Mato Grosso
Corpo de Bombeiros orienta sobre como agir em caso de queda de fio energizado em via pública
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) alerta a população sobre os perigos associados a fios energizados caídos em vias públicas. Essas situações são mais frequentes, especialmente após tempestades, quedas de árvores ou acidentes de trânsito que afetam a rede elétrica.
A simples aproximação ou o toque em superfícies metálicas, poças d’água ou objetos em contato com fios rompidos pode provocar choques de alta intensidade. A energia elétrica apresenta riscos graves, pois pode ser fatal mesmo sem contato direto. Portanto, situações com cabos rompidos representam um risco real e frequentemente não percebido.
O diretor operacional adjunto do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, destacou que, em 2024, a corporação registrou 63 ocorrências de queda de fio energizado em via pública, sendo setembro e outubro os meses com o maior número de ocorrências, com 22 e 27 casos, respectivamente.
“Esses dados evidenciam que as ocorrências dessa natureza acontecem com mais frequência com o retorno das chuvas, que começam no fim de setembro e que geralmente vêm acompanhadas de ventos intensos, que podem derrubar árvores e galhos sobre a rede elétrica”, salientou o major.
Diante disso, o CBMMT orienta a população sobre como proceder, enfatizando a importância de nunca subestimar o risco e seguir rigorosamente as recomendações de segurança.
O que fazer ao se deparar com um fio energizado caído em via pública
É fundamental estar atento a fios caídos, incluindo os de telefonia e internet, que podem estar energizados ou causar outros acidentes. Se um cabo partido estiver tocando o solo ou um veículo, mantenha uma distância mínima de 10 metros. Caso haja pessoas próximas, informe sobre a situação para que possam se afastar com segurança.
Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193, relatando a localização exata e as condições observadas. Além disso, contate a concessionária de energia elétrica e aguarde a chegada dos profissionais.
Se estiver dentro de um veículo atingido por fio energizado
Caso esteja dentro de um veículo que foi atingido por um fio energizado, permaneça no automóvel, a menos que haja risco imediato à vida. Evite tocar em partes metálicas internas e externas do veículo. Aguarde a chegada do Corpo de Bombeiros, mantendo a calma.
Se houver risco iminente, como um princípio de incêndio, saia do veículo com os pés juntos, sem tocar simultaneamente no carro e no solo. Após sair, afaste-se com passos curtos ou saltos, mantendo os pés juntos, até alcançar uma distância segura.
“A conscientização continua sendo nossa aliada na missão de evitar acidentes graves. Vale reforçar que jamais se deve tentar resolver esse tipo de situação por conta própria. Apenas profissionais capacitados, com os equipamentos adequados, estão autorizados a atuar nesse tipo de ocorrência”, concluiu o major.
*Sob supervisão de Hannah Marques
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Civil incinera drogas em Barra do Garças
A Polícia Civil realizou a incineração de aproximadamente 14 quilos de substâncias entorpecentes em Barra do Garças, nesta quarta-feira (12.11). Entre os materiais destruídos estavam cocaína, maconha, skank, pasta-base e maços de cigarros contrabandeados.
Os materiais ilícitos e entorpecentes são provenientes de apreensões efetuadas pelas forças de segurança locais e estavam vinculados a inquéritos policiais e termos circunstanciados das Delegacias de Polícia de Torixoréu, de Araguaiana e da 2ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças.
A incineração foi devidamente autorizada pelo Poder Judiciário, seguindo os trâmites legais que asseguram a destinação correta das substâncias ilícitas apreendidas.
O procedimento ocorreu em local apropriado e contou com a presença de representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), da Vigilância Sanitária e de policiais civis, garantindo a transparência e o cumprimento das normas de segurança e controle ambiental.
A destruição desse material zera o número de drogas apreendidas nas unidades policiais envolvidas, representando o encerramento de um ciclo de investigações e processos já concluídos pela Justiça.
A ação reforça o compromisso da Polícia Civil em manter o controle rigoroso sobre os bens apreendidos, assegurando que substâncias ilícitas não retornem ao convívio social.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Companhia Raio da PM prende dois homens por sequestro e resgata duas vítimas que seriam “julgadas” por facção criminosa
Equipes da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio), do 2º Comando Regional, prenderam dois homens, de 19 e 25 anos, por sequestro e direção perigosa, na noite desta terça-feira (11.11), em Várzea Grande. Dois homens, vítimas do crime, foram resgatados pelos militares na mesma ação.
Durante rondas e motopatrulhamento no bairro Esmeralda, a equipe Raio visualizou um carro Sandero prata e uma motocicleta Biz vermelha, ambas sem placas de identificação, que fizeram uma manobra brusca e fugiram em alta velocidade ao verem a presença dos policiais.
Os militares iniciaram acompanhamento aos dois veículos, que seguiram pelas ruas do bairro, desrespeitando as ordens de parada e sinais de trânsito. Após alguns metros de acompanhamento, o carro perdeu o controle e colidiu com um barranco de terra, enquanto a moto continuou a fuga.
As equipes do Raio se dividiram. Uma parte ficou com o Sandero, e outra continuou a perseguição à motocicleta e conseguiu interceptar o piloto. Nas buscas no baú da moto, foram encontrados três celulares. Em verificação ao chassi da Biz, foi identificado que o veículo estava com licenciamento atrasado.
Os policiais deram voz de prisão ao homem e seguiram com ele até onde o carro Sandero foi detido. No local, três pessoas foram encontradas, sendo que dois homens denunciaram que haviam sido sequestrados pelos criminosos e que estavam sendo levados para um julgamento por uma facção criminosa.
O segundo suspeito detido revelou que estava com mais dois criminosos dentro do carro, que haviam conseguido fugir e não foram localizados. Com ele, nada de ilícito foi encontrado pela PM.
Os dois criminosos encontrados foram conduzidos para a Central de Flagrantes de Várzea Grande, para registro da ocorrência e demais providências. O carro e a motocicleta foram apreendidos pela equipe policial.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região7 dias agoTerceirizadas: Promotoria recomenda revisão em contratos da Prefeitura de Cáceres
-
Estadual6 dias agoMato Grosso apresenta potencial turístico em Londres e integra projeto nacional de experiências
-
Destaque5 dias agoVigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
-
Cáceres e Região6 dias agoRotam apreende menor faccionado com porções e tablete de maconha em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias agoTrês carros são incendiados durante velório de homem morto a tiros em Cáceres
-
Cáceres e Região3 dias agoJauru: TRE suspende sentença e manda vice-prefeita reassumir cargo
-
Cáceres e Região5 dias agoTécnicos e auxiliares de enfermagem de Cáceres ameaçam entrar em greve por descumprimento de acordo pela prefeitura
-
Cáceres e Região6 dias agoOnze nomes de Cáceres devem disputar vaga na Assembleia em 2026


