Mato Grosso
Corpo de Bombeiros combate 25 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quinta-feira (03)
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 25 incêndios florestais, em todo o Estado, nesta quinta-feira (03.10). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.
Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem um incêndio na região do Portão do Inferno em locais onde há acesso, como próximo da rodovia MT-251 e na parte de cima dos paredões. Um avião dos bombeiros é usado para o reconhecimento de área e planejamento de estratégias.
Além deste, os militares também combatem um incêndio na região do Manso.
Já no Pantanal, as equipes do Corpo de Bombeiros combatem incêndios florestais na unidade de conservação federal Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres; em fazendas no município de Barão de Melgaço; e na Fazenda GCSJ, em Poconé.
Auxiliam nas ações a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e Sesc Pantanal.
Os demais combates são feitos em outras 11 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Paraguai, Cláudia, Cocalinho, Cuiabá, Diamantino, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Rosário Oeste e União do Sul.
Monitoramento
O Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá, monitora incêndios na Fazenda Santa Bárbara, em Ribeirão Cascalheira; na Fazenda Coprocentro III, em Colniza; na Fazenda 16 de Agosto e na BR-364, em Brasnorte; no Vale do Jatobá, em Santiago do Norte; na Fazenda Idal, em Santa Carmem; na Fazenda Monte Aprazível, em Vila Rica; na Fazenda São João, em Bom Jesus do Araguaia; na Fazenda Bela Vista, em Cocalinho; e na Fazenda Independência, em Luciara.
O BEA também monitora incêndios na Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia, em Cocalinho; na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo; na Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis; na Terra Indígena Enawenê Nawê, em Juína; e na região do povo Tapaiúna, em Juara. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização dos órgãos federais.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu mais de 235 incêndios florestais em 69 cidades, sendo elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Canabrava do Norte, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itanhangá, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tesouro, União do Sul, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 132 focos de calor nesta quinta-feira, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 56 se concentram no Cerrado, 50 no Pantanal e 26 na Amazônia. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Bombeiros militares extinguem incêndio em apartamento em nova Mutum
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desta terça-feira (18.3), um incêndio em um apartamento de um prédio localizado no bairro Belo Vista, em Nova Mutum ( a 244,3 km de Cuiabá). Ninguém ficou ferido.
A equipe da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ªCIBM) foi acionada por volta das 6h25, após um chamado de vizinhos do apartamento. Imediatamente, duas viaturas foram enviadas para o atendimento da ocorrência.
No local, os bombeiros constataram que o incêndio estava concentrado em um apartamento no 4º andar, e que sua causa provável foi um curto-circuito em um aparelho de ar-condicionado. Como havia um sofá logo abaixo do equipamento, as chamas se propagaram rapidamente, gerando uma grande quantidade de fumaça.
Os militares iniciaram imediatamente o combate direto às chamas, dando continuidade ao trabalho dos vizinhos, que haviam utilizado extintores para tentar conter a propagação do fogo no início. A ação coordenada possibilitou a extinção rápida do incêndio.
Além do combate às chamas, os bombeiros prestaram atendimento ao morador do apartamento, que estava dormindo e acordou devido à fumaça. Ele foi atendido no local e, devido à inalação de fumaça, foi encaminhado ao hospital para receber os devidos cuidados médicos.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Advogados são flagrados tentando levar maços de cigarros a presos na Penitenciária Central do Estado
Dois advogados foram flagrados pela Polícia Penal, na tarde desta terça-feira (18.3), tentando levar maços de cigarro e pacote de fumo a presos na Penitenciária Central do Estado.
O flagrante foi registrado durante os procedimentos de segurança na entrada da unidade, no controle de acessos a advogados. Os profissionais passaram pelo escâner corporal, que apontou os materiais ilícitos.
A Polícia Penal registrou um boletim de ocorrência, que será encaminhado à Comissão de Ética da OAB-MT.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cáceres e Região6 dias ago
Agropecuária Grendene em Cáceres está sendo vendida ao empresário Júnior da Friboi
-
Cáceres e Região7 dias ago
Sema abre concurso com salário de até R$ 9,9 mil e 122 vagas em dez cidades: Cáceres é uma delas
-
Cáceres e Região6 dias ago
Adolescente grávida é achada morta no quintal de casal que tentou registrar bebê em Cuiabá
-
Cáceres e Região7 dias ago
Lambança: Prefeita Eliene veta seu próprio projeto de lei do RGA e gera polêmica em Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Polícia Civil prende seis faccionados envolvidos em homicídio em São José dos Quatro Marcos
-
Cáceres e Região6 dias ago
URGENTE: Caminhão tomba na Serra do Mangaval, na BR-070, próximo a Cáceres
-
Cáceres e Região6 dias ago
Cáceres: Justiça Militar absolve policiais acusados de tortura em abordagem policial
-
Cáceres e Região6 dias ago
Polícia Civil apreende nove bananas de dinamite em acampamento clandestino de garimpeiros em Vila Bela