Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em vegetação às margens da rodovia MT-140

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na tarde desta segunda-feira (07.10), um incêndio em uma área de vegetação às margens da rodovia MT-140, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).

A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada através do número de emergência 193 e se deslocou até o local da ocorrência. Ao chegarem, os bombeiros constataram que o fogo estava concentrado em um tronco e em galhos de árvores desmatadas.

A equipe iniciou as ações de combate utilizando técnicas de resfriamento e controle das chamas, com o objetivo de prevenir a propagação do fogo para áreas próximas que continham palhadas de milho.

Após o combate ao fogo, foi feito o rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Escola de Saúde Pública de MT promove encontro sobre educação

Mato Grosso

Sema mobiliza sociedade para construção dos planos de gestão da Bacia do São Lourenço

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço iniciaram a mobilização para garantir a participação da sociedade na elaboração do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do Estado. Os dois instrumentos de gestão são ferramentas essenciais para garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.

Para garantir o envolvimento da sociedade, foi criado um site (www.prh-p5.com.br) com informações sobre a importância e área de abrangência da bacia hidrográfica, cronograma de atuação e detalhes sobre os produtos que serão elaborados para a gestão da Bacia do Rio São Lourenço. Foi disponibilizado ainda canal de acesso via whatsapp (66) 99999-6957. Acesse aqui o vídeo explicativo sobre o assunto.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Magalhães Noquelli, destaca que os instrumentos de gestão devem ser concluídos até 2026 e que ao longo do seu desenvolvimento serão realizados diversos eventos para apresentação dos estudos elaborados e para recebimento de contribuições.

Leia mais:   Festival Paralímpico realizado na Unemat bate recorde de participantes

“Precisamos trazer os usuários, o poder público e a sociedade civil como um todo para a discussão da gestão de recursos hídricos para garantirmos o uso múltiplo, racional e sustentável das águas, prevenindo crises e conflitos hídricos e promovendo a saúde humana, bem como a proteção e recuperação dos ecossistemas aquáticos, em benefício das gerações presentes e futuras”, ressaltou.

A presidente do Comitê da Bacia do São Lourenço, Milly Siqueira Almeida, explicou que a base hidrográfica do São Lourenço possui características marcantes e abrange 14 municípios.“O principal contribuinte da bacia é o Rio Vermelho, um rio turvo que possui bastante sedimento. Já o Rio São Lourenço mesmo, de onde ele nasce, na região de Campo Verde, Jaciara e Juscimeira é extremamente claro, de águas cristalinas. E quando os dois se encontram, o São Lourenço com o Rio Vermelho, já é característica de pantanal”.

Segundo o consultor socioambiental, Flávio Ribeiro Rocha, a elaboração do plano de recursos hídricos e da proposta de enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço foi dividida em cinco etapas: levantamento de informações, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações.

Leia mais:   Governo de MT entrega mais de 700 cestas em Cuiabá nesta segunda-feira (16)

Dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) já instalados em Mato Grosso, três (CBH Sepotuba, CBH Cabaçal e CBH Alto Paraguai Superior) já estão com os planos de bacias hidrográficas aprovados e outros dois, CBH Alto Cuiabá e do CBH São Lourenço, estão em desenvolvimento. Existem ainda os CBHs do Alto Rio das Mortes, Alto Araguaia, Arinos, Jauru e o Baixo, Médio e Alto Teles Pires.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Cartilha lançada pela Sejus aborda de forma lúdica os perigos e a prevenção às drogas

Published

on

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) lançou, nesta semana, um material destinado ao público com uma abordagem lúdica para falar sobre os perigos das drogas. A cartilha ‘Drogas, tô fora!’ foi distribuída, inicialmente, às crianças atendidas pelo Programa Rede Cidadã, da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

A cartilha tem versões impressa e online (Confira aqui). O material foi elaborado por servidores da Secretaria Adjunta do Sistema Socioeducativo e de Políticas sobre Drogas, da Sejus, e é voltada para crianças de até 12 anos.

A história é contada por personagens carismáticos da fauna regional – o jacaré Joca, a onça Oscar, a arara Amora e a capivara Clara. Juntos, eles explicam, de maneira divertida e educativa, como se manter longe das drogas e fazer boas escolhas para o futuro.

Além da narrativa, a cartilha traz atividades interativas, como jogos e ilustrações para colorir, promovendo o aprendizado com brincadeiras e estimulando o diálogo entre crianças, educadores e famílias sobre o tema da prevenção.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo e Política sobre Drogas, Lenice Barbosa, explica que a iniciativa da cartilha surgiu da ideia de um dos servidores, que já trabalha com ilustrações e animações, e de outros profissionais da secretaria que observaram a necessidade de um material mais lúdico para atrair a atenção de crianças e adolescentes sobre o tema tratado.

Leia mais:   Empaer e Seaf promovem Dia de Campo sobre produção de leite com foco em práticas sustentáveis

“O retorno que recebemos das crianças, nesta primeira interação com a cartilha, foi muito positivo. Os desenhos trazem essa reflexão, com a separação do que é lícito e o que não é, além das brincadeiras, para que possam aprender sobre um tema sensível, se divertindo”, observou a gestora.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana