bairros mais afetados, reforçando o compromisso com a população.

A operação conta, em dias normais, com 13 caminhões-pipas, mas hoje foram mobilizados 11 caminhões, cada um realizando, em média, quatro cargas diárias de 10 mil litros cada. No total, foram distribuídos aproximadamente 440 mil litros de água entre sábado e domingo, garantindo abastecimento emergencial 400 famílias.

Para essa semana, a autarquia irá receber reforço e terá à disposição da população 19 caminhões-pipas.

Além do reforço no fornecimento de caminhões-pipas, o DAE mantém um trabalho intensivo em outras frentes essenciais, com equipes atuando na manutenção emergencial das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e na recuperação das bombas de captação, que sofreram danos devido ao tempo de uso e à falta de manutenção adequada ao longo dos últimos anos. A ETA I segue com a bomba de captação em manutenção e a ETA II está operando para garantir o abastecimento do reservatório do Morro do Urubu, que mantém o fornecimento de água para o Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande.

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A crise no abastecimento foi agravada por atos de vandalismo, que comprometeram a infraestrutura do DAE. O furto de fios, cabos e conexões afetou diretamente o funcionamento de reservatórios, bombas de captação e ETAs, reduzindo significativamente a capacidade de distribuição de água.

Apesar das dificuldades, as equipes do DAE seguem mobilizadas em escala emergencial para garantir que a população tenha acesso à água. O trabalho continuará em formato intensivo até que o sistema seja totalmente restabelecido. Reforçamos a importância de realizar solicitações exclusivamente pelos canais oficiais do DAE, garantindo atendimento ágil e eficiente.

TRANSPARÊNCIA – O DAE reforça que todas as famílias atendidas fizeram solicitações via canais oficiais, onde é gerado número de protocolo. A partir disso, as solicitações foram reagrupadas em uma logística do DAE por bairros e casas próximas, para que a entrega, além de organizada, seja feita de forma mais eficiente possível.

A população deve ainda ficar atenta aos canais oficiais de comunicação do DAE e da prefeitura, onde são divulgadas todas as ações desse período emergencial.

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CANAIS OFICIAIS – Reforçamos que qualquer problema deve ser comunicado pelos canais oficiais do DAE. Utilize os meios disponíveis para registrar sua solicitação e acompanhar o atendimento.

Site: https://daevg.com.br/ – Clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito para atendimento direto. Para registro de solicitações, reclamações, pedidos de caminhão-pipa e segunda via.

Atendimento Presencial: Na unidade comercial em frente ao Terminal André Maggi, para serviços como novas ligações, segunda via de conta, negociações e mudanças de titularidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

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