Estadual
Cuiabá repatria zagueiro campeão do Mato-Grossense
O Cuiabá garantiu mais um reforço para o setor defensivo da equipe na Série C do Campeonato Brasileiro 2016.
Trata-se do zagueiro Samuel Teram, capitão do título Mato-grossense pelo Dourado em 2014 e atual campeão pelo Santo André na Série A2 do Campeonato Paulista, também conquistando o acesso para primeira divisão do Paulistão 2017.
“É muito bom voltar a um lugar que você foi feliz. Fui campeão aqui e tive uma temporada muito importante na carreira naquele ano. Pretendo nesse ano ser muito mais feliz, para isso, temos que chegar no final da temporada classificados para a Série B ou quem sabe com o título”, afirmou o zagueiro.
Samuel foi o capitão do Cuiabá na reta final da Série C do Campeonato Brasileiro de 2014, quando o time da capital mato-grossense ficou a apenas uma vitória da classificação.
“Apesar da conquista do estadual e dos bons jogos que fizemos naquele ano, eu sai do Cuiabá chateado, até porque o objetivo principal nós não conseguimos por pouco, ficamos a um passo da classificação para as quartas de final do Brasileiro. Agradeço essa nova oportunidade e vamos lutar pelo acesso que esse clube merece”, completou Samuel.
O Cuiabá estreia na Série C do Campeonato Brasileiro no próximo sábado, dia 21 de maio, contra o Remo, a partir das 18 horas, na Arena Pantanal. O jogo promete, pois será o primeiro encontro das equipes depois da final histórica na Copa Verde 2015.
Os ingressos custam R$20 e R$10(meia). Mulheres e crianças até 12 anos acompanhadas de um pagante tem direito a entrada grátis.
Fonte: Cuiabá E.C

Destaque
Covid-19: MT está com 87,11% de ocupação de leitos de UTI na rede pública
G1 MT
Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 na rede pública de Mato Grosso registraram, nesse sábado (27), 87,11% de ocupação. Nas enfermarias, o índice é de 41%. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 392 internações em UTIs públicas e 361 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 87,11% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.
Mato Grosso já registrou, até este sábado, 250.526 casos de Covid-19 e 5.786 mortes em decorrência da doença no estado. Foram notificadas 557 novas confirmações nas últimas 24 horas.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (53.656), Rondonópolis (19.387), Várzea Grande (15.878), Sinop (12.883), Sorriso (10.302), Tangará da Serra (9.981), Lucas do Rio Verde (9.332), Primavera do Leste (7.419), Cáceres (5.545) e Nova Mutum (5.064).
Reunião
O governador Mauro Mendes vai se reunir com representantes dos Poderes, instituições e com os prefeitos de Mato Grosso, via videoconferência, para alinhar novas medidas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (1º).
Ele destacou que Mato Grosso já está com a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em 80% e não há como abrir novos leitos porque não há profissionais disponíveis.
A primeira reunião ocorre a partir das 8h30 e contará com a participação de secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições.
Já a segunda reunião, prevista para 11h30, será com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e com os prefeitos dos 141 municípios.
De acordo com Mauro Mendes, a capacidade de atendimento nas UTIs públicas e privadas em Mato Grosso já está se esgotando, realidade que já tem assolado vários outros estados.
Destaque
Presidente da AMM participará da reunião com os poderes para discutir a situação dos municípios devido a pandemia da Covid-19
Assessoria
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga é um dos convidados para a reunião virtual, promovida pelo governador Mauro Mendes com os demais poderes, na próxima segunda-feira, 01/03, ás 10.30h, para tratar da situação emergencial com a pandemia da Covid-19. Em seguida, ás 11.30h, outra reunião virtual está programada com os prefeitos, para debater as medidas emergenciais a serem tomadas em relação aos municípios. Entre estas medidas, poderá ser adotada a quarentena obrigatória em todo Estado
O Ministério Público do Estado pediu que a Justiça determine que as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande criem decretos com medidas mais restritivas de prevenção, em um prazo de 24 horas. Medidas como o fechamento de qualquer atividade de lazer ou eventos que gerem aglomerações.
Na opinião do presidente da AMM, além de Cuiabá e Várzea Grande, como propõe o Ministério Público, os outros municípios também tem que ter medidas mais severas, haja visto que os pacientes mais graves, acabam sendo transferidos para Cuiabá e Várzea Grande, lembrando que na maioria dos municípios, principalmente os menores não tem leitos de UTI.
Fraga ressaltou ainda que, inclusive uma audiência pública que estava programada para o dia 4 de março, em Vila Bela da Santíssima Trindade, com o objetivo de discutir o Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso, organizada pela AMM e a prefeitura de Vila Bela foi cancelada. Estaria também na organização deste o evento a presidente da Associação Campos do Guaporé, Terezinha Helena Staut Costa, o presidente do Sindicato Rural, José Teixeira e o presidente da Associação Ricardo Franco, Newton Mioto, com a participação de outras entidades do Estado, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças da região.
A AMM vem orientando os prefeitos desde o início da pandemia na adoção de medidas restritivas como toque de recolher, uso de máscaras, álcool em gel, o distanciamento e o isolamento social, cancelamento de eventos públicos e privados, bem como medidas de restrição de atividades que geram as aglomerações, no sentido de evitar a propagação do novo coronavírus.
Entre as recomendações, estão também as relacionadas as atividades escolares. “Realizamos um levantamento com 128 prefeitos sobre o retorno, de que forma poderiam ser a retomadas das aulas. Não recomendamos nem mesmo no sistema híbrido, pois mesmo com todos os cuidados, poderá provocar aglomerações nas escolas, podendo ser apenas remoto. Neste momento, precisamos unir esforços par salvar vidas”, alertou Neurilan.
De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, já foram notificados 249.969 casos confirmados da Covid-19, sendo registrados 5.769 mortes em decorrência do coronavírus. “A situação é preocupante e por este motivo, estamos sempre emitindo notas técnicas e ofícios para os gestores com as recomendações de medidas urgentes e necessárias para a população”, disse ele.
Fraga destacou que em muitos municípios a capacidade de leitos de enfermaria e de UTI já está saturada. Por outro lado, o próprio sistema de saúde do Estado já está quase colapsado, sendo necessário a tomada de medidas mais restritivas para barrar o avanço da Covid-19 nestas últimas semanas.
-
Sem categoria22 de fevereiro de 2021
Escolas Militares de MT se destacam no Ideb e Governo planeja dobrar número de unidades no Estado
-
Destaque22 de fevereiro de 2021
Senado deve apresentar hoje texto para viabilizar auxílio emergencial
-
Destaque23 de fevereiro de 2021
Empresa aérea mato-grossense inaugura três voos regulares para interior do Estado
-
Destaque22 de fevereiro de 2021
Saúde Estadual lança novo Processo Seletivo para hospitais de MT
-
Cáceres e Região23 de fevereiro de 2021
Matrículas para a EJA Profissionalizante do Sesi Cáceres terminam nesta sexta
-
Cáceres e Região23 de fevereiro de 2021
Laboratório São Matheus já fez mil testes grátis para covid 19
-
Destaque23 de fevereiro de 2021
Secretaria de Saúde lança processo seletivo com 278 vagas para oito hospitais estaduais
-
Cáceres e Região23 de fevereiro de 2021
Processo Seletivo vai contratar 25 profissionais de saúde para o Hospital Regional de Cáceres