A pontaria do Cruzeiro anda descalibrada. Não há como negar. Mas não é por falta de tentar (relembre um gol perdido por Arrascaeta contra o Figueirense). A Raposa é o segundo time que mais finaliza no Brasileirão, com 66 chutes a gol, atrás apenas do rival Atlético-MG, com 73. No entanto, deste total foram só quatro gols – aproveitamento de 6%. Em resumo, matematicamente, o Cruzeiro precisa aproximadamente de 16 chutes para balançar as redes uma vez.
Pontaria do Cruzeiro
66 finalizações
54 chutes
5 de cabeça
7 de falta
4 gols
6% de aproveitamento
Entre os jogadores, o melhor aproveitamento nas finalizações é de Douglas Coutinho. Em quatro finalizações, marcou um gol. Ele participou de todos os quatro jogos até agora no Brasileiro. O pior aproveitamento é de Willian, que chutou 15 vezes e ainda não balançou as redes também em quatro jogos. Das 66 finalizações do Cruzeiro, 54 foram em chutes a gol, com a bola rolando, cinco em lances de cabeça e sete de falta.
No elenco do Cruzeiro, Arrascaeta é quem mais chuta para o gol. Ao todo são 16 finalizações em três jogos. Ele também é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro com dois gols. Em média, o uruguaio chuta oito bolas para marcar cada gol.
Willian finalizou 15 vezes no Brasileiro, mas ainda não marcou nenhum gol (Foto: Washington Alves / Lightpress)
Élber completa a lista dos autores dos gols do Cruzeiro no Brasileiro, além de Arrascaeta (dois) e Douglas Coutinho (um). O meia finalizou seis vezes e jogou todos os quatros jogos do Cruzeiro no Campeonato, assim como Douglas Coutinho, que participou de todas as partidas, mas finalizou menos: quatro vezes.
Élber, que marcou um bonito gol na partida contra o Figueirense, concorda que o Cruzeiro precisa melhorar a pontaria para se recuperar no Campeonato Brasileiro.
– Realmente precisamos colocar a bola dentro da casinha, porque isso que
faz a equipe vencer. Infelizmente, não estamos fazendo os gols.
Tomara que contra o Botafogo consigamos fazer um grande jogo e fazer os
gols.
Vale uma menção honrosa para dois jogadores. Riascos jogou pouco mais de 20 minutos do jogo contra o América-MG e finalizou duas vezes, alcançando o terceiro lugar na lista de jogadores do Cruzeiro que tem maior média de chutes a gol. O zagueiro Léo, que jogou duas partidas, finalizou quatro vezes, número considerável para um defensor. Robinho, que estreou contra o Coelho, não finalizou, mas deu uma assistência para o gol de Arrascaeta.
O jogador que menos arrisca é Ariel Cabral que, em quatro jogos, finalizou apenas uma vez. Com média menor que um chute por jogo, no Cruzeiro, estão Sánchez Miño, Henrique, Bruno Rodrigo, Bruno Viana, Cabral e Allano. O último é o único jogador de ataque dos que estão com a média inferior a um chute por jogo.
Fonte: Globo Esporte