Mato Grosso

Corpo de Bombeiros homenageia militares pioneiros da corporação em Mato Grosso

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) homenageia os bombeiros militares da turma de 1994, que completaram 30 anos de efetivo serviço e agora ingressam na reserva remunerada. Esses militares fazem parte da primeira turma de praças da corporação formada após a emancipação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, um marco histórico para a instituição.

No dia 28 de outubro de 1994, foi oficializada a emancipação dos Bombeiros Militares, que deixaram de ser subordinados à Polícia Militar para se tornarem uma instituição independente. A partir dessa data, a corporação conquistou autonomia administrativa e financeira, passando a se reportar diretamente ao governador do Estado e sendo vinculada à então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), hoje Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Naquela época, a primeira turma de bombeiros militares do Estado deu início a uma nova fase na história da segurança pública em Mato Grosso, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e o fortalecimento da corporação ao longo das últimas décadas. Para celebrar essa trajetória, atos comemorativos estão sendo realizados ao longo do mês de outubro em unidades operacionais de todo o Estado.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, essas celebrações valorizam esses pioneiros e o legado deixado por eles, que tiveram papel decisivo na consolidação do Corpo de Bombeiros Militar como uma instituição respeitada, confiável e essencial para a sociedade mato-grossense.

“Mais do que celebrar o passado, este momento é uma forma de reafirmarmos nosso compromisso com os valores que esses profissionais ajudaram a construir: coragem, disciplina, abnegação e espírito de serviço. Eles pavimentaram o caminho para que hoje sejamos referência em proteção e defesa da vida”, destacou o comandante geral.

Leia mais:   Foragido da Justiça é preso em Várzea Grande com veículo roubado após alerta do Vigia Mais MT

A despedida foi marcada por momentos de emoção e reflexão em diversas unidades da corporação. Em cada local, um gesto simbólico de gratidão se destacou: o militar que encerrava sua carreira realizou flexões em agradecimento pelos anos dedicados ao serviço. Como forma de retribuição, seus colegas de farda celebraram com alegria o fim dessa missão, oferecendo o tradicional banho de mangueira com o jato d’água de viaturas de combate a incêndio.

Em Cuiabá, a comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), tenente-coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza, ressaltou o compromisso desses militares ao longo de 30 anos, que enfrentaram inúmeros desafios, forjaram a essência da corporação e deixaram uma inspiração para as gerações futuras.

“São esses militares que construíram tudo o que temos hoje, que fizeram nossa história. Tenho orgulho em dizer que aprendi muito com eles. Aliás, acredito que a maioria dos militares de hoje aprendeu com eles como ser um bombeiro militar”, afirmou.

Já em Várzea Grande, o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, fez questão de que o trem de socorro, que é o conjunto de viaturas operacionais, acompanhasse o militar até sua residência, logo após seu último dia de serviço, em sinal de respeito por toda a dedicação.

“Simbolizando toda essa turma de bravos guerreiros, eles retornam ao seio familiar, onde poderão desfrutar de merecidos dias de descanso, cuidar da própria saúde e dedicar mais tempo à família. Este gesto representa nosso reconhecimento e agradecimento a esses nobres guerreiros. Missão cumprida”, disse.

A missão de servir

Leia mais:   Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável de enteada e sobrinha

Seguindo para um novo capítulo da vida, o subtenente BM Eneas de Oliveira Xavier destacou que servir sempre foi mais do que uma profissão, sendo um verdadeiro propósito. Para ele, o compromisso com o próximo é o que dá sentido a tudo o que fez na corporação.

“Ao longo da nossa carreira, conseguimos ajudar muita gente e salvar muitas vidas. E esse é o plano de Deus para nós: Ele não tem outro propósito senão que façamos o bem ao próximo. O Corpo de Bombeiros representa exatamente isso. Abracei essa profissão como um chamado divino. E o mais importante para o bombeiro é estar ajudando os outros. Por isso, me considero muito bem-sucedido, pois tive a oportunidade de ajudar muitas pessoas”, disse.

Também se despedindo, o subtenente BM Raul Marcelo Ferreira dos Santos refletiu sobre os obstáculos e as lições compartilhadas ao longo dos anos de serviço. “Chegamos aqui com pouco equipamento, contribuímos, ensinamos. Mas aprendi muito também. À medida que novos militares iam chegando, também fomos aprendendo com eles. Levo para casa um coração apertado, mas cheio de agradecimento. Deus abençoe a jornada de cada um que fica, pois a minha encerra aqui. Muito obrigado”, afirmou.

Já o subtenente BM Joilso Batista de Souza agradeceu pela homenagem e pela oportunidade de ter contribuído com o crescimento da corporação. “Quero só agradecer ao comando. Para mim foi prazeroso. Eu sou sustentado pela instituição e só tenho a agradecer a todos que passaram esse tempo comigo. Você estando em harmonia com os colegas, os amigos, 24 horas por dia, o serviço fica alegre. É só gratidão”, afirmou, muito emocionado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Após chuva e ventania, provas retornam nesta sexta

Published

on

O Governo de Mato Grosso informa que, devido à chuva e aos ventos fortes registrados na noite desta quinta-feira (13), parte da cobertura de uma das arquibancadas do Autódromo Internacional do Estado de Mato Grosso foi arrancada. Não houve feridos graves, e todas as pessoas envolvidas receberam atendimento imediato pelas equipes médicas presentes no local.

As atividades do evento, incluindo treinos classificatórios e corridas, serão retomadas normalmente nesta sexta-feira.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Polícia Civil incinera 2,3 toneladas de entorpecentes em Rondonópolis
Continue Reading

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Published

on

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Leia mais:   Carga com 312 pneus sem nota fiscal é retida pela fiscalização da Sefaz MT

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Leia mais:   Foragido da Justiça é preso em Várzea Grande com veículo roubado após alerta do Vigia Mais MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana