Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em carreta na BR-163 em Sinop

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, na noite desta segunda-feira (28.10), para combater um incêndio em uma carreta na BR-163, em Sinop (a 574 km de Cuiabá).

Segundo informações colhidas no local, o incêndio teve inicio no compartimento de carga do veículo, que estava carregada com diversos materiais.

Antes que as chamas atingissem o cavalo mecânico da carreta, o proprietário conseguiu separá-lo do compartimento de carga, evitando que o fogo se espalhasse por todo o veículo.

O 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) foi acionado e se deslocou até o local do incidente para o combate ao incêndio. A equipe adotou a estratégia de dividir-se em duas frentes de combate para otimizar a ação e controlar as chamas de forma mais eficaz.

A primeira equipe combateu diretamente as chamas na carreta, utilizou cerca de 4.500 litros de água para controlar o fogo e eliminar os focos internos no carregamento.

Enquanto isso, a segunda equipe atuou para conter o incêndio na vegetação próxima, onde as chamas haviam se espalhado devido à proximidade com o local da ocorrência.

Leia mais:   Governo investe no social para melhorar a qualidade de vida das famílias mato-grossenses

Após cerca de duas horas de trabalho intenso, o incêndio foi controlado, e a equipe realizou o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes. Não houve vítimas.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Primeira-dama participa do lançamento de material pedagógico antirracista nesta quarta-feira (14)

Published

on

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, lançam nesta quarta-feira (14.5), às 14h30, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”.

A iniciativa visa promover uma educação inclusiva e antirracista nas escolas estaduais, valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas.

O material pedagógico, cuidadosamente elaborado, busca inserir na grade curricular estadual uma perspectiva antirracista, promovendo o respeito à diversidade e o combate à discriminação.

A iniciativa é um importante passo para garantir uma educação mais justa e equitativa para todos os alunos, mostrando a riqueza cultural do nosso país.

Serviço | Lançamento do Material Pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”

Data: Quarta-feira, 14 de maio de 2024

Horário: 14h30

Local: Auditório da Seduc – Rua Engenheiro Edgar Prado Arze, Quadra 01, Lote 05, Setor A

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Serviço de vistoria veicular em Várzea Grande passa a funcionar em novo endereço
Continue Reading

Mato Grosso

Seduc lança material para ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, nesta quarta-feira (14.5), às 14h30, no edifício-sede em Cuiabá, o lançamento do material pedagógico “Minha África Brasileira e Povos Indígenas”, voltado para professores e estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.

A publicação aborda temáticas da Educação para as Relações Étnico-Raciais, integrando a Política Antirracista, uma das 30 políticas educacionais que compõem o plano EducAção 10 Anos, do Governo de Mato Grosso.

O objetivo é promover o letramento racial nas práticas pedagógicas e combater o racismo no cotidiano escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como elemento essencial na formação cidadã dos estudantes da educação básica.

O material está em conformidade com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatórios o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.

Programação

14h30 – Secretário de Educação, Alan Porto, recepciona a Primeira-Dama de MT, Virginia Mendes
15h00 – Abertura Oficial
15h10 – Fala da Dra. Francisca Navantino Pinto de Angelo (Chikinha Paresi),
Liderança indígena e referência em Educação Intercultural.
15h30 – Palestra Magna com o Prof. Natanael dos Santos – ‘Trajetória do Africano em Território Brasileiro’
17h30 – Coffee Break e Encerramento

Leia mais:   Sema abre inscrições para o 1º Workshop Estadual sobre Segurança de Barragens

Serviço | Lançamento do Material Pedagógico ‘Minha África Brasileira e Povos Indígenas’
Local: Auditório da Seduc – Rua Engenheiro Edgar Prado, 05, CPA
Data: 14 de maio de 2025
Horário: 14h30 às 18h

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana