Mato Grosso

Contratações intermitentes crescem 90% em Mato Grosso impulsionadas pelos setores de serviços e construção civil

Published

on

Até setembro de 2024, Mato Grosso tinha 1.012 trabalhadores contratados de forma intermitente ativos, quase o dobro do que foi registrado em 2023, que encerrou o ano todo com 530 postos neste modelo. Em comparação com o ano passado, o volume de contratações intermitentes é cerca de 91% maior. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O trabalho intermitente é caracterizado pela contratação formal de trabalhadores, que têm seus direitos garantidos, mas atuam apenas sob demanda, sendo remunerados pelos dias ou horas trabalhados.

O Estado contabilizou, até setembro deste ano, 2.806 contratações intermitentes e 1.794 desligamentos – o que resultou em um saldo positivo de 1.012 vagas ativas. As informações do Novo Caged evidenciam o crescimento desse modelo de trabalho no mercado mato-grossense. Em comparação com 2023, houve um total de 3.950 admissões e 3.420 desligamentos, dando o saldo positivo de apenas 530 ao final do ano.

Os dados setoriais mostram que, em 2023, as 3.950 admissões intermitentes foram distribuídas entre os setores agropecuário (108), industrial (106), construção civil (1.542), comércio (590) e serviços (1.604). Entre as faixas etárias, destacaram-se trabalhadores de 30 a 39 anos, que preencheram 1.126 vagas; seguidos por jovens de 18 a 24 anos, com 993 vagas; e pela faixa de 25 a 29 anos, com 726. Já os trabalhadores de 40 a 49 anos ocuparam 726 vagas, enquanto os de 50 a 64 anos preencheram 318.

Leia mais:   Polícia Civil deflagra operação contra esquema criminoso na intermediação e desvio de cargas agrícolas

Já em 2024, as 2.086 admissões foram nos seguintes setores: agropecuário (98), industrial (85), construção civil (580), comércio (242) e serviços (1.801). No mesmo período, 1.755 homens e 1.051 mulheres foram admitidos como trabalhadores intermitentes. A faixa etária predominante foi novamente a de 30 a 39 anos, com 775 vagas preenchidas; seguida pelos trabalhadores de 18 a 24 anos, que ocuparam 716 vagas. A faixa de 25 a 29 anos somou 500 admissões, enquanto os trabalhadores de 40 a 49 anos preencheram 522 vagas, e os de 50 a 64 anos, 260.

O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos intermitentes, tanto em 2023 quanto em 2024, com crescimento de 12,3% nas admissões. Foram 1.604 para 1.801 de um ano para o outro. A construção civil também se destacou em ambos os anos, apesar da redução no número de admissões, de 1.542 em 2023 para 580 em 2024.

Trabalhadores com ensino médio completo lideraram as contratações no modelo intermitente em Mato Grosso nos dois anos. Em 2023, foram 2.281 admissões desse grupo, seguido por 437 trabalhadores com ensino fundamental completo e 228 com ensino superior completo. Já em 2024, o perfil de escolaridade predominante se manteve o mesmo – 1.877 admissões foram de pessoas com ensino médio, enquanto 165 vagas foram ocupadas por quem tinha ensino fundamental completo e 213 por quem tinha ensino superior completo.

Leia mais:   Força Tática apreende arma de fogo e tablete de maconha com faccionado

Segundo o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinícius Hideki, os dados refletem um cenário de crescimento econômico e geração de empregos, especialmente em atividades relacionadas à manutenção e segurança.

“O desempenho positivo registrado pelo Novo Caged reflete um mercado de trabalho aquecido em Mato Grosso, impulsionado especialmente por setores como mercado imobiliário e construção civil. Esses segmentos têm demandado profissionais para atividades como manutenção e segurança, evidenciando o impacto direto do crescimento econômico nessas áreas”, relata Vinicius.

Para o secretário Cesar Miranda, esse crescimento reflete a solidez das políticas públicas estaduais voltadas para a geração de emprego e a retomada econômica, que têm fortalecido setores estratégicos como serviços e comércio.

“O saldo recorde de contratações intermitentes é resultado direto das ações que promovemos para fomentar o emprego e o crescimento econômico. As iniciativas do Governo de Mato Grosso voltado a qualificação profissional, aliadas ao fortalecimento de setores estratégicos, têm sido fundamentais para o sucesso desse modelo. Seguimos firmes no propósito de fazer de Mato Grosso um estado forte, próspero e com oportunidades para todos”, destaca Miranda.

*Sob supervisão de Débora Siqueira

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Civil prende três autores de homicídio em Comodoro e apreende armas de fogo

Published

on

A Delegacia da Polícia Civil de Comodoro deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13.2), a Operação Overshadow para cumprimento de prisões preventivas e busca e apreensão contra três envolvidos em um homicídio ocorrido no final do ano passado, na cidade.

Jonathan Telles Barreiro, 27 anos, foi encontrado no dia 14 de dezembro de 2024, em uma região de mata próxima à BR-174, em Comodoro, com diversas perfurações de arma de fogo.

A Delegacia de Comodoro identificou três envolvidos no homicídio: F.N.A., 20 anos, H.L.M.C.R., 20 anos e R.S.L.K., 18 anos, presos nesta quinta-feira.

De acordo com as investigações, a vítima foi atraída para uma emboscada em uma casa abandonada e executada a tiros. Câmeras de segurança registraram o momento em que Jonathan foi levado ao local por um veículo branco.

As diligências apontaram que crime foi premeditado e, possivelmente, ligado a uma facção criminosa.

As equipes policiais apuraram ainda que os investigados tentaram fugir da cidade logo após o homicídio. Um dos suspeitos chegou a se mudar para o Estado do Acre no dia seguinte ao crime.

Leia mais:   Estão abertas as inscrições para 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2025

Além das prisões nesta quinta-feira, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos envolvidos e apreendidas duas armas de fogo utilizadas no crime, 23 munições, dispositivos eletrônicos, porções de entorpecentes para venda.

O delegado Mateus Reiners explicou que a Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros envolvidos no homicídio.
Resumo da operação:
3 presos preventivamente
2 armas de fogo apreendidas
23 munições
20 porções de entorpecentes
Aparelhos celulares

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Polícia Civil prende homem por descumprimento de medidas protetivas na Capital

Published

on

Mais um homem investigado por violência doméstica foi preso pela Polícia Civil, na quarta-feira (12.2), em ação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, para cumprimento de mandado judicial.

O suspeito, de 29 anos, teve a prisão preventiva expedida pela 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar por descumprir reiteradamente as medidas protetivas de urgência.

Conforme apuado pela DEDM de Cuiabá, mesmo ciente dos impedimentos, o ex-companheiro não respeitou a decisão judicial e continuou a perseguir a vítima.

Diante do mandado de prisão o homem acabou sendo localizado e preso pelos policiais civis.

O preso foi conduzido para as providências cabíveis, e posteriormente encaminhado para audiência de custódia ficando à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:   Grupo empresarial vai montar megacomplexo de indústrias em cidade de MT
Continue Reading

Cáceres e Região

Policial

Política MT

Mato Grosso

Mais Lidas da Semana