
O argentino Walter Kannemann foi anunciado como novo reforço do Grêmio. Comprado do Atlas, do México, o zagueiro é mais uma opção para Roger montar a defesa com Pedro Geromel e torna-se o quarto contratado para a posição em 2016. Para conhecer mais do gringo, o GloboEsporte.com ouviu dois jornalistas, do México e da Argentina, para falar de seu estilo de jogo e características.
O torcedor gremista pode esperar um jogador que entra firme nas disputas e se entrega em campo. Os dois relatos colocam a última como das características que saltam aos olhos do argentino. Na sua passagem no México, chegou sob grande expectativa. A título de comparação, o jornalista Jesús Hernández cita o também argentino Eduardo Berizzo, que jogou no Atlas entre 93 e 96 e virou referência. Houve empatia com a torcida, que inclusive lamenta a saída de Kannemann.
LEIA MAIS
> Bolaños comunica “problema pessoal”
> Roger repete time com Maicon e Geromel
> Grêmio acerta saída de zagueiro Bressan
Mas o defensor tem toques de indisciplina dentro das quatro linhas. No Atlas, foram 27 amarelos e três expulsões. Por outro lado, marcou gol na sua estreia, em 2015, em vitória sobre o Morelia. Foram 48 jogos pelo clube mexicano. A bola aérea é uma das características que chamaram a atenção do jogador, além da imposição física.
? Eu o considero de regular a ruim. No primeiro torneio, tomou alguns vermelhos, fez alguns gols, teve um “clique” com a torcida, por ser argentino, depois foi decaindo, teve muitas suspensões e amarelos. Pediu para sair do clube, custava US$ 100 mil. É uma boa pessoa, sem problemas, mas não se adaptou ao ritmo do futebol mexicano, batia muito. Mas a torcida está dolorida, porque gostavam muito dele aqui em Guadalajara ? disse Hernández, do Grupo Milenio, ao GloboEsporte.com.
Na Argentina, Kannemann teve passagem com título da América pelo San Lorenzo e foi titular da defesa na final do Mundial de Clubes, contra o Real Madrid. Antes, fora peça importante, mas como lateral-esquerdo, uma das posições que pode cumprir ao chegar ao Tricolor. Aos 25 anos, é alternativa para quando Marcelo Oliveira não estiver à disposição, já que Marcelo Hermes foi afastado e as outras opções imediatas, Iago e Lucas Lovat, são jovens.
? Observei mais seu desempenho em 2012, quando o San Lorenzo teve que brigar para não cair. Naquela etapa, o jogador foi um acerto do técnico Caruso Lombardi, ao colocá-lo como lateral-esquerdo devido à necessidade do momento. A característica que permitiu Walter Kannemann a se destacar foi sua entrega e coração, que levaram a deixar seu nome gravado na história. Sobretudo, com um grito de gol na partida que permitiu ao San Lorenzo jogar a Promoção, para permanecer na primeira divisão do futebol argentino ? escreve Giuliana Pasquali, do Diário Olé.
A chegada do zagueiro a Porto Alegre está prevista para a manhã de domingo. O Grêmio terá até terça-feira para regularizar a situação no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, data do fechamento da janela de transferências internacional.

> SPORT X GRÊMIO
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e horário: domingo (17/07), às 18h30
Time provável: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan.
Pendurados: Marcelo Grohe, Marcelo Oliveira, Douglas, Edílson e Ramiro
Desfalques: Miller Bolaños, Wallace Reis, Negueba, Moisés e Gabriel
Transmissão: SporTV (menos PE), Premiere e PFCI (com Rembrandt Junior e Ricardo Rocha)
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo (DF), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs