Mato Grosso

Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de vítima presa às ferragens após acidente

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na madrugada desta terça-feira (12.11), o desencarceramento de uma vítima que ficou presa às ferragens de um caminhão depois de um acidente na Avenida 31 de Março, no bairro Manga, em Várzea Grande.

A equipe do 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM) foi acionada às 04h28 pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após solicitação de testemunhas. Elas informaram que um caminhão de lixo havia tombado e que o condutor estava preso às ferragens do veículo.

Chegando ao local, os bombeiros constataram que o condutor estava consciente, com sinais vitais estáveis, mas apresentava uma fratura em um dos membros inferiores e estava preso às ferragens do caminhão. A equipe prontamente realizou o desencarceramento, o que permitiu que a vítima fosse removida com segurança.

Após o desencarceramento, a vítima foi entregue ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que a encaminhou para uma unidade de saúde para atendimento médico.

Além de prestar socorro à vítima, os bombeiros militares acionaram a empresa responsável pelo caminhão de lixo para enviar areia ao local, a fim de conter a mancha de óleo na pista, provocada pelo tombamento do veículo. A medida foi necessária para minimizar o risco de novos acidentes na via.

Leia mais:   Sefaz abre consulta pública para elaboração do orçamento de 2026

A Guarda Municipal também prestou apoio à ocorrência. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente ou sobre o estado de saúde atual da vítima.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Sema intensifica fiscalização nas regiões do Manso e Porto Cercado

Published

on

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio das 1ª e 3ª Companhias Independentes e 9º e 10º Batalhões da Polícia Militar, intensificou o patrulhamento fluvial nas regiões de Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães e Poconé.

A ação, que começou na quarta-feira (11.3) e se estendeu até esta terça-feira (18.3), resultou na apreensão de 130 munições, um kit de carregamento de cartuchos, três armas de fogo, duas redes de emalhar, utilizadas para pesca predatória, e uma espingarda de pressão, na região de ilhas no Lago do Manso. Uma pessoa também foi conduzida à delegacia de polícia para prestar esclarecimentos.

Além das apreensões, as equipes de fiscalização também realizaram várias abordagens para orientação aos moradores sobre a legislação vigente no Estado de Mato Grosso, com foco na Lei da Pesca.

Já na região do Porto Cercado, no município de Poconé, a fiscalização foi realizada às margens do Rio Cuiabá no início da última semana e resultou na apreensão de 18,25 kg de pescado irregular. A ação buscou coibir a pesca predatória e fiscalizar a documentação de pescadores.

Leia mais:   Obras de ampliação e melhorias nas rodovias MT-320 e MT-208 são apresentadas em audiências públicas

Durante a inspeção em um rancho, a equipe encontrou exemplares de Pacu abaixo do tamanho permitido por lei, armazenados por um morador local, que não possuía registro de pescador amador ou profissional. O pescado foi apreendido e lavrado o auto de infração, gerando multa de R$ 13.650,00. O pescado apreendido foi doado a APAE de Poconé.

Denúncia

A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou whatsapp), pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino

Published

on

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto “Saberes, diálogos entre cultura, educação e política”, que oferece cursos gratuitos de cerâmica artesanal, violão e violino em Cuiabá. A ação realizada pelo Instituto Brasil conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

De acordo com os organizadores, o projeto busca ampliar a visibilidade de profissionais capacitados e promover mudanças em cenários marcados por desigualdades.

“A iniciativa se justifica por seu potencial cultural, econômico e político, oferecendo soluções práticas para desafios regionais”, afirmam.

Estão sendo disponibilizadas 10 vagas para as oficinas de violino e 10 para de violão para crianças. Além delas, o projeto oferece 10 vagas para oficina de cerâmica para idosos e 10 vagas para oficina de cerâmica para crianças e adolescentes com idade de 8 até 15 anos.

As inscrições são gratuitas e os interessados devem se inscrever aqui. A seleção prioriza crianças de famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa, cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), em situação de risco ou atendidas por serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, entre outros critérios.

Leia mais:   Governador vistoria obra de mais uma ponte ligando Cuiabá a Várzea Grande

Já na oficina de cerâmica para idosos terão prioridade aqueles com renda mensal de até um salário-mínimo por pessoa, beneficiários de programas sociais como Bolsa Família ou BPC, e aqueles que vivem sozinhos e outros.

Algumas oficinas já tiveram suas aulas iniciadas, como a de violão, violino e cerâmica artesanal para idosos, no entanto, interessados podem se inscrever mesmo assim.

Além das formações, o projeto inclui o podcast “Saberes: diálogos entre cultura, educação e política”, que será lançado quinzenalmente, com episódios de 30 a 40 minutos. O programa terá entrevistas com especialistas e abordará temas como cultura, educação e política, com ênfase no papel da mulher na sociedade. A produção contará com equipes especializadas em som, iluminação e cinematografia, além de profissionais de comunicação responsáveis pela divulgação nas redes sociais.

A partir do dia 24 de março, novas turmas serão abertas nos seguintes locais: Bairro Poção (cerâmica para idosos), Bairro Bela Vista (violão) e Bairro Duque de Caxias (violão). Oficinas de costura também serão oferecidas em breve.

Leia mais:   Obras de ampliação e melhorias nas rodovias MT-320 e MT-208 são apresentadas em audiências públicas

A ação conta ainda com apoio via emenda parlamentar.

Para mais informações: @instutobrasilmt

Cronograma das Oficinas:

– Cerâmica Artesanal (crianças e adolescentes): de 19 de março a 24 de abril de 2025.
Local: Associação Flor Ribeirinha – São Gonçalo Beira Rio

– Musicalização (violão e violino): de 18 de março a 10 de abril de 2025.
Local: Pastoral da Criança – Bairro Novo Paraíso I e II.

– Cerâmica Artesanal (idosos): de 17 de março a 15 de abril de 2025.
Local: Associação Mato-Grossense Pró-Idosos – Bairro Poção

*Sob supervisão de Cida Rodrigues

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana