conecte-se conosco


Cáceres e Região

Crossfit: modalidade que ganha adeptos em Primavera

Publicado

Assim como em todo o país, Primavera do Leste também possui adeptos ao Crossfit, uma modalidade que vem crescendo a cada ano. A estudante Danielle Prestes tinha o objetivo de queimar gorduras e definição, por isso optou pela modalidade. “O crossfit é muito ativo. Fará um mês que pratico e consegui reduzir medidas. Se eu estivesse na academia também iria mudar, mas, lá você treina sozinho e no crossfit você treina em equipe, ou seja, um incentivo a mais”, conta.

Elielson Bortolanza também treina o crossfit há um ano e meio. Nesse período ele conseguiu emagrecer 30 quilos. “O crossfit mudou tudo na minha vida. Antes de iniciar era obeso, sedentário, não queria saber de nada e, uma amiga falou sobre essa modalidade mas eu não aceitei. Certo dia resolvi ir à uma academia de crossfit fazer uma aula, comecei a treinar e fui gostando cada vez mais. Não tem como parar de treinar. Vicia mesmo. Todos os dias é um novo desafio para nós”, relatou o jovem.

O coach e proprietário de uma Box de Crossfit, em Primavera, Tiago Caovilla contou que para ministrar as aulas é preciso seguir algumas regras. “Para dar aula precisa ser um educador físico formado e, passar por um curso dentro da crossfit. Nos Estados Unidos que foi onde surgiu a modalidade, a única coisa que eles exigem é que você passe em uma prova”, disse.

Ele explicou a diferença entre uma academia comum e uma Box de Crossfit. “A modalidade em si é um tipo de treinamento que une várias modalidades, como ginástica olímpica, atletismo e levantamento de peso olímpico. A maioria dos exercícios que o Crossfit usa são dessas modalidades. A principal diferença é a dinâmica dos treinamentos”, relatou Caovilla.

Leia mais:   Detran-MT libera agendamento para atendimento presencial em diversas unidades do Estado

O profissional garante que “é comprovado cientificamente que o crossfit lesiona menos do que várias outras atividades físicas”.

O QUE É O CROSSFIT? 

Crossfit é um regime de fitness desenvolvido por Greg Glassman ao longo de várias décadas.

Glassman, fundador e CEO do Crossfit, foi a primeira pessoa na história a definir a aptidão de uma forma significativa, mensurável: aumento da capacidade de trabalho em toda a ampla domínios do tempo e modais. Ele então criou um programa especificamente desenhado para melhorar a saúde e fitness.

Crossfit é movimentos funcionais constantemente variados realizados em intensidade relativamente alta.

Todos os exercícios Crossfit são baseados em movimentos funcionais, e esses movimentos refletem os melhores aspectos de ginástica, halterofilismo, corrida, remo e muito mais.

Estes são os principais movimentos da vida. Movem-se as maiores cargas mais longas distâncias, por isso são ideais para maximizar a quantidade de trabalho feito no menor tempo possível.

Atletas de Primavera do leste/Foto:Aline Olean

Atletas de Primavera do leste/Foto:Aline Olean

A intensidade é essencial para obter resultados e é mensurável como trabalho dividido pelo tempo ou energia.

Quanto mais trabalho que você faz em menos tempo, ou quanto maior a potência, mais intensa o esforço. Ao empregar uma abordagem constantemente variada à formação, movimentos funcionais e chumbo intensidade para ganhos dramáticos na aptidão.

A comunidade que espontaneamente surge quando as pessoas fazem estes exercícios juntos é um componente-chave de por que Crossfit é tão eficaz, e deu à luz a uma rede global de afiliadas Crossfit esse número mais de 11 mil.

Leia mais:   Famílias carentes de Comodoro, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade recebem cartão de auxílio finanneiro

Aproveitando a camaradagem natural, competição e diversão de esporte ou jogo produz uma intensidade que não pode ser igualada por outros meios.

BEBÊS PODEM SIM!

Quem conhece o Crossfit sabe a quantidade de benefícios que a atividade traz para corpo e mente. E por que não trazer isso para os pequenos também?

Glassman, fundador do Crossfit, disse uma vez que “nossas necessidades não se diferem por tipo e sim por grau”.

Ou seja, todos necessitam e são capazes de realizar os mesmos movimentos, o que diferencia é a intensidade e o volume a ser aplicado para cada um. Isso pode ser facilmente traduzido para as crianças. Qualquer um que  tenha visto um grupo de crianças brincar em um parque ou no recreio da escola sabe que a corrida, o equilíbrio, as escaladas e os saltos são movimentos mais do que presentes na rotina dos nossos pequenos.

O Crossfit Kids nada mais é do que realizar todos esses movimentos de forma a aprender sua técnica correta e postura adequada.  O grande diferencial em realizar isso em um local com profissionais especializados é que, com o acompanhamento do coach, seu filho é estimulado a desenvolver suas necessidades neurológicas, cognitivas e motoras, próprias e adequadas para cada uma das idades.Além disso, as crianças vão crescer sabendo utilizar o seu corpo da forma correta ao movimentar-se e ao mover cargas. Afinal, tudo é técnica.

Fonte: Clickf5

Comentários Facebook

Cáceres e Região

PESQUISA IBGE – Violência psicológica atinge 341 mil mato-grossenses

Publicado

Assessoria-IBGE

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo IBGE, mostrou que em Mato Grosso 341 mil pessoas com 18 anos ou mais sofreram algum tipo de violência psicológica em 2019. Destes, a maioria foram mulheres.

Segundo a PNS, destas 341 mil pessoas que sofreram violência psicológica, 156 mil foram homens e 185 mulheres. Em Cuiabá, a estimativa é que 63 mil pessoas passaram por esse tipo de situação, das quais 32 mil são mulheres.

Foram classificadas como violência psicológica ofensas, humilhações, gritos, ameaças verbais, ter bens destruídos ou até mesmo a imagem exposta sem consentimento nas redes sociais.

Na maioria dos casos a violência ocorreu dentro de casa, pelo companheiro/namorado ou ex-companheiro. O principal tipo de violência sofrida foram os gritos, ofensas e exposição de vídeos e fotos em redes sociais sem autorização.

A violência psicológica relatada na pesquisa aconteceu mais com pessoas entre 18 e 29 anos – 138 mil casos – e as vítimas, em sua maioria, tinham grau de escolaridade de ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto.

Comentários Facebook
Leia mais:   PESQUISA IBGE - Violência psicológica atinge 341 mil mato-grossenses
Continue lendo

Cáceres e Região

Lacerda apresenta projeto que reconhece educação como serviço essencial em Cáceres

Publicado

O vereador de Cáceres, Lacerda do Aki (PRTB) apresentou um projeto de lei que reconhece e permite a volta às aulas presenciais na rede privada durante a pandemia e estabelece a educação básica e superior como serviço essencial em Cáceres. Assegura-se o direito dos pais e responsáveis de optarem pela modalidade educação à distância.

A proposta do projeto de Lei nº 48/2021 proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, exceto se houver critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo.  O projeto também determina uma série de protocolos para retorno gradual das aulas, cumprindo plano de vacinação de professores e outras medidas de prevenção à pandemia.

“Estamos há mais de um ano sem aulas presenciais, a educação tem de ser prioridade e os pais e profissionais da educação estão nos cobrando que é necessário que algo seja feito. Nossa proposta se embasou nos estudos de autoridades internacionais que mostraram a relação entre a parada das aulas e o acúmulo de perda de habilidades e o reflexo na produtividade do país;  e o que se achou foi que nossos filhos vão sentir os problemas ao longo de décadas”, explica Lacerda.

Leia mais:   Amigos do Bem e Cia realizam sorteio de joia em prol da APAE neste sábado

Também fica garantido o funcionamento dos setores referentes à atividade reconhecidas com capacidade mínima de 30%, ocorrendo o retorno gradual das atividades presenciais.

Fonte: Assessoria

Comentários Facebook
Continue lendo

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana