Mato Grosso

Corpo de Bombeiros socorre motorista ferido após capotamento de veículo em zona rural

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu, no domingo (19.10), uma ocorrência de capotamento de veículo em uma zona rural nas proximidades da Comunidade São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá).

A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada por volta das 16h. Ao chegar no local, os bombeiros militares receberam informações que o condutor retornava para casa, quando perdeu o controle do carro e colidiu contra um morro de terra às margens da estrada, resultando no capotamento do veículo.

O condutor foi encontrado consciente e orientado, sentado às margens da via. Apresentava um corte na região do crânio e fortes dores abdominais, mas sem sinais aparentes de fratura. A vítima relatou ter sido ejetada do veículo por estar sem cinto de segurança no momento do acidente.

Após atendimento pré-hospitalar, imobilização e pranchamento, o homem foi encaminhado ao Hospital São Lucas, seguindo orientação médica.

Alerta

O CBMMT reforça a importância da atenção redobrada nas estradas, especialmente em vias de chão e sob condições adversas de clima. O uso do cinto de segurança é obrigatório e essencial para salvar vidas, mesmo em trajetos curtos ou em áreas rurais.

Leia mais:   Começam as inscrições de vídeos para o projeto Estudante - Cidadão do Futuro

Grande parte dos ferimentos graves em capotamentos ocorre pela falta de uso do cinto, que impede a ejeção do ocupante e reduz drasticamente o risco de morte. Além disso, o respeito aos limites de velocidade e a manutenção preventiva dos veículos são medidas fundamentais para evitar acidentes.

*Sob supervisão de Hannah Marques

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros promove treinamento de resgate a vítimas de acidentes motociclísticos

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, nesta terça-feira (11.11), um treinamento prático de Atendimento Pré-hospitalar (APH) voltado ao resgate de vítimas de acidentes motociclísticos.

A atividade foi direcionada aos militares do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM), localizado em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá). O principal objetivo foi aperfeiçoar a integração da equipe, aprimorar a padronização dos procedimentos operacionais e fortalecer a excelência no atendimento à população.


O treinamento abordou procedimentos fundamentais do APH, incluindo a abordagem inicial à vítima, avaliação primária (XABCDE), controle de vias aéreas, verificação de pulso e respiração, imobilização cervical com colar rígido, retirada segura do capacete, imobilização em prancha longa e transporte adequado até a viatura de resgate.

Em seguida, a avaliação secundária foi conduzida dentro da viatura, reforçando as etapas de monitoramento e cuidados até a transferência do paciente para uma equipe médica especializada

“Essas capacitações constantes refletem o compromisso da corporação em manter a prontidão e a eficiência no atendimento às emergências, garantindo segurança, técnica e humanização nas ações de salvamento e resgate”, afirmou o especialista e instrutor na área, soldado BM João Paulo Cordeiro Oliveira.

Leia mais:   Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Força Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Published

on

Policiais militares da Força Tática do 26º Batalhão de Nova Mutum prenderam, nesta terça-feira (11.11), um homem suspeito por tentativa de feminicídio contra sua esposa, no Assentamento Pontal do Marapé. O caso teria ocorrido no domingo (9), quando o suspeito agrediu a vítima com golpes de uma peça de ferro na região do rosto.

De acordo com informações recebidas pela equipe policial, o suspeito estaria escondido em um sítio pertencente a familiares, na zona rural do município. Diante das informações, os militares se deslocaram até o sítio em busca do suspeito.

Durante uma busca inicial na residência, os policiais visualizaram sobre uma cama, uma espingarda. Também foram localizados quatro munições de calibre .32, sendo uma deflagrada, além de dois estojos de calibre .38 e uma munição intacta de calibre .38.

Durante as buscas, o irmão do suspeito compareceu ao local e ao ser questionado sobre a arma localizada, assumiu a propriedade da espingarda, e das munições encontradas. O mesmo informou que não possuía a documentação legal de posse do material, sendo preso por porte ilegal de arma de fogo.

Leia mais:   Corpo de Bombeiros orienta sobre novas manobras de desengasgo; veja o que mudou

Sobre o paradeiro do irmão, o homem não soube informar. No entanto, após contato com o advogado e familiares do então autor da tentativa de feminicídio, o mesmo foi localizado e preso.

Diante dos fatos, os dois homens foram detidos e conduzidos à delegacia municipal de Nova Mutum. Ambos foram entregues sem lesões corporais para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana