Mato Grosso
Crédito da Desenvolve MT impulsiona a criação do primeiro ‘pet-drive’ de Cuiabá
Com o apoio da Desenvolve MT – Agência de fomento do Estado de Mato Grosso, o médico veterinário Gustavo Guimarães Costa transformou uma conversa com o filho em um negócio inovador. O Pet Drive, inaugurado em maio de 2025 em Cuiabá, nasceu para atender tutores que buscam praticidade e agilidade no cuidado com seus animais de estimação.
A ideia surgiu em 2021, em um momento de descontração familiar. Ao passar por um restaurante com sistema drive-thru, o filho mais novo, lançou a ideia que mudaria os rumos do negócio idealizado pelo pai.: “Pai, por que você não monta um pet shop com drive-thru?” Foi o suficiente para despertar o olhar empreendedor de Gustavo, que já atuava há anos na medicina veterinária. “Daquele dia em diante, a ideia não saiu mais da minha cabeça. Criei o nome na hora e comecei a planejar como transformar o conceito em realidade”, contou.
O projeto foi amadurecido ao longo de três anos entre planilhas, pesquisas e registros de marca. O conceito vai além do drive-thru, é oferecer o atendimento completo de um petshop, como banho e tosa, atendimento veterinário, ampla variedade de produtos, mas também a agilidade de um drive-thru para quem deseja apenas repor ração ou petiscos, por exemplo. “Atendemos o cliente em todas as plataformas, drive, delivery, aplicativo e, futuramente, e-commerce. Nosso slogan é ‘agilidade apaixonante’, porque acreditamos que cuidar bem do pet também é respeitar o tempo do tutor”, destacou.
O investimento inicial já havia sido feito quase totalmente com recursos próprios, e o crédito da Desenvolve MT chegou como um reforço essencial para viabilizar o funcionamento do negócio. Com a linha de crédito para investimento, Invest Mix, que destina 30% do valor ao capital de giro, Gustavo conseguiu equilibrar o caixa e concluir detalhes da estrutura física, como a finalização de móveis e ajustes da loja.
“Veio em um momento muito importante, quando eu já não tinha mais onde tirar recursos para investir. Sem o suporte de uma instituição, o crédito da Desenvolve MT foi essencial para garantir o capital de giro no início, que é sempre a fase mais difícil. Além disso, também ajudou a cobrir parte dos investimentos finais, como o pagamento do imóvel, mobília e outras adequações do espaço.”, contou o veterinário
Empreendedor e veterinário, Gustavo acredita que o segredo para o sucesso está em acreditar no próprio projeto e compreender que o retorno não acontece da noite para o dia. “Empreender é desafiador. Existe um tempo de maturidade para o negócio e é preciso investir em marketing e paciência. Hoje, o modelo, que combina pet shop completo, delivery e drive-thru, se destaca como um dos exemplos de inovação apoiados pela Desenvolve MT em Cuiabá.
Linha Desenvolve Empresarial
A Linha Desenvolve Empresarial disponibiliza crédito de até R$1,5 milhão para impulsionar investimentos em obras, aquisição de máquinas e equipamentos, energia solar e modernização de negócios com capital de giro associado. Até setembro de 2025, mais de R$54 milhões foram liberados, beneficiando mais de 350 empresas em todo o Estado.
A linha conta com duas modalidades: Invest, com juros de 1,25% ao mês, e Invest Mix com capital de giro associado, com 1,4% ao mês, oferecendo prazo de até 120 meses para pagamento e carência de até 12 meses. Além disso, quem mantém as parcelas em dia garante 20% de desconto nos juros.
Mais informações estão disponíveis em www.desenvolve.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-7900.
Com supervisão de Livia Rabani.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seleções de basquetebol e voleibol disputam títulos estaduais dos Jogos Abertos Mato-grossenses
O município de Lucas de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá) sedia a primeira etapa estadual dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2025, que são promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-mt). Entre sexta-feira (14.11) e domingo (16.11), 41 equipes de municípios de todas as regiões do Estado competem pelos títulos mato-grossenses de basquetebol e de voleibol.
Depois de cinco etapas regionais, a competição com seleções da categoria adulta chega à sua fase estadual dividida em dois fins de semana. As disputas das modalidades de futsal e handebol ocorrem em Sorriso, de 21 a 23 de novembro.
Em Lucas do Rio Verde, o evento estadual reúne as seleções campeãs e vice-campeãs de basquetebol e voleibol nas etapas regionais. Participam da competição mais de 500 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.
As delegações representam os municípios de Juara, Guiratinga, Rondonópolis, Vera, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte, Aripuanã, Pontes e Lacerda, Curvelândia, Campo Novo do Parecis, Água Boa, Pontal do Araguaia, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Campo Verde, Araputanga, Comodoro, Matupá, Peixoto de Azevedo e Primavera do Leste.
Divididas por modalidades, as partidas de voleibol serão realizadas no Ginásio Ernesto Zortéa e no Ginásio Municipal Didé, enquanto as disputas de basquetebol ocorrerão no Ginásio de Esportes Pimpão e no Ginásio Ângelo Nadin.
Já a abertura oficial está marcada para esta sexta-feira (14.11), às 19h30, no Ginásio Ernesto Zortéa, localizado no bairro Pioneiro. Com a presença de autoridades locais e estaduais, a solenidade é aberta ao público e contará com atrações, que incluem apresentações artísticas e acendimento do fogo simbólico dos Jogos.
“Chegamos à etapa final e em breve vamos conhecer as seleções campeãs mato-grossenses dos Jogos Abertos. Agradecemos a parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde na realização dessa etapa estadual e aos demais municípios pelo envolvimento que garante a continuidade da prática esportiva na categoria adulta. E parabéns às equipes participantes e finalistas, todas mostraram a força do esporte em Mato Grosso”, destaca o secretário da Secel, David Moura.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Festival de Robótica reúne mais de 500 estudantes em três dias de ciência, tecnologia e criatividade em Cuiabá
A partir desta quinta-feira (13.11), o Sesi Papa, em Cuiabá, se transforma no palco da inovação com o início do II Festival de Robótica 2025, um grande encontro de tecnologia, criatividade e aprendizado que vai movimentar estudantes de toda a rede pública estadual e do Sesi e Senai durante três dias de disputas e experimentação científica.
Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), o festival reunirá mais de 500 estudantes, divididos em 51 equipes, que representarão suas escolas em provas que unem ciência, tecnologia e trabalho em equipe.
Com entrada gratuita, o público poderá acompanhar as disputas e torcer de perto pelos competidores, das 8h às 18h. As inscrições para visitantes e escolas interessadas ainda podem ser feitas por formulário online.
Durante o evento, os estudantes participarão de partidas da FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC), do Campeonato de Cubo Mágico, e apresentarão projetos na Mostra Científica, além de conhecer a FIRST® Robotics Competition (FRC), uma das maiores competições de robótica do mundo.
O festival também contará com a presença de jovens voluntários do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, reforçando o espírito colaborativo e nacional do evento.
A programação começa nesta quinta, às 14h, com o credenciamento das equipes e a abertura oficial às 17h. As atividades seguem na sexta (14), das 8h às 17h, e encerram no sábado (15), com as disputas finais e a premiação da FLL. A final do Cubo Mágico será no domingo (16), das 8h às 16h45.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o festival é mais do que uma competição: É uma oportunidade de colocar a escola pública em um novo cenário de protagonismo e inovação.
“A robótica educacional é uma das maiores ferramentas de transformação do nosso tempo. Ver estudantes da rede pública competindo lado a lado com escolas privadas, em igualdade de condições, é o reflexo de uma política que valoriza o pensamento crítico, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Quando nossos jovens constroem robôs, eles também constroem confiança, propósito e futuro”, destaca o secretário.
Alan Porto ressalta, ainda, que o investimento em projetos de tecnologia e inovação faz parte do movimento de fortalecimento da educação pública mato-grossense.
“A escola pública se transformou em um espaço onde o aluno aprende com sentido e aplica o conhecimento em desafios reais. É isso que o Festival de Robótica representa, uma nova forma de aprender, mais criativa, conectada e inspiradora”, conclui Alan Porto.
Serviço:
Local: Sesi Papa — bairro Morada do Ouro, Cuiabá
Data: 13 a 15 de novembro de 2025
Horário: 8h às 18h (abertura oficial às 17h do dia 13)
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Estadual6 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Destaque5 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região6 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias agoJauru: TRE suspende sentença e manda vice-prefeita reassumir cargo
-
Cáceres e Região5 dias agoTécnicos e auxiliares de enfermagem de Cáceres ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordo pela prefeitura
-
Cáceres e Região6 dias agoOnze nomes de Cáceres devem disputar vaga na Assembleia em 2026


